sábado, 14 de março de 2009

Bolo de Tapioca

Aprovadíssimo, é super guloso, para quem gosta de leite condensado cozido e tapioca não pode deixar de o experimentar. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes


2 colheres de sopa de manteiga
1 1/2 chávena de açúcar
4 gemas
2 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento
100 grs de coco ralado
2 chávenas de farinha de tapioca (fiz com tapioca granulada em bolinhas)
500 ml de leite (pode ser metade leite normal e metade leite de coco)
1 lata de leite condensado cozido
raspa de limão





De véspera ponha a a tapioca de molho nos dois leites, ( 8 horas)para absorver bem e ficar bem macia.

Bata bem a manteiga com açúcar, junte as gemas, continue a bater muito bem até obter uma massa fofa, junte aos poucos a tapioca macia, junte a farinha misturada com o fermento e o coco ralado, acrescentei também raspa de limão (ficou com um paladar excelente). Mexa bem para incorporar todos os ingredientes e caso necessite acrescente mais um pouco de leite no caso de a massa se apresentar um pouco seca. Guarde as claras pois o bolo não precisa de leva as ditas cujas, eu costumo congelar.

Deite a massa numa forma com 30 cm de diâmetro sem buraco untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido 180º por mais ou menos 30 minutos. Desenforme e cubra com uma lata de leite condensado cozido, querendo pode também polvilhar com coco ralado. Uma delícia de bolo.


Fonte: Rainhas do Lar.
BOM APETITE!

37 comentários:

Catarina Santos disse...

Este teu bolo ficou muito bonito, excelente decoração! Eu adoro leite condensado, cozido ou não, já a tapioca nunca provei :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Que bom e que diferente deve ficar este bolo!

Um bolo de tapioca com cobertura de leite condensado cozido deve ser uma verdadeira perdição!

Borboleta disse...

Eu só conheço a Tapioca na versão de pudim, tipo arroz doce.
Mas este bolinho deve ser muito bom...

♥ mesa para 4 disse...

O aspecto é maravilhoso...e o sabor tb deve ser...

edinha disse...

Gostei .Eu tenho tapioca em casa mas não é farinha é em bolinhas :)
Beijinho

Karla disse...

Uau...deve ser excelente, vou procurar farinha de tapioca :P

beijinhos

Claudia Lima disse...

Adorei! Com esta cobertura deve ter ficado realmente ótimo!
Bjs :)

Martuxa disse...

Lindo bolo e deve ser muito bom concerteza :)

Xana Bértolo disse...

Além de lindo, deve ter ficado óptimo :)
bjinhus e 1 bom domingo

anna disse...

Nunca comi tapioca... o bolo está lindissimo!
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Sou mais uma que nunca provou tapioca mas gostava de provar. Um dia atrevo-me :)

Susana disse...

Mas quem consegue começar a fazer a "dieta do verão" a ver estas delícias??? Apetece-me experimentar tudo... e este de tapioca está mesmo um mimo! Nham, nham...

Helena disse...

Muito bonito!Nunca fiz bolo só pudim.
Bj

Paula disse...

Vim cá parar de link em link e adorei o seu blog! Voltarei mais vezes.
Este bolo está uma verdadeira tentação!

Delícias e Talentos disse...

Nani, nunca usei a tapioca em bolinhas, mas ando curiosa com algumas receitas que vejo...
Este teu bolinho dos deuses deve ser uma maravilha, parece húmido e suculento!
Que belo FDS! Hehehe:)

Nela disse...

Nani lindo bolo, agora sou eu que diga, envia para cá 2 fatiazinhas pf,bom domingo beijinho.

Anónimo disse...

Ora cá está um bolo que nunca fiz... nunca usei tapioca... mas sou louca por leite condensado...
Será que finalmente encontrei a receita certa para me estrear?
Ficou lindo...
Bjs

Ana Powell disse...

Excelente bolo.
Adorei a cobertura do bolo.
Parabéns pela receita.
Absolutamente divinal e bem apresentada x

Gio disse...

Nunca pensaria num bolo feito com tapioca, mas o aspecto é uma verdadeira delicia...

Agora encantada mesmo estou com as fotos da margem esquerda sobre os Açores.... que eu quero tanto conhecer.

Unknown disse...

Este bolinho parece uma delícia amiga, mais um para a minha lista...o bolo que fiz para a menina foi mesmo o teu bolo de bolacha...estava uma delícia...obrigado

Unknown disse...

Se no meu blog "só há coisinhas lindas" aqui só há coisinhas boas!!! =) Obrigada plo comentário tão simpático! Vou voltar mais vezes para fazer algumas das deliciosas receitas... Beijinho e boa semaninha!!

Anónimo disse...

Ai miga que aspecto fantástico!!! Deve ser uma delícia este bolinho!! 5*
Bjcas!

Nani disse...

Xará que lindo bolo, digno de confeitaria!
Beijos

disse...

nunca provei farinha de tapioca... sou capaz de experimentar em breve!! tem optimo aspecto este teu bolinho...

cucchiaiopieno.com.br disse...

Nossa que bolo E S T U P E N D O! Nessas horas sinto saudade do Brasil (snif), pois aqui nao tem farinha de tapioca e tantas outras delicias. Parabéns!

Fabi disse...

Hum.... Fiquei com água na boca!!!

Emília disse...

Já fiz esse bolo, é maravilhoso mesmo! O seu ficou lindo!
Beijinhos

Natália Eleutério disse...

Emilia, fico feliz que tenhas gostado, bjs.

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Olá!!Nani.Fazendo uma visita ao seu cantinho,vi esse bolo e fiz.Gostei bastante.Aguardo sua visita no meu cantinho e espero que goste.Beijos.
Rosana

Anónimo disse...

BOA TARDE,
FIQUEI COM AGUA NA BOCA VENDO ESSE BOLO, GOSTARIA DE TENTAR FAZER MAS TENHO DÚVIDAS.
AQUI ONDE MORO JOAO PESSOA, PB TAPIOCA E O RESULTADO DE UMA GOMA PENEIRADA QUE COLOCA NUM FRIGIDEIRA QUENTE DE ONDE SE FAZ A TAPIOCA, AGORA QUE FARINHA E ESSA, SERIA A GOMA QUE SE FAZ A TAPIOCA?

Natália Eleutério disse...

Olá Anónimo, a farinha que uso é granulada, da marca Globo e é brasileira, vem em pacotes de 250g. Ponho os grãozinhos de molho absorvem tudo e ficam moles.

http://receitas-nani.blogspot.com/search/label/tapioca
Vê este link que é onde mostro a tapioca que é de outra marca a Ramasoti. Espero ter ajudado, qualquer dúvida não hesite em perguntar. ;)

Cinha disse...

Babei só de olhar!!!!
Gosto sempre de ver quem me visita,e ainda bem,pois assim fiquei a conhecer este teu maravilhoso blog!!!
Parabens vou voltar sempre, já coloquei nos favoritos.

debbie disse...

Nani queria saber com vc se nao vao as claras no bolo e qual e o tamnho da forma que vc usa 24cm???maoir??? e a tapioca e a granulada ne??? meu email e debora.morales@itelefonica.com.br bjao

Natália Eleutério disse...

Olá Debbie, tentei mandar email, mas o endereço está mal, dá-me sempre erro!!!!!!!
A forma que uso é de 30 cm, o bolo não leva as claras, costumo congelá-las para outras aplicações, a tapioca que costumo usar é da granulada, bjs.

Anónimo disse...

oi Nani meu email e
debora.morales@itelefonica.com.br ou debbie_cristy@hotmail.com
ontem fui deixar a tapioca de molho mas fiquei na duvida nao encontro lata de leite de coco so tem garrafinha de 200ml qto era para colocar??? ai eu deixo de molho fora da geladeira???nao corre o risco de coalhar o leite??/eu pus na geladeira um bjao e obrigada vou agora fazer ele hummmmm debbie

Anónimo disse...

Nani e a Debbie de novo qto tempo é de forno???queria saber qto e que da as 250 grs de tapioca pois eu tinha aqui aberta e medi no medidor e achei que foi muito pois tive que colocar mais leite na hora de bater e ficou um bolo grandao fiz na forma retangular pois e para eu vender bjao

erica disse...

vou fazer essa torta espero que meu esposo goste Deus lhe abençoe

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...