Da minha linda Ilha de S.Miguel com muito carinho, trago-vos a receita da minha massa sovada feita na máquina de pão, foi uma experiência e tanto, quando dei conta a massa já estava colada em cima no visor, tive que retirar e por numa forma a cozer no forno. Aconselho vivamente que façam somente a parte de amassar na mfp e depois deixar levedar fora da máquina e levá-la a cozer em forma redonda alta no forno.Para fazer na mfp terá que reduzir as quantidades.Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes
3,5 dl (decilitro)de leite
2 colheres de sopa de aguardente
raspa de limão
1 colher de café de sal
25 grs de manteiga
25 grs de banha de porco
1 ovo + 1 ovo para pincelar
130 grs de açúcar
550 grs de farinha
11 grs de fermento de padeiro seco ou uma tablete de fermento fresco de padeiro
Amornei o leite e pus pela ordem indicada na máquina de fazer pão. Após amassar, retirar e deixar levedar, o ideal como é feito na ilha era deixar levedar durante a noite bem embrulhada em mantas, e só no dia seguinte é que se forma o bolo ou bolos depende do tamanho da forma, dá-se um corte com tesoura de 1 cm de profundidade em cruz, põe-se na forma, pincela-se com o outro ovo batido. Levar ao forno quente 150º por 1 hora.
Quem não quiser por a levedar durante a noite, deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume, ou então faça metade da receita ma mfp e programe 3 horas.
Resulta num pão tipo mais para bolo de massa leve e fofa, muito parecida ao pão doce. É muito utilizado nas Festas do Espírito Santo, Páscoa nas festas da freguesia e Natal. Quando há casamentos é o tipo de bolos que os noivos oferecem aos convidades, nessas alturas são feitas em quantidades enormes com 40 kg ou m ais de farinha, acompanhados de um pratinho de arroz doce e embrulhados em papel de oferta transparente e fitinha. Esta é pelo menos a tradição na minha freguesia. Como sabem as coisas mudam de sitio para sitio e cada um tem as suas tradições.
Para quem não tem máquina de pão pode e deve amassá-lo á mão, aliás é como fazemos e como manda a tradição.
BOM APETITE!
29 comentários:
Que belo pão. Hum!
Bjs
Adorei a tua receita! Falo em massa sovada e no dia seguinte plim!!! Cá está ela... Estive em S. Miguel no Verão e tenho cá umas saudades deste pãozinho... huuummmmm
E com queijo e fiambre no meio de duas fatias bem grandes??!!!! É de comer e chorar por mais... Acho que vou experimentar este fim de semana e amassado à mão mesmo... (Isto porque não tenho máquina)
Ena pá...que gigante :) Mas deve ser óptimo!
beijinhos
Ficou bem grande cresceu bué, amiga sabes depois de ter ido á Madeira agora gostava muito de ir aos Açores, minha filha já lá esteve e adorou, é o contrário da Madeira diz ela, vamos lá a ver...realmente bolos tradicionais são sempre bons, e fazem-te recordar concerteza, beijinhos.
Ola Nani!
De vez em quando venho aqui espreitar as novidades, e qual nao e a minha surpresa/alegria quando hoje dou de caras com um belo e fofo pao de Massa Sovada!
Sou Terceirense e resido na California, e por isso estas coisas das nossas ilhas fazem-me sempre crescer aguas na boca. Aqui nao temos disso... Ha um pao que e o Pao Havaiano que e parecido, e curiosamente, ate parece que a receita original desse pao foi levada por emigrantes acorianos para o Havai!! Mas diga-se de passagem que nao se compara a nossa Massa! Da para matar um desconsolo la de vez em quando...
Qualquer dia, quem sabe, ainda venho aqui ao seu blog buscar a receita, e aventuro-me a fazer um bolinho de Massa Sovada! ;)
Parabens pelo blog!
Bj da Jo
P.S. So a titulo de curiosidade, na Terceira gostamos de comer Massa Sovada com Alcatra de Carne.
Ficou bem apetitoso!
Tenho de testar esta técnica...e gostei da ideia da aguardente, deve ficar demais! :)
Nani,
A massa sovada é das minhas especialidades açorianas favoritas, quer seja coberta de manteiga ao pequeno-almoço, quer seja como companhia para uma bela alcátra.
bjs
Eu imagino tua cara de espanto de ver a massa colada no visor da máquina, hahahaha...
Já aconteceu comigo, fiquei assustada!
Linda receita, adorei.
Kisss^^
O miolo da massa ficou tal e qual as receitas tradicionais.
Por cá encontro à venda com facilidade, mas qualquer dia experimento :)
Beijinhos e bom fim de semana
Gostei dessa receita típica de São Miguel que desconhecia!
Ouço histórias dos Açores desde pequena pois o meu pai trabalhou aí como médico uns anos antes de eu nascer!
...pena que não me tenham guardado receitas...mas lá podiam imaginar que um dia teriam uma filha pasteleira..eheheh! :)
Vou guardar esta para um dia experimentar!!:)
Beijinho!
Já guardei a tua receita,ando para fazer há uns tempos.
Ficou bem bonito.
Bj
Está com um aspecto fenomenal, apetece pegar e comer! :)
Que pão maravilhoso, e que consistência.
Excelente.
Feliz fim de semana x
Que belo pão! Quando o meu pão leveda até levantar a tampa da MFP eu costumo dar-lhe uma sapatada em cima e ele lá baixa um bocadinho :) Cá em casa vai tudo na base da violência he he
Nossa xará que lindo ficou e a cor então!
Beijos
Já anotei a receita para testar na minha mfp. Ótima dica, o pão ficou lindo. Achei bem interessante colocar aguardente.
Beijinhos
Com um bocadinho de manteiga e um cházinho, já marchava amiga! :D
Que lindo!
Bjcas.
Provei a Massa Sovada em S. Miguel, quando visitei as Furnas.
Existia num recanto uma casa que vendia a Massa Sovada, os Bôlos Lêvedos, as Malassadas e outras especialidades dos Açores.
Fiquei fã de tudo!
Pena que aqui no Continente não se encontre com facilidade à venda...
Nunca tinha ouvido falar nesta (poderei chamar-lhe pão?) receita. Mas parece-me muito bem, tem cá um aspecto..humm
Beijinho
que espectáculo!
tudo o que venha dos Açores eu gosto.
Ai Nani, 1 fatia dessas com 1 pouco de manteiga... UI :)...
bjinhus e 1 bom domingo
A princípio não sabia o que era Massa Sovada, mas depois da tua breve explicação fiquei completamente elucidada! E deve ser bem boa! Eu acho estas tradições sempre tão giras :)
Passa lá no meu canto que deixei-te um miminho :)
Beijinhos e boa semana!!
estive em S.Miguel em 2004 nas festas do Espirito santo onde se leiloavam os pães de Massa sovada, a minha filha achou imensa graça e lá trouxemos 2 ou 3 pães para o Continente. Adorei o pão, a tradição, a festa... S.MIGUEL!
Já ouvi falar muitas vezes da massa sovada mas nunca tive experiencia com ela...
Vou ler melhor a tua explicação que esse pão/bolo tem muito bom aspecto!
Adoro massa sovada! Fica uma delícia para acompanhar a alcatra da Terceira. :-)
Beijinhos.
Ola.
sou um micalense residente no Brasil quero muito fazer a nossa massa sovada, mas, infelismente não entendo certas medidas usados ai nos Açores, tais como 3,5dl de leite, não sei o que significa o (dl), grato ,José Francisco Cabral de Têves.
Olá José Francisco, dl é decilitro a 10ª parte do litro ou seja 10 dl equivale a 1 litro, espero ter ajudado, abraço.
O bolo de massa sovada tem um aspecto bonito. Vivo nos EUA, sou açoreana, e nunca me esqueci da massa sovada típica da minha ilha, S. Miguel. A aguardente é obrigatória, costume de S. Miguel, a minha avó usava às vezes álcool infusado com raspas de limão para dar sabor e para pôr a massa "bebeda". O costume das mulheres açoreanas era de amassar a massa à tardinha, deixar esta levedar, levantarem-se muito cedo, ainda de noite para tender a massa e depois assá-la no forno de lenha ou seja forno the tijolo aquecido com madeira. O seu bolo é apetitoso!
Gostaria de acrescentar que 1dl de leite é 2/4 quartos de uma chávena (medidos na caneca métrica) ou meia chávena o que é o mesmo.
Boa sorte.
a minha questao e so um ovo
entao o que faz amassa ficar amarela nao deve ser com um ovo
Enviar um comentário