terça-feira, 27 de novembro de 2012

Bacalhau com Brócolos no Forno

Um prato de bacalhau vai sempre bem, este não fica atrás, fica uma delicia!!!

 Ingredientes

500 grs de bacalhau
brócolos q.b.
3 ovos
1 cebola
2 dentes de alho
5 batatas médias
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
azeitonas q.b.
vinagre q.b.


Coza os ovos, descasque e corte em rodelas. Coza a batata com casca, pele-a e corte-a em rodelas. Coza o bacalhau, lasque-o e reserve. Coza os brócolos, escorra a água e reserve.
Aloure a cebola e o alho ás rodelas no azeite, junte o bacalhau e salteie, borrife com vinagre, acrescente as batatas e deixe apurar um pouco o sabor, retifique os temperos. Num pirex disponha uma camada do preparado, deite por cima as azeitonas, os ovos cozidos ás rodelas e os brócolos, cubra com a restante mistura do bacalhau, polvilhe com broa ralada com alho e salsa. Leve ao forno a gratinar.

BOM APETITE!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Rolo de Viana

Esta é a tradicional torta de Viana, muito divulgada  nas festas da região. É muito fácil e deliciosa, vem a propósito, por estarmos em plena época da marmelada!!


Ingredientes

6 ovos
200 + 50 grs de açúcar
120 grs de farinha com fermento
marmelada q.b.
açúcar em pó q.b.
canela em pó q.b.



Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte muito bem. Aqueça o forno a 180º
Separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo, junte os 50 grs de açúcar e continue a bater até obter um merengue, reserve.
Noutra tigela bata as gemas com os 200 grs de açúcar até obter gemada forte, adicione a farinha com o fermento e envolva muito bem sem bater. Acrescente as claras á gemada com cuidado sem bater, é só envolver. Deite no tabuleiro e leve ao forno por 10/15 minutos. Retire para um pano, barre com a marmelada (eu primeiro levei a marmelada ao lume brando até amolecer) e enrole. Decore com o açúcar em pó e a canela.

Fonte: retirada da Tele culinária nº7

BOM APETITE!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...