segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Carrilhos uma receita açoriana






A receita é dos Açores, na minha ilha de S. Miguel, a ilha que me viu nascer chamam-se carrilhos e a receita,  foi amavelmente cedida por uma conterrânea, a Maria Batista que desde já muito agradeço, segundo ela, é uma receita de família.
A forma dos carrilhos não é a que está nas fotos, são feitos com uma seringa ou saco pasteleiro com uma saída em estrela, como não tinha nem tive ainda a oportunidade de procurar, fiz em formato palitos.
São deliciosos, uma vez mais, obrigada Maria Batista!!  


Ingredientes

1kg de farinha de milho branca
6 ovos
6 colheres de sopa de banha em temperatura ambiente
1 colher de chá de bicarbonato
raspa de limão
600 grs de açúcar

leite morno q.b.
uma pitada de sal

  • Juntar todos os ingredientes,acrescentar aos poucos leite morno q.b. até obtermos uma massa com consistência moldável.
  • Deitar em forma própria com bico em formato estrela e moldar os carrilhos.
  • Levar ao forno quente 180º em tabuleiros forrados com tapete silicone ou papel vegetal cerca de 15 minutos.
  • A receita rende muito, no meu caso, fiz no sábado e hoje passados 2 dias já não tenho nenhum para contar história.

BOM APETITE!

9 comentários:

Natália Eleutério disse...

Olá Maria Batista, fiz a sua receita de carrilhos, como poderá observar pelas fotos, não consegui arranjar o formato estrela, devo ir aos Açores brevemente, nessa altura vou procurar.
Obrigada pela receita, rendem bastante, mas duram muito pouco, os meus andam sempre a comê-los :)

beijinhos

Nani

cozinha100segredos disse...

Cá chamamos roscas de milho e são feitas com esse formato que dizes. Gosto dessa foto animada que tens, ficou bem giro! Beijinhos

Iza disse...

Gostei da receita :)
Fiquei tentada a experimentar :)
Bjs

Luisa Alexandra disse...

Adoro este tipo de biscoitos secos, são sempre deliciosos e bem tradicionais!

Mary - Strawberrycandy disse...

Que lindos que ficaram,....vou levar a receita comigo amiga,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario

Cindy disse...

Lembro me muito bem destes carrilhos minha mae costumava fazer quando viviamos em S. Miguel....Hummm tao bons!bjs

Aromas com Amor disse...

Estes biscoitos parecem deliciosos! Adorei a animação.
bjns

Unknown disse...

Obrigada Nani por já teres experimentado a receita.Quando vieres a S.Miguel a loja centenária «Gil M.Teixeira» na Rua dos Mercadores em Ponta Delgada deve ter a forma,como te disse a minha era da minha avó,uma relíquia.
Um abraço
Maria batista

Raquel disse...

Estes biscoitos lembram muito a minha infância... Reparei que são sem Gluten, o que é fantástico para fazer e oferecer a uma amiga celíaca...
Obrigado

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...