sexta-feira, 18 de abril de 2008

Alcatra á moda dos Açores

Esta é uma especialidade da Ilha Terceira do arquipélago dos Açores que como já todos devem saber é composta por 9 lindísssimas ilhas (chamadas as pérolas dos Açores). Bem adiante, é um prato muito.....mas muito gostoso, feito em caçarola de barro, forno de lenha e coberto com folhas de inhame mas, para quem não tem faz em forno convencional como eu fiz e fica delicioso na mesma, ah.... e leva também o famoso vinho tipo americano tinto eu fiz com vinho tinto.



Ingredientes

1 kg de carne de vaca limpa ( eu faço do acém)
1 pau de canela
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de banha
1 folha de louro
pimenta em grão
6 a 7 dl de vinho tinto americano ( fiz com vinho tinto normal)
Sal q.b.
2 cravinhos de cabeça (não pus)
3 tiras de bacon cortado aos cubinhos

Corte a carne em cubos e coloque numa travessa ou caçarola de barro com o resto dos ingredientes. Levar ao forno quente 180º por 1h e 30minutos, deve ficar tostadinha, convém mexer de vez em quando para não queimar.



Serve-se acompanhada com a massa sovada típica da ilha, mas eu acompanhei com arroz e salada a gosto. De salientar que fica uma carne muito macia e muito boa.

7 comentários:

Isabel (pipoka) disse...

Que saudades que tenho de comer uma boa Alcatra à moda da Terceira. A minha avó - que vivia no Faial mas nasceu na Terceira - costuma fazer e ficava divina!

bjs

Elvira disse...

Adoro isso! Vou estar na Terceira no início de Maio. Sempre que lá vou, tenho de comer. :-)

Beijinhos.

anna disse...

Tem ar de ser divinal, já me estou a ver experimentar assim no meu tabuleiro de barro...
Beijocas.

Tina disse...

Oii...vim espreitar o teu blog, e realmente tens coisas fantasticas, receitas, imagens, e um som divinal. Parabéns pelo blog.

Martuxa disse...

Deixei de vir "espreitar" uns dias, e quando volto nem sei por onde começar com tanta coisa boa! heheh

Está com um aspecto delicioso, mesmo o tipo de comida que eu adoro! E como sobremesa o cheesecake do post anterior..nham nham :-)

Beijinhos e bom fim de semana

Manuela © disse...

Até é uma vergonha eu ainda não ter postado uma alcatra de carne à moda da Terceira. A minha receita é um pouco diferente! Mas mesmo na Ilha Terceira de freguesia para freguesia há umas pequenas alterações.

Luisa Alexandra disse...

Provei uma Alcatra confeccionada como esta num restaurante típico aí da Ilha de S. Miguel, em Ponta Delgada, chamado Arco da Velha.
Gostei imenso!
Agora com a receita vou ter de experimentar fazer aqui para casa!!! Obrigado.

Luísa Alexandra

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...