sábado, 27 de setembro de 2014

Coucous com bacalhau e grão de bico

Ok, confesso que esta foi a primeira vez que fiz couscous, estava de férias sem acesso à net, nem livro de receitas, poucos ingredientes, mas atrevi-me, ficou muito bom, quem gostou, bisou, e desde aí nunca mais deixei de usar coucous noutras variantes, isto vai para 2 meses!!

 Ingredientes

1 chávena de chá de couscous (não tinha balança)
2 postas de bacalhau cozido
1 lata de grão de bico cozido
ovos cozidos
salsa
1 cebola picada
azeite
vinagre
1 colher de café de açúcar
sal e pimenta q.b.


Ferver água temperada com sal e um fio de azeite, deitar por cima do couscous até cobrir bem, deixar repousar, conforme indicações da embalagem, no meu caso 5 minutos.
Depois de embeber a água toda, mexer com um garfo e deitar na taça onde vai servir. Tirar as peles e espinhas ao  bacalhau e desfiar grosseiramente, misture com o couscous, junte também o grão de bico. Picar a cebola e a salsa, deitar azeite a gosto (que dê para temperar) um pouco de vinagre, 1 colher de café de açúcar, o sal e a pimenta, mexer bem e envolver  no couscous. Por cima dispor os ovos cozidos

BOM APETITE!

domingo, 21 de setembro de 2014

Queques de limão com crumble de limão

Podem pensar, é muito limão junto, mas eu gosto e ficaram deliciosos, então a crosta de limão faz toda a diferença, experimentem que não se vão arrepender!


Ingredientes

2 chávenas de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
 sal q.b.
1 ovo
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de raspa de limão
1 colheres de sopa de óleo vegetal
1 chávena de leite

Crumble

4 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de açúcar2 colheres de sopa de manteiga bem fria
2 colher de sopa sumo de limão

 
Para o crumble juntar a farinha, o açúcar, a manteiga cortada em pedacinhos e a raspa de limão e misturar com os dedos até a mistura ficar semelhante a areia molhada, reserve.

 Numa tigela grande juntar a farinha, o fermento e o sal, noutra tigela média juntar o ovo com o açúcar e bater com colher de pau até ficar um creme claro e espesso, juntar a raspa de limão, o óleo e o leite, batendo bem entre cada adição.
Misturar os ingredientes líquidos com os ingredientes secos, não convém bater nessa fase é só envolver os ingredientes.
Colocar o preparado nas forminhas para queques e cobrir com o crumble. Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 minutos.


Fonte: receita retirada do blogue, Palavras que enchem a barriga.

BOM APETITE!

domingo, 14 de setembro de 2014

Bavaroise de Maracujá

Três apresentações diferentes duma sobremesa super deliciosa e fresquinha, bavaroise de maracujá, fiz para surpresa da minha sobrinha que me contava se estivesse na terra dela por essa altura comia essa deliciosa sobremesa efetuada pela madrinha dela, a minha querida mana, como tenho maracujás no meu quintal resolvi por isso surpreendê-la!!

 Ingredientes

2 latas de leite condensado
2 pacotes de gelatina de ananás
20 maracujás

Prepare a gelatina de acordo com as instruções na embalagem, deixe arrefecer sem ir ao frigorífico, retire a polpa dos maracujás, misture o leite condensado e a gelatina arrefecida. Deite numa taça ou em várias taças individuais e leve ao frigorífico 2 a 3 horas.

BOM APETITE!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Bolo da Lua

Hoje comemora-se o  Festival da Lua também conhecido como festival do meio do Outono é uma celebração popular na Ásia para a abundância e união.  Estes bolinhos foram gentilmente oferecidos pelos meus vizinhos que são chineses, residem em Portugal, são professores cá na Universidade. Ainda não pedi a receita, no entanto já os provei, não consigo comer um bolinho todo de uma vez só, são muito ricos e densos, o recheio tem muitos frutos secos, sementes e a massa é de biscoito.


O Festival da Lua acontece no 15º dia do 8º mês lunar do calendário chinês (normalmente em meados de setembro no calendário gregoriano), que coincide com o equinócio de outono do calendário solar. Esse é o momento ideal, quando a lua está cheia e em seu maior esplendor, para comemorar a colheita do verão.O bolo da lua,  é um pequeno bolinho chinês, tradicionalmente comido durante o Festival de Meio do Outono (ou Festival da Lua), mas também é comido em outras épocas do ano. Tortas da Lua típicas são  redondas, medindo em torno de 10 cm de diâmetro e 4 a 5 cm de espessura. Têm uma casca relativamente fina (entre 2 e 3mm), que envolve um recheio pastoso. São tipicamente pesadas, se comparados com a maioria dos bolos orientais. Normalmente, são comidas em pequenas quantidades, acompanhados de chá chinês. (informação retirada da net).




Caracterizado por recheios bem mais densos, eles são feitos com uma massa de torta seca, fina e ligeiramente doce . O interior tradicionalmente é de sementes de lótus ou pasta de feijão ou amêndoas ou amendoins, jujubas ou uma mistura de sementes e castanhas. 



Deixo-vos um link para quem quiser espreitar a preparação em video dos bolinhos

BOM APETITE!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...