segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Pão com Farinha Integral, Sementes de Girassol, Linhaça e Sésamo

Sai um pãozinho da minha cozinha, desta feita experimentei a farinha integral e o resultado foi positivo, todos adoraram a fazer mais vezes!!!!!

Ingredientes

200 grs de farinha integral
300 grs de farinha tipo 55 de trigo
1 barra de fermento padeiro de 20 grs
1 colher de chá de sal fino
1 colher de sopa de açúcar
350 ml de água tépida
6 colheres de sopa de sementes ( linhaça tostada integral, sésamo e girassol)

Deitar na máquina de pão a água tépida e o fermento, juntar as farinhas, o açúcar e o sal, programe para amassar, ao ouvir o sinal sonoro acrescente as sementes. Deixe levedar. Retirei depois de levedada com as mãos untadas em óleo ou azeite dei formato ao pão e fiz um corte com faca bem afiada na parte de cima, deixei levedar mais uns 30m. e levei ao forno bem quente 200º.
Para quem não tem máquina de pão pode amassar manualmente.
Na Bimby, deite a água e o fermento programe 5m. temp. 37º, acrescente restantes ingredientes e programe 1 m. vel.5/6 e 2 m. vel. espiga. Retire , deixe levedar e proceda como indicado acima.

BOM APETITE!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bolo Mousse de Chocolate com Natas

Pelos vistos esta não vai ser a última vez que faço este bolo, é tão bom, tão macio, o interior com a deliciosa mousse, enfim, é dos bolos mais repetidos cá por casa. Podem ver o interior clicando AQUI!!!

Ingredientes

200 grs de chocolate em barra preto
200 grs de margarina
150 grs de açúcar
6 ovos com claras em castelo
2 colheres de sopa de farinha tipo maizena (amido de milho)
2 colheres de sopa de água

Decoração
1 pacote de natas
cacau em pó q.b.

Derreter margarina com chocolate no microondas ou, em banho-maria. Bater as claras em castelo, reserve. Bater muito bem as gemas com o açúcar, juntar a maizena, a água, mexer, acrescentar o chocolate derretido com a margarina e por fim envolver as claras em castelo. Untar uma forma sem buraco e deitar dentro o preparado. Levar ao forno 180º por 17 minutos exactos. Já o fiz em forma de silicone e em forma de aro amovivel. Como podem ver já o fiz várias vezes. O ideal é na forma sem buraco de aro amovível.
Desta vez decorei com natas batidas e polvilhei com cacau. Ficou um verdadeiro manjar dos deuses!!!!


BOM APETITE!

domingo, 21 de novembro de 2010

Delícia de Maçã com Caramelo

Como o próprio nome indica é uma verdadeira delícia!!!

Ingredientes

3 maçãs tipo golden
1 colher de sopa de açúcar
sumo de meio limão
caramelo líquido q.b.

250 grs de açúcar em pó ( bimby vel.9 uns seg.)
250 grs de manteiga á temperatura ambiente
4 ovos
250 grs de farinha c/ fermento
1 colher de sopa de farinha maizena ( amido de milho)
açúcar em pó para polvihar


Untar um pirex com margarina só dos lados, no fundo espalhar caramelo líquido q.b.. Descascar as maçãs e cortá-la em cubos, regar com o sumo de limão e o açúcar, deitar no fundo do pirex.
Fazer uma farofa com a manteiga o açúcar e as farinhas, juntar os ovos batidos e mexer com colher de pau. Deite a mistura sobre a maçã. Leve ao forno pré-aquecido 180º por 20/30 minutos. Verifique com palito. Polvilhe com açúcar em pó e sirva depois de frio.

Preparação na bimby:
Untar um pirex com margarina só dos lados, no fundo espalhar caramelo líquido q.b.. Descascar as maçãs e cortá-la em cubos, regar com o sumo de limão e o açúcar, deitar no fundo do pirex.
Deite o açúcar na bimby e pulverize na vel. 9 uns seg., acrescente a manteiga e as farinhas, misture na vel. 4/5, acrescente os ovos e mexa uns seg. na vel. 5/6. Deite por cima das maçãs e leve ao forno pré-aquecido a 180º por 20/30 minutos. Retire, polvilhe com açúcar em pó e sirva depois de frio.

BOM APETITE!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Empadão de Frango com Cogumelos

Este género de comida são das preferidas cá em casa. Fica um prato suculento e bem apaladado!

Ingredientes

1/2 frango
1 kg de batata para fazer puré
1 cebola grande
2 tomates picados
1 cubo de caldo de carne
2 colheres de molho de tomate
1 lata de cogumelos fatiados
queijo ao gosto de cada um q.b.
1 copo de vinho branco ou cerveja
sal e pimenta q.b.

Alourar a cebola em azeite, juntar o tomate limpo de peles e pevides, o molho de tomate e deixar cozinhar um pouco até o tomate estar desfeito. Acrescentar o frango, o cubo de carne e refresque com o vinho, cozinhe por 20/30 minutos. Abra a lata de cogumelos e deite no tacho, rectifique os temperos e retire do lume. Desfie o frango grosseiramente e junte novamente ao molho, que deve estar bem apuradinho.
Faça o puré de batata, eu fiz na bimby de acordo com a receita que vem no livro base na página 42, apenas juntei um pouco de noz moscada, coloquei a borboleta e programei 35 m. temp. 90º vel. 2/3. Triturei depois na velocidade 3/4 sem borboleta.
Para quem não tem a bimby faz o puré no fogão cozendo a batata com sal e água, escorrer a água e ralar, juntar um pouco de leite quente com um naco de manteiga e uma pitada de noz moscada.
Deite num pirex o preparado de frango, por cima o puré de batata, polvilhe com queijo a gosto e leve ao forno a gratinar.

BOM APETITE!

sábado, 13 de novembro de 2010

Perna de Perú Recheada com Alheira de Aves

Já me tinham falado da perna de perú recheada com alheira e cá em casa já andavam a pedir há tempos para a fazer mas não tinha receita. Vai daí resolvi fazer com o que tinha em casa, adaptando-a ao nosso gosto pessoal e resultou 5*!!!!

Ingredientes

1 perna de perú com coxa
1 alheira de aves
2 cebolas grandes
1 folha de louro
oregãos em folha q.b.
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 cerveja branca
1/2 pacote de sopa de cebola
1 kg de batata
2 colheres de molho de tomate frito


No talho peça para lhe desossarem a perna. Numa assadeira de barro deite a cebola cortada em meias luas, o louro, e o azeite.Tempere a perna de perú com o sal e pimenta, retire a pele da alheira e deite o recheio no centro, enrole a perna e amarre com um cordel próprio para cozinhar. Barre a perna com o o molho de tomate misturado com a sopa de cebola e os oregãos.
Descasque, lave e corte as batatas em cubos, tempere-as de sal e pimenta e polvilhe com oregãos, deite na assadeira em volta do perú. Regue tudo com a cerveja e leve a assar em forno quente 200º. Vá virando para dourar de ambos os lados.
Retire, corte o cordel e sirva a carne ás fatias.

BOM APETITE!

domingo, 7 de novembro de 2010

Pão Doce com Recheio de Avelãs

De referir que com esta receita fui premiada com uma máquina de pão do site da Nacional. Escusado será dizer que fiquei muito feliz com a notícia. Concorri com este pão que é confeccionado com a recente farinha Pão Brioche!!!

Ingredientes

500 grs de farinha Nacional Pão Brioche
235 ml de água tépida

Recheio

150 grs de avelãs moídas
150 grs de açúcar amarelo
1 clara de ovo
1 colher de sopa de pão ralado
água q.b.

Cobertura

4 colheres de sopa de açúcar em pó
água quente q.b. (umas gotas)


Deitar na cuba da máquina a água tépida e a farinha, escolher o programa amassar. Se não tiver máquina de pão também o pode fazer amassando á mão.Deixar levedar. Depois de levedada estender a massa com um rolo como pode ver na foto acima.
Misturar os ingredientes do recheio e barrar a massa tendo o cuidado de deixar 1 cm a toda a volta sem recheio, enrolar como se faz como uma torta. Cortar no sentido do comprimento com uma faca bem afiada, entrançe as duas partes com o corte virado para cima. Deite num tabuleiro forrado com papel vegetal ou silicone e leve ao forno préviamente aquecido 180º por 25/30 minutos, depende do forno de cada um.
Depois de cozido deite o pão numa grade e deixe arrefecer, transfire depois para um tabuleiro de serviço. Coloque o açúcar em pó numa taça, junte umas gotas de água quente até obter uma mistura lisa. Aplique sobre o pão entrançado com um pincel. Delicie-se, cá em casa é dos pães preferidos.

BOM APETITE!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Caldeirada de Vários Peixes (mana)

Fim de semana prolongado e com muita preguiça á mistura. Trago-vos um prato confeccionado pela minha mana, e que tão bem o sabe fazer. Fez as delícias de todos os convivas!!!!!

Ingredientes

2 kg de peixe (safio, tamboril, pata roxa e raia)
1 kg de batatas
1 pimento verde
1 ramo de hortelã
4 tomates maduros
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
azeite
2 cebolas ás rodelas
1 folha de louro
1 copo de vinho branco
1 ramo de coentros

Alourar ligeiramente a cebola ás rodelas, o pimento cortado em quartos, a folha de louro e o alho picados, junte o tomate limpo de peles e sementes, deixar cozinhar até termos um bom molho de tomate.
Fazer uma camada de batatas ás rodelas, uma de peixe e assim sucessivamente até se esgotarem os ingredientes. Regue tudo com o vinho branco e água suficiente a cobrir todos os ingredientes. Deixar cozinhar por 15 minutos ou pouco mais. Retirar do lume e decorar com a hortelã e coentros picados (eu dispenso os coentros). Sirva e delicie-se.
BOM APETITE!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...