terça-feira, 2 de junho de 2009

Empada de Morcela e Maçã

A pedido de algumas amigas aqui vai mais uma quiche, espero que seja do agrado de todos, pois é diferente do habitual porque aliamos o doce ao salgado, que na minha opinião "casam" na perfeição. Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes

1 base de compra de massa folhada
1 base de compra de massa quebrada
ou,
pode também optar por fazer a seguinte massa
700 grs de farinha
2 dl de azeite (230 grs)
2 dl de cerveja (230 grs)
sal q.b.

Amassar tudo, fazer uma bola e reserve.
Na bimby, deite os líquidos, 1 m. temp. 50º vel.1, junte a farinha 8 seg. vel.6, e 1 m. vel. espiga, retire e reserve.

Recheio
4 maçãs
1/2 kg de morcela
50 grs de azeite
sal q.b.
1 ovo para pincelar

Descasque as maçãs, retire os caroços e pique na picadora . Retire deite num tachinho com o azeite, junte a morcela sem a pele e deixe cozinhar por 5 minutos.
Na bimby, deite a maçã pique 2 seg. vel. 4, junte a norcela, azeite e programe 5m. temp. 100º, vel. 1.
Forrei uma forma de aro amovivel com a massa quebrada, deitei dentro o recheio, cobri com a massa folhada, fiz uns cortes com faca afiada, pincelei com ovo e levei ao forno, 200º por 20 minutos.
Se fizer a massa e casa, divida em duas porções, estique cada uma, forre a forma de aro, deite o recheio, cubra com a outra massa, faça uns cortes, pincele com ovo e leve ao forno 200º por 20 minutos.



Fonte: Forum Bimby

BOM APETITE!

32 comentários:

Sabores de Aromas disse...

Nani,
Deve ser uma combinação perfeita.
Morcela e maçã.nunca fiz nem nunca prove, mas tem um aspecto optimo.



bjs

Luísa Alexandra disse...

Quando estive nos Açores comi morcela com ananás e adorei!
A mistura de sabores completamente diferente une-se na perfeição.
Estou certa de que esta tarte está uma delícia, como é tradição!

Vânia Costa disse...

Esta tarte salgada deve ficar simplesmente deliciosa!
A mistura da morcela com a maçã parece-me muito bem.

Beijinho*

gasparzinha disse...

Esta receita anda a tentar-me há tempos, e sempre que vejo fotos como estas, até me babo!
:)
Esta combinação de sabores deve ser uma delícia!

Abelha Maia disse...

Nani deve ser um combinação deiliciosa, nunca comi.
bjs

Suzi disse...

Isto deve ser mesmo uma delícia... mas faz-me tão mal!!!!

Patyxa disse...

Adorei
Esta lindo como sempre
Bj

Isabel Pisoeiro disse...

Eu cá acho que ia adorar essa combinação!! Adoro morcela e está com um aspecto... fantástico!! Adorei essa quiche ou empada... lol Bjs.

Cucchiaio pieno disse...

Gosto muito de sabor doce com salgado. Embora nao coma carne, tenho certeza que é uma receita deliciosa, visto o teu talento! Bjos
Léia

Mari disse...

Nani querida, que receita mais linda e original!! As fotos ficaram fantásticas... me deu uma vontade muito grande de provar, pois adoro a mistura de doces com salgados.
Super beijo

Mari

Mónica Teodoro disse...

Deve ficar uma combinação muito boa
o acido com o salgado, é uma bela sugestão.
Beijinhos.

Nela disse...

Nani, bela receita e realmente devem de casar bem, o doce com o salgado, beijinhosss.

ameixa seca disse...

Ai morcela minha rica morcela. Que beleza :)

Lourdes Sabioni disse...

Nani, eu não descobri ainda o que é morcela...aqui no Brasil o nome é o mesmo? Adoro quiches! Bjs

Isa Lourenço disse...

Bem diferente.
Deve ser muito boa essa tarte.
Bjos

anna disse...

Morcela com maçã parece-me uma combinação excelente!
Quando falas em fazer uma bola, é para juntar as massas quebrada e folhada?
Beijinhos.

Noémia disse...

Bom aspecto e deve ser muito saborosa!:)

Isabelocas disse...

Ficou bem apetitosa.
Bjs

Sónia Alexandra disse...

Essa combinação nunca tinha visto...mas deve ser óptima. Jinhos doces

Manuela © disse...

Adoro morcela com ananás ou laranja, agora com maçã nunca experimentei. Ficou muito bonita e douradinha.

Mary disse...

Nani, olha que isto é uma bela novidade para mim! Adorova provar para sentir o saborzinho...ficou tão gira que até parece uma tarte doce!
Amiga, vai pensando em algo branquinho! Beijókas doces:)

Isa Bettencourt disse...

Olá :) Tem um miminho no meu blog para ti ;)
bjins

Na Cozinha da Carina disse...

Oi Nani
obrigada pela visita!
adorei seu blog!
já está em meus favoritos!
adorei as receitas com atum!
bjos

Axly disse...

Parceirinhaaaaaaaaaa!
Eu não sei o que é morcela, mas fiquei curiosa.
E ficou apetitosa hein... kisss^^

Pão, Bolos e Cia. disse...

Por aqui a morcela é de sangue com arroz, o ficará muito boa nesta receita. Não costumo combinar nada com morcela, embora já tenha comido com ananás, mas agora deixaste-me com vontade de ir a correr fazer esta super-empada.
Parabéns pela originalidade.

Cinha disse...

Apesar de este comentário estar atrasado(amanhã saberás porquê) adorei a tarte!!!
Essa junção de sabores de ser....maravilha!
Beijinhos grande.

Carol disse...

Essa massa tá com uma cara boa Nani, que beleza!! Beijos

Nani disse...

Olá amigos/as, a morcela é um enchido de sangue, cebola, condimentos e alguns levam arroz e carne, são uma bomba calórica e deliciosos.

Anna, eu usei uma massa quebrada, e outra folhada, não juntei as duas, apenas forrei a forma com a massa quebrada e por cima tapei com a folhada, quando eu me refiro a dividir em duas é no caso de fazer a massa em casa. Espero ter ajudado. ;)

Olguinha disse...

Morcela e maçã, devem fazer uma combinação 5*! Gostei muito

Ana Powell disse...

Olá Nani
Esta é uma daquelas combinações perfeitas. Adorei x

edinha disse...

Vou ter de experimentar porque adoro morcela.DEve ficar uma delícia
Beijinho

Naninha disse...

Bem diferente essa combinação.
Beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails