sexta-feira, 21 de março de 2008

Bacalhau Espiritual



É uma receita muito mas muito boa e apreciada tanto por miúdos e graúdos. É um prato que se pode servir em festas "tipo copo d'água" porque só é necessário practicamente o garfo e se houver muitas pessoas dá para comer em pé, etc. Façam e depois digam qualquer coisa esta receita dá á vontade para 10 pessoas, e cuidado com o sal porque a batata palha já vem com muito sal. E como não podia deixar de ser apresento também versão bimby para os bimbólicos.

Ingredientes

400 grs de bacalhau
500 grs de cenoura
100 grs de azeite ou 1,5dl
1 alho francês
300 grs de batata palha ( de compra)
200 grs de cebola
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.

Molho Bechamel

1l de leite
100 grs de farinha
60 grs de margarina
sal e noz-moscada q.b.

Picar a cenoura, cebola e o alho e leve ao lume a cozinhar no azeite, junte o alho francês cortado ás rodelas e o bacalhau picado na 123, deixe cozinhar lentamente por 10 a 15 m. Retire e reserve. Prepare o molho bechamel, levando a margarina num tacho ao lume para derreter, junte a farinha, mexa e junte o leite, mantenha no lume sempre mexendo com colher de pau até levantar fervura e retire, tempere com sal e noz-moscada.
Num pirex espalhe a batata palha, por cima distribua o bacalhau e regue com o molho bechamel deixando infiltrar bem. Se gostar polvilhe com queijo ralado por cima ou pão ralado e leve ao forno para gratinar 180º por 15minutos.
Sirva com uma boa salada.

VERSÃO BIMBY

No copo, triturar cenoura, alhos e cebola, retire e deite o bacalhau e triture 10 seg. vel. 4 - 5, deite a mistura da cenoura c/alho e cebola, junte o azeite e o alho francês ás rodelas e cozinhe 20 m temp. 100º vel. 1, retire e sem passar por água faça o molho bechamel 8 m temp. 90º vel. 4.
Siga depois os passos acima descritos.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails