segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Bolo da Lua

Hoje comemora-se o  Festival da Lua também conhecido como festival do meio do Outono é uma celebração popular na Ásia para a abundância e união.  Estes bolinhos foram gentilmente oferecidos pelos meus vizinhos que são chineses, residem em Portugal, são professores cá na Universidade. Ainda não pedi a receita, no entanto já os provei, não consigo comer um bolinho todo de uma vez só, são muito ricos e densos, o recheio tem muitos frutos secos, sementes e a massa é de biscoito.


O Festival da Lua acontece no 15º dia do 8º mês lunar do calendário chinês (normalmente em meados de setembro no calendário gregoriano), que coincide com o equinócio de outono do calendário solar. Esse é o momento ideal, quando a lua está cheia e em seu maior esplendor, para comemorar a colheita do verão.O bolo da lua,  é um pequeno bolinho chinês, tradicionalmente comido durante o Festival de Meio do Outono (ou Festival da Lua), mas também é comido em outras épocas do ano. Tortas da Lua típicas são  redondas, medindo em torno de 10 cm de diâmetro e 4 a 5 cm de espessura. Têm uma casca relativamente fina (entre 2 e 3mm), que envolve um recheio pastoso. São tipicamente pesadas, se comparados com a maioria dos bolos orientais. Normalmente, são comidas em pequenas quantidades, acompanhados de chá chinês. (informação retirada da net).




Caracterizado por recheios bem mais densos, eles são feitos com uma massa de torta seca, fina e ligeiramente doce . O interior tradicionalmente é de sementes de lótus ou pasta de feijão ou amêndoas ou amendoins, jujubas ou uma mistura de sementes e castanhas. 



Deixo-vos um link para quem quiser espreitar a preparação em video dos bolinhos

BOM APETITE!

3 comentários:

São Ribeiro disse...

Achei os tão lindos e imagino que uma delicia
bjs

Mary - Strawberrycandy disse...

Adorei estes bolinhos,...
Beijinhos,
www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
www.facebook.com/omeurefugioculinario

Delícias da Vó Deo disse...

Oi Nani,
Tive a oportunidade de experimentar esses bolinhos, pois meu sogro ganhou uma caixa de presente de uns amigos chineses! Achei o sabor bem interessante e diferente de tudo que estamos habituados!!! Beijos e lindo dia pra vc!! =)

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...