segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Corvina no Forno com Batata

Um prato de peixe faz tão bem, e sabe tão bem......


Ingredientes para 6 pessoas

1 Corvina ou 7 postas
1 kg de batata
2 cebolas em rodelas
2 dentes de alho
3 colheres de molho de tomate
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de especiarias (tomilho,coentros,oregãos, etc.)
2 dl de vinho branco
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Tempere o peixe de sal e pimenta. Descasque, lave e corte as batatas aos cubos, tempere de sal e pimenta. Numa assadeira de barro coloque um fio de azeite, deite no centro o peixe temperado, em volta disponha as batatas, a cebola ás rodelas e os alhos. Numa tigela misture o molho de tomate e o vinho branco, regue o peixe e as batatas. Leve ao forno a assar 180º por 60 minutos, convém verificar.



BOM APETITE!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Filetes de Salmão Fumado enrolados em Filetes de Pescada

Cá em casa não gostam muito de salmão fumado e eu como tinha alguns para gastar, resolvi fazer com os filetes de pescada e em boa hora os fiz porque resultaram muito bem e foi aprovadíssimo!

Ingredientes para 5/6 pessoas


6 filetes de peixe
6 filetes de salmão fumado
sumo de limão
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de creme de marisco em pó (tipo knorr ou maggi) passo a publicidade
4 dl de água


Tempere os filetes de peixe (pode ser pescada, peixe espada, tamboril, etc.) com sal, pimenta e sumo de limão, por cima disponha os filetes de salmão, enrole e disponha numa caçarola que possa ir ao forno, reserve. Desfaça o creme de marisco na água e leve ao lume num tachinho até levantar fervura. Retire e regue os filetes. Leve ao forno quente 180º por 30 minutos.


BOM APETITE!

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária


Nem sempre vejo o email com a frequência que desejaria, mas hoje tive a sorte de ser contemplada com uma distinção que muito me alegra, fiquei feliz ao deparar-me com o mail enviado pelo Grupo Lusitana a informar-me que o "Manjar de Ideias Doces e não Só".... tinha sido seleccionado como um dos melhores Blogues Portugueses de Culinária. É sempre bom vermos o nosso trabalho diário e, quando digo diário, penso falar como qualquer dona de casa que tem a tarefa e o prazer de preparar as refeições dia após dia, sendo distinguido desta forma e por uma Grande Marca Nacional. Tenho usado e abusado não só das farinhas Branca de Neve assim como a Farinha Espiga (amido de milho), produtos de excelente qualidade que são das minhas preferidas. Espero que continuem com os bons produtos, de excelente qualidade, permitindo assim que as receitas que experimentamos se apresentem impecáveis.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ananás Caramelado

Uma óptima sugestão para sobremesa rápida de última hora que vale bem a pena não só pela simplicidade assim como pela delícia que é!!!


Ingredientes


1 ananás fresco
4 colheres de sopa bem cheias de açúcar amarelo claro

Descascar o ananás e cortá-lo em rodelas da grossura de um dedo. Levar o açúcar numa caçarola ao lume até derreter e ficar com uma cor dourada, juntar as fatias de ananás e deixar nesta calda com lume médio uns 4/5 minutos. Retire do fogo e sirva de imediato.

BOM APETITE!

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lasanha de Pão de Forma com Fiambre, Presunto e Queijo

O bom desta receita é que dá para esvaziarmos o frigorífico com aqueles restinhos de carne, fiambre, ou presunto, etc. A receita já não é novidade aqui no blogue, já a fiz anteriormente e continuarei a fazer!!!



Para verem a receita cliquem AQUI!


BOM APETITE!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Flan Cremoso de Limão com Caramelo

Desde que comprei estes ramequins da Vista Alegre, tenho tentado dar o devido uso. Quando vi esta receita não hesitei e pus mãos á obra, só acrescentei o caramelo líquido que não consta da receita original. Resultado final, uma delícia!!!


Ingredientes

320 ml de leite
230 ml de natas (usei um pacote de 200 grs)
110 grs de açúcar baunilhado (optei por raspa de limão)
3 ovos
raspa de 1 limão
caramelo líquido q.b.

Pré aquecer o forno a 150º. Colocar os ramequins num tabuleiro com água quente, no fundo de cada ramequim deitar um fio de caramelo líquido. Reservar.
Ferver o leite com as natas. Bater o açúcar com os ovos  e a raspa de limão acrescente o leite fervido com as natas e misturar bem. Deite o preparado nos ramequins (dá para 5 ). Coloque no forno por 45 minutos ou até estar firme.


Preparação na Bimby


Pulverize o açúcar com a casca de limão uns seg. na vel. 9, deite os ovos e bata vel. 4 1 minuto. Retire e reserve, deite o leite e as natas no copo e programe 5 minutos vel. 1 temp.80º. Junte o preparado de açúcar e ovos e programe vel. 4 uns seg. Deite o preparado nos ramequins (dá para 5 ). Coloque no forno por 45 minutos ou até estar firme.

Fonte: receita retirada do blog Coco e Baunilha


BOM APETITE!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pão Doce com Chocolate de Leite

Da necessidade de gastar uma tablete de chocolate de leite, saiu mais um pãozinho delicioso da minha cozinha. Vejam só os pedaçinhos de chocolate a derreterem!


Ingredientes

350 ml de água tépida (37º)
20 grs de fermento em tablete
4 colheres de sopa de leite em pó
2 ovos
4 colheres de sopa de óleo
500 grs de farinha tipo 65 (usei farinha da Nacional)
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal

Recheio
200 grs de chocolate de leite ou pouco mais

Deite na cuba da máquina os ingredientes pela ordem indicada excepto o chocolate, programe apenas para amassar e levedar. Retire, divida a massa em três partes iguais, estenda cada massa com o rolo apenas 3 cm, deite pedaços de chocolate de leite no centro ao longo da massa e una as pontas. Faça uma trança com os rolos, deite numa forma tipo bolo inglês préviamente untada e deixe levedar até dobrar de volume. Pincele com leite, salpique açúcar em pó e leve ao forno quente 180º por 20/30 minutos.

BOM APETITE!

domingo, 16 de janeiro de 2011

Tâmaras com Bacon e Presunto

Excelente combinação de contrastes entre o doce da tâmara e o salgado do bacon e presunto. Fiz a receita para acabar com as tâmaras que sobraram do Natal!

Ingredientes

1 pacote de Tâmaras
200 grs de fatias finas de bacon 
100 grs de fatias finas de presunto

Retirar a semente da tâmara e enrolá-la em bacon, fazer o mesmo com o presunto. Levar ao forno 180º até ficarem douradinhos. 
Sirva como entrada ou aperitivo.

BOM APETITE!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Tarte de Maçã

Eu tenho alguns livros da Bimby e confesso que há receitas que nunca testei eu nem sei bem porquê, esta é uma delas que resolvi testar e adorei, resultado super positivo. A fazer mais vezes!

Ingredientes

6 maçãs (usei golden)
sumo de 1 limão
1 ovo inteiro
2 gemas
150 grs de açúcar
130 grs de manteiga
10 grs de vinho do porto (1 dl)
170 grs de farinha
2 1/2 chá fermento em pó
1 pitada de sal
açúcar em pó q.b.

Pré-aqueça o forno a 180ºc.
Descasque as maçãs, corte-as em quartos e lamine-as sem chegar até baixo, regue com o sumo de limão.
Bata o ovo, as gemas e o açúcar em banho-maria até obter uma mistura esbranquiçada, junte a manteiga, o vinho do porto e bata mais um pouco. Acrescente a farinha peneirada com o fermento e os sal, envolva bem sem bater. Deite o preparado numa forma de fundo amovível untada, por cima coloque os quartos de maçã com a parte laminada virada para cima. Leve ao forno a assar por cerca de 30 minutos. Convém fazer o teste do palito. Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e polvilhe com açúcar em pó.

PREPARAÇÃO NA BIMBY
Coloque no copo o açúcar, as gemas e o ovo, 2 m/37º/vel.4. Junte a manteiga, vinho do porto 6 seg./vel.4. Adicione a farinha, o fermento e o sal 15 seg./vel.3.
Deite o preparado numa forma de fundo amovível untada, por cima coloque os quartos de maçã com a parte laminada virada para cima. Leve ao forno a assar por cerca de 30 minutos. Convém fazer o teste do palito. Retire do forno, deixe arrefecer, desenforme e polvilhe com açúcar em pó.

Fonte: Livro, Bimby as Receitas Essenciais, pág.148.

BOM APETITE!

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Salada Quente de Choco com Batata

Este tipo de prato é bastante apreciado cá em casa, tanto pode ser feito com choco, lulas, polvo ou outro tipo de peixe. É só dar asas á imaginação para se usufruir de uma boa refeição!

Ingredientes

1 kg de chocos pequenos (limpo de pele e tinta)
1 kg de batata
1 cebola grande
5 fatias de presunto ou chourição
1 dente de alho
1 colher de chá de colorau
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 tira de pimento
2 colheres de sopa de vinagre de vinho

Descasque, lave e corte as batas em cubos, leve a cozer em água e sal, escorra e reserve. Numa caçarola deitar o azeite, o presunto em pedaços, a cebola e o alho picados, deixar fritar, mas sem queimar, junte o pimento e o vinagre, mexa e adicione os chocos, deixar fritar cerca de 10 minutos até o choco estar frito, junte o colorau, mexa e acrescente as batatas cozidas, deixe apurar uns segundos. Retire e sirva de imediato.

BOM APETITE!

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Bolo de Caramelo

Verdadeira delícia, o molho toffee dá-lhe um sabor de outra dimensão. Dos nossos bolos preferidos e a repetir mais vezes!!!!

Ingredientes

250 grs de açúcar mascavado claro (150g para a massa e 100g para o caramelo)
200 grs de natas
100 grs de manteiga amolecida
150 grs de farinha
1 colher de chá de fermento
2 gemas
3 claras
sal q.b.
1/2 vagem de baunilha
1/4 colher chá de cardamomo moído

Cobertura Toffee

100 grs de açúcar mascavado claro
250 ml de natas
1 colher de chá de manteiga
nozes pecan para a decoração ( usei amêndoas)

Forma 24 cm de diâmetro untada e polvilhada, forno quente 180º

Abra a vagem de baunilha e raspe as sementes c/uma faca. Ferva as natas no microondas. Levar 100grs de açúcar num tacho ao lume até caramelizar, verter as natas, mexa bem até obter um creme homogéneo. Reserve.
Bater a manteiga com o açúcar restante até ficar cremosa e clara, junte as gemas batendo entre cada adição. Adicionar o caramelo e as sementes baunilha sempre a bater. Junte a farinha c/ fermento, acrescente e envolva as claras em castelo c/ o sal. Coloque na forma e leve ao forno por 20-30minutos. Retire, deixe arrefecer 10 minutos e desenforme.

Cobertura, ferva as natas, caramelize o açúcar, deite as natas fervidas aos poucos, mexendo sempre e junte a manteiga, mexa bem.
Verta depois de morno sobre o bolo, decore com as nozes inteiras ou as amêndoas.

Fonte: Receita retirada do Flagrante Delícia.

BOM APETITE!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Pão Rústico e uma Flor

Um pão do mais simples que há desde que temos no mercado as farinhas da Nacional, passo a publicidade (preparadas para pão) em que só é preciso juntar água morna e voilá. Ofereço neste post uma linda flor de um cacto que tenho a todos os que me visitam!

Ingredientes

330 ml de água morna
500 grs de farinha (preparado para pão rústico)

Deite na máquina de pão pela ordem indicada e programe para amassar. Depois de levedada, retiro da máquina, moldo os pães e dou um corte em cima com uma faca bem afiada. Deixo levedar novamente e forno bem quente com eles a 200º por 15/20 minutos. Simples e muito mas muito bom, nunca foi tão fácil ter pão quente em casa a qualquer hora.

Na bimby, deite a água, programe 4 minutos, vel. 1 temp. 37º, junte a farinha e programe uns seg. vel. 5/6 e 1 minuto vel. espiga. Deixe levedar, molde os pães e dê um corte em cima com uma faca bem afiada. Deixar levedar novamente e forno bem quente com eles a 200º por 15/20 minutos.


BOM APETITE!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Bôla de Legumes com Bacon

Uma variante á bôla de carne bastante saudável e nutritiva. A receita já a tinha apresentado mas com carne, desta vez optei pelos legumes porque conferem humidade á massa e fica deliciosa. BOM ANO a todos os que me visitam!!!

Ingredientes

6 ovos
170 grs de óleo (1 chávena de chá)
500 grs de farinha
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
1 colher de café de sal fino
240 grs de leite (1 chávena de chá)

Bater muito bem os ingredientes no liquidificador ou, na bimby uns seg. vel. 5/6 e 1 minuto na vel. espiga.

Recheio

1 chávena de ervilhas
1 cenoura média aos cubinhos
1 couve brócolos
1/4 couve coração cortada em tiras
100 grs de bacon em cubinhos

Cozer os legumes em água e sal, escorrer. Juntar os legumes cozidos á massa e o bacon.
Untar um tabuleiro 30/30, forrar com papel vegetal untado, deitar dentro o preparado e levar ao forno quente 180º por 25/30 minutos. Convém verificar com um palito. Retire e desenforme para um prato de serviço.


BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails