quarta-feira, 31 de março de 2010

2º Aniversário do Manjar de Ideias Doces e Não Só....

Só agora dei conta que no passado dia dia 21 de Março 2010 o meu blog esteve de parabéns por ter comemorado o 2º aniversário. Tem sido uma experiência fantástica, bastante positiva, adoro ler os comentários que me deixam sempre feliz, já conheci algumas meninas pessoalmente. Espero conhecer muitas mais. Aproveito também a oportunidade para desejar a todos que me visitam uma Feliz Páscoa, com muitas amêndoas e chocolates. Obrigado a todos os que me acompanham nessa linda tarefa que é a cozinha e cozinharmos coisas deliciosas que fazem as delícias de quem as prova. Há experiências que nos saem maravilhosamente bem outras nem tanto, mas não desanimo facilmente, nestas alturas digo para a próxima sai melhor!!!!!

UM BEM HAJA A TODAS/OS VOCÊS!!!!!

Imagem retirada da net.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Pasteis de Nata

Por incrível que pareça este foi um dos doces que nunca tinha me atrevido a fazer por achar moroso na sua preparação. Fiquei com o apetite e vontade aguçados depois de ter visto no blog da nossa querida Abelha Maia. A receita vem no livro base da bimby. Valeu pela experiência, não foi nada complicado de se fazer, adorei a experiência e ainda mais a devorá-los enquanto quentes.

Ingredientes

500 grs de massa folhada

Recheio
250 grs de natas
250 grs de leite
125 grs de açúcar
50 grs de farinha
5 gemas
casca de 1 limão
1 pau de canela
canela em pó
Misture todos os ingredientes do recheio e leve num tachinho ao lume sempre mexendo até levantar fervura. Retire, exclua a casca de limão e o pau de canela.
Como vê nas fotos. estenda a massa folhada, corte em rodelas usando a forma, unte as forminhas e forre com as rodelas as formas. Deite o creme dentro sem chegar aos bordos. Leve ao forno bem quente 200º por 20 minutos. Retire, desenforme e polvilhe com canela em pó.


PREPARAÇÃO NA BIMBY

Coloque no copo todos ingredientes, excepto casca de limão e pau canela, bata uns seg. vel.4. Deite a borboleta na lâmina, junte a casca limão e pau canela, programe 18 m. temp.90º vel.1 1/2.
Como vê nas fotos. estenda a massa folhada, corte em rodelas usando a forma, unte as forminhas e forre com as rodelas as formas. Deite o creme dentro sem chegar aos bordos. Leve ao forno bem quente 200º por 20 minutos. Retire, desenforme e polvilhe com canela em pó.

BOM APETITE!

terça-feira, 23 de março de 2010

Empadão de Salmão com Couve

Estando em plena época da Quaresma, os pratos de peixe abundam cá por casa. Um empadão em que usei o salmão e não me arrependi, ficou delicioso.

Ingredientes

5 postas de salmão
1 couve coração
1 cebola
2 dentes de alho
azeite e sal q.b.
puré de batata ( de compra ou feito em casa para 5 pessoas)
2 colheres de sopa de maionese





Cozer a couve em água e sal cortada ás tiras largas. Escorrer e reserve. Cozer o salmão na água da couve, retire, limpe de peles e espinhas e lasque-o. Alourar no azeite a cebola e o alho picados, juntar a couve e envolver para tomar sabor, junte o salmão lascado e mexa para envolver bem.
Faça o puré de acordo com as instruções da embalagem, ou, se preferir faça um puré caseiro. Num piréx dispor as couves com o peixe e cebolada, por cima deitar o puré de batata, barre com a maionese e leve ao forno a gratinar. Retire e sirva. Foi um prato bastante apreciado cá em casa, o salmão dá-lhe um sabor extraordinário.




BOM APETITE!

domingo, 21 de março de 2010

Bacalhau á Brás

Uma receita bem portuguesa e bastante apreciada. Não se pode comer muitas vezes porque leva muitos ovos e fritos, mas de vez em quando sabe tão bem.

Ingredientes

2 postas de bacalhau
6 ovos
1 ramo de salsa
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
6 batatas médias
1 cebola grande

Cozer o bacalhau, limpar de pele e espinhas e desfiar, reserve. Descasque as batatas, corte-as em palitos e leve a fritar ligeiramente em azeite. Picar a cebola e levar ao lume com azeite num tacho largo, deixar cozinhar, junte o bacalhau e mexa bem, acrescente as batatas previamente fritas e envolva muito bem. Á parte bata os ovos e deite por cima do bacalhau e batatas, mexa para cozinhar os ovos e polvilhe finalmente com salsa picada. Rectifique os temperos.

BOM APETITE!

segunda-feira, 15 de março de 2010

Tarte de Ananás, Cogumelos e Bacon

Mais uma quiche super simples, sendo a base a mesma e o recheio ao gosto de cada um.

Ingredientes

1 base massa quebrada

Recheio

1 lata de ananás pequena
1 lata de cogumelos
1 fatia grossa de fiambre ou bacon ou mortadela
4 ovos
1 copo de natas ( 2dl)
1 copo de leite (2dl)
sal e pimenta q.b.
oregãos em folhas q.b.

Forrar uma forma de tarte amovível com a massa quebrada, deitar os cogumelos partidos a meio, o bacon em pedaços ou fiambre, o ananás aos pedaços. Bata os ovos, tempere-os com os oregãos, sal e pimenta, junte as natas com o leite e regue o preparado. Leve ao forno por 20/30 minutos a 180º.

BOM APETITE!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Iscas de Fígado de Vitela em Vinha'Alhos

Não é propriamente dos pratos mais apreciados cá por casa, mas eu adoro!!!!!

Ingredientes

500 grs de fígado de vitela
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
1 folha de louro
1 colher de sopa de colorau
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 copo de vinho branco
1 colher de sopa de vinagre

Cortar os bifes de fígado aos pedaços e temperá-los com o alho picado, o louro, colorau, sal, pimenta, vinagre e vinho.
Alourar a cebola ás rodelas em azeite, deitar os bifinhos de fígado e deixar fritar, juntar o molho da marinada, deixar apurar um pouco, retire do lume. Polvilhe com salsa picada e sirva.

BOM APETITE!

quarta-feira, 3 de março de 2010

Banana com Bacon e Mostarda

Uma entrada simples e deliciosa a antecipar uma refeição. Muito bom os contrastes do doce e salgado.

Ingredientes

bananas
fatias de bacon
mostarda

Partir as bananas em três, como se vê nas fotos, barrá-las com mostarda a gosto e enrolar uma tira de bacon. Prender com um palito. Fritar em azeite quente, virar de todos os lados para dourar por igual. Retirar os palitos e servir. Ficam deliciosas.

BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails