sábado, 29 de maio de 2010

Pavlova com Maracujá

Ingredientes

6 claras de ovo
300 grs de açúcar
1 colher de chá de vinagre
2 colheres de chá de amido de milho (farinha maizena)
1 colher de chá de aroma de baunilha
1 pacote de natas (200 grs)
10 maracujás com sementes e sumo (usei dos congelados que tenho do meu quintal)

Bata as claras em castelo mas não muito duras, junte o açúcar e bata novamente até ficar todo incorporado, junte o vinagre, a baunilha e a farinha maizena, envolva sem bater. Forme um disco com a massa sobre folha de papel vegetal. Leve ao forno quente 150º por 30/45 minutos. Desligue o forno e deixe arrefecer a pavlova dentro do forno. Retire, vire ao contrário e disponha as natas batidas, decore com o maracujá ou outra fruta. Leve ao frigorífico. Sirva e delicie-se, já a fiz várias vezes e adoro o crocante das bordas do suspiro.

Fonte: Como não podia deixar de ser é uma receita da Nigella Lawson.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Torta de Maçã e Marmelada

Esta é habitualmente a receita base de torta que uso quase sempre, vario apenas no recheio. Estive sem internet, está constantemente a falhar daí a minha ausência que aliada á falta de tempo até veio a calhar. Logo que me seja possível visitarei os vossos cantinhos!






Ingredientes

200 grs de farinha
200 grs de açúcar
1 colher de sopa de farinha maizena (amido de milho)
1 colher de chá de fermento em pó
6 ovos
marmelada q.b.
2 maçãs
1 chávena de passas

Bater muito bem os ovos inteiros com o açúcar, até dobrar de volume, acrescentar as farinhas peneiradas com o fermento, misturando levemente e sem bater. Verter o preparado num tabuleiro grande untado. Levar ao forno quente 180º por 15 minutos. Retire, e vire sob um pano de cozinha húmido, barre-o muito bem com a marmelada amolecida (deitar a marmelada suficiente num tachinho com uma colher de sopa de água e deixar amolecer acrescente as maçãs partidas aos pedaçinhos e as passas, deixe cozinhar uns minutos a maçã),enrole, retire o pano, deite no prato de serviço e polvilhe com açúcar pilé.


Como podem verificar, fica com uma textura e recheio deliciosos.



BOM APETITE!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Bruschetta com Alheira

Pode ser petisco, pode ser complemento de refeição a seguir a uma sopinha, pode ser o que nós quisermos, para mim e os demais ficou delicioso!

Ingredientes

fatias de pão
1 alheira
1 cebola
oregãos em pó
azeite queijo mozarela

Alourar a cebola picada no azeite, juntar a alheira toda desfeita com garfo. Barrar as fatias do pão com azeite polvilhar com oregãos, deitar a mistura de alheira por cima e cobrir com bastante queijo mozarela. Levar ao forno quente para derreter o queijo. Sirva assim mesmo.

BOM APETITE !

sábado, 8 de maio de 2010

Tarte de Limão

Com a chegada do fim de semana nunca pode falhar um docinho, neste caso uma tarte que não é preciso desenformar, para quem gosta do gostinho do limão não pode deixar de a fazer pois é deliciosa e simples!

Ingredientes

200 grs de açúcar
50 grs de farinha
50 grs de manteiga
sumo de 2 limões médios
raspa de 1 limão
3 ovos
2,5 dl de leite ( tendo surgido vária dúvidas quanto ao dl, significa decilitro, ou seja, metade de meio litro)
açúcar em pó q.b.

Bata a manteiga com o açúcar e as gemas, junte a raspa do limão, adicione o sumo, junte a farinha, o leite e as claras batidas em castelo. Coloque a massa numa tarteira de vidro baixa e larga (como está na foto) préviamente untada. Leve ao forno quente 180º por 25/30 minutos, retire, polvilhe com açúcar em pó. Serve-se frio.

PREPARAÇÃO NA BIMBY/THERMOMIX

No copo deite a casca do limão e pulverize juntamente com o açúcar vel. 9 uns seg. , junte a manteiga e as gemas programe 1 m. vel3, junte sumo de limão, a farinha e o leite e programe 3m. vel.4. Bata as claras em castelo (se preferir deve bater primeiro as claras na bimby com a borboleta, retire e reserve, eu bati com batedeira) incorpore na massa já fora do copo. Unte uma tarteira deite dentro o preparado e leve ao forno quente 180º por 25/30 minutos. Retire, polvilhe com açúcar em pó. Sirva depois de fria.

Fonte:Receita retirada do forum bimby da Kelzinha.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Crepes de Atum, Espinafres e Molho Bechamel

Uma sugestão diferente para se usar o atum. Foi muito apreciado por todos os comensais. Mais uma receita aprovada!

Ingredientes

Massa de Crepes

2 chávenas de farinha
2 chávenas de leite
3 ovos
50 grs de manteiga derretida
sal q.b.

Recheio de Atum

1 molho de espinafres
2 latas de atum
2 cebolas
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de molho de tomate
2 colheres de sopa de farinha
1 copo de leite (2,5 dl)

Molho bechamel

6 dl de leite
60 grs de farinha
40 grs de manteiga
sal, pimenta e noz moscada q.b.

Massa de crepes, misturar os ingredientes todos com varinha mágica, untar uma frigideira e vá-se deitando porções de massa, virar de ambos os lados (como é um processo moroso, eu utilizo duas frigideiras para ser mais rápido).

Recheio, picar a cebola e levar ao lume com o azeite até ficar translúcida, junte o atum, o molho de tomate, os espinafres lavados e escorridos,deixe cozinhar 5 minutos os espinafres, polvilhe com a farinha, regue com o leite, mexa e deixe levantar fervura. Rectifique os temperos.

Molho Bechamel, misturar ingredientes todos e levar ao lume até levantar fervura sempre mexendo.

Estenda as folhas de crepes, deite dentro colheradas de recheio, enrole e disponha num recipiente que possa ir ao forno, regue com o molho bechamel, polvilhe com queijo mozarella e leve ao forno a gratinar. (esqueci-me de tirar fotos depois de sair do forno) ficaram deliciosos.

BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails