sexta-feira, 30 de abril de 2010

Bolo do Starbucks de Chocolate e Crosta de Canela

Uma delícia e está tudo dito, receita do blog No Soup For You.


Ingredientes

110 grs de manteiga á temperatura ambiente
300 grs de açúcar
3 ovos
150 grs de farinha
60 grs de cacau
1 colher de chá de canela
1/2 colher chá sal
1/2 colher chá bicarbonato sódio
1/4 colher chá fermento bolos
1/2 chávena buttermilk (fazer com meia chávena de leite e meia colher sopa vinagre ou limão, deixar coalhar)
2 colheres de sopa de água
1 colher chá essência baunilha

Crosta
80 grs de açúcar amarelo (fiz metade)
1/2 colher chá canela
1/2 coler chá cacau


Bata a manteiga com o açúcar, junte os ovos um a um, batendo bem entre cada adição, noutra taça peneire os ingredientes secos. Misture a água, baunilha e buttermilk, vá adicionando alternadamente a mistura dos secos com os líquidos ao batido de açúcar. Deite a massa numa forma untada e enfarinhada. Numa taça misture os ingredentes dacrosta e espalhe sobre a massa do bolo.
Leve ao forno quente 170º por 40/50 minutos. Deixe arrefecer antes de desenformar.

PREPARAÇÃO NA BIMBY/THERMOMIX
Bata a manteiga, açúcar e ovos, 4 m., vel.4
Misture a água, baunilha e buttermilk, programe 4 m. vel.3 e vá adicionando pelo bucal a mistura de farinha, cacau, canela sal, bicarbonato e fermento.Deite em forma untada e polvilhada. Misture numataça os ingredientes da crosta e deite por cima da massa.Leve ao forno quente 170º por 40/50 minutos. Desenforme depois de frio.

BOM APETITE!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Pizza de Ananás, Fiambre, Milho e Natas

Uma vez por semana, ou seja, mais precisamente ao sábado é dia de pizza cá em casa, vou alternando o dia da pizza com cachorros, francesinhas ou hambúrgueres, mas de todas estas opções a pizza sai sempre vencedora e esta especialmente é a predilecta de todos. A massa fica super macia, alta e incrivelmente deliciosa.

Ingredientes para a massa

200 grs de água (2 dl) morna 37º
50 grs de azeite (0,5 dl)
20 grs de fermento padeiro ou seco
400 grs de farinha
1 colher de chá de sal

Recheio:

fiambre de perú em fatias
1 fatia grossa de mortadela
queijo mozzarela
oregãos
molho de tomate
1 lata de milho
1 lata pequena de ananás
1/2 pacote de natas (100 ml)

Na máquina de pão amassar os ingredientes todos da massa.
Manual deitar numa bacia pela ordem indicada e amassar.
Na bimby, deitar no copo o azeite, fermento e água, programe 1m, temp. 37º vel. 3, Juntar a farinha com o sal uns seg. vel. 5 e 1 minuto vel. espiga.
A massa depois de amassada deixa-se a levedar em local aquecido até dobrar de volume, depois de levedada dá-se o formato desejado eu optei por fazer rectangular, deitar por cima o molho de tomate, os oregãos, o fiambre, a mortadela, o milho e o ananás cortado em cubinhos, polvilhar com bastante queijo, regar com as natas e dispor num tabuleiro untado, ou, com tapete de silicone.Levar ao forno quente 200º por 30 minutos.
Retire, sirva e acima de tudo delicie-se.

BOM APETITE!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bolo Rápido de Maçã

Tal como o nome indica é rápido e é muito bom. Já o fiz várias vezes mas só agora o fotografei, mas por lapso não fotografei o interior. Vão por mim porque é deveras uma delícia!

Ingredientes

3 ovos
200 grs de açúcar
100 grs de manteiga (uso óleo de girassol)
1 iogurte natural
170 grs de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal
1 maçã descascada e corta em 8 pedaços ( eu corto aos cubos)

Bata os ovos com o açúcar, junte a manteiga (ou o óleo) e o iogurte e bata mais um pouco. Junte a farinha peneirada com o fermento e o sal e envolva. Deite a mistura numa forma redonda préviamente untada e polvilhada com farinha. Introduza os pedaços de maçã na massa e leve ao forno pré-aquecido a 170º por 30 minutos. Retire, desenforme e polvilhe com açúcar em pó e canela.

PREPARAÇÃO NA BIMBY

Coloque no copo os ovos, junte o açúcar e programe 1m. temp. 50º, vel.3. Junte a manteiga, o iogurte e misture 15 seg. vel. 3, junte a farinha com fermento e sal e programe 6 seg. vel. 3.
Deite a mistura numa forma redonda préviamente untada e polvilhada com farinha. Introduza os pedaços de maçã na massa e leve ao forno pré-aquecido a 170º por 30 minutos. Retire, desenforme e polvilhe com açúcar em pó e canela.


Fonte: Receita do livro base da bimby pág. 102

BOM APETITE!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Batatas Gratinadas da Nigella

Sou completamente viciada em programas de culinária principalmente os da Nigella Lawson entre outros mas neste caso a receita que fiz eu vi num programa apresentado por ela. Adoro a maneira simplificada como a Nigella cozinha, fazendo-nos crer que tudo é tão fácil e rápido, e com isto a Nigella faz receitas que quanto a mim são maravilhosas e acessíveis a todos. Estas batatinhas proporcionam um acompanhamento delicioso e diferente do habitual.


Ingredientes

1kg de batatas
250 ml de natas
250 ml de leite
1 cebola inteira descascada
sal e pimenta q.b.

Descasque e corte as batatas ás rodelas. Leve ao lume num tacho largo todos os ingredientes durante 30 a 40 minutos. Retire a cebola, coloque num recipiente que possa ir ao forno e leve a gratinar em forno préviamente aquecido por 10 minutos ou um pouco mais.

BOM APETITE!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Serradura (Sobremesa de Leite Condensado)

Já fiz este doce várias vezes, mas nunca o fotografei nem postei, até que chegou o dia e por ser tão bom acho que merece ser postado.A receita é da minha irmã caçula e é uma sobremesa bastante apreciada cá em casa. Uma delícia como dizem!!!!

Ingredientes

1 lata de leite condensado
6 folhas de gelatina branca
3 pacotes de natas ( cada pacote tem cerca de 200 ml)
1/2 pacote de bolacha maria picada grosseiramente

Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Bater as natas em chantily, juntar a lata do leite condensado e envolver muito bem. Escorra a água da gelatina e leve ao lume com 2 colheres de sopa de leite só até derreter mas sem deixar ferver . Junte ao preparado de natas e leite condensado. Mexa bem, deite numa taça e polvilhe com a bolacha maria picada. Leve ao frigorífico algumas 2/3 horas para solidificar.

BOM APETITE!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pastéis de Pescada com Bacon

Mais uma receita de bolinhos de peixe que serve na perfeição para aproveitamento do mesmo. Tinha duas postas de peixe no frigorifíco que sobraram de uma refeição ou melhor dizendo, ninguém quis comer porque estão sempre a torcer o nariz ao peixe cozido.

Ingredientes

2 postas de pescada cozida
6 ovos
1 ramo de salsa
3 colheres de sopa de farinha
1 cebola picada
1 ramo de salsa
3 fatias de bacon

Limpar o peixe de pele e espinhas, juntar os ovos, a farinha, a salsa e cebola picadas, o bacon cortado aos pedaçinhos, temperar de sal e pimenta a gosto, mexer bem com um garfo. Aquecer óleo numa frigideira e fritar colheradas de massa. Escorrer em papel absorvente. Ficaram grandes e deliciosos. Comeram tudo num instante.

BOM APETITE!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Esparguete com Cogumelos, Atum e Salsichas

Um prato de massa bastante apreciado cá por casa. Reúne uns ingredientes que á partida poderiam torcer o nariz, mas, para surpresa de todos, resultou na perfeição.

Ingredientes

250 grs de esparguete
1 cebola
3 colheres de sopa de molho de tomate
1 lata de cogumelos
1 lata de salsichas cocktail
2 latas de atum
oregãos moídos
1/2 pacote de natas
100 grs de queijo mozzarela
azeite q.b.
sal q.b.

Cozer o esparguete em água abundante a ferver com sal e um fio de azeite por 8 minutos. Escorrer passar por água fria e reservar. Alourar a cebola picada em azeite, juntar o tomate, os cogumelos laminados, o atum desfeito, as salsichas e mexer muito bem para ganhar paladar. Acrescentar o esparguete, regar com as natas, polvilhar com os oregãos e o queijo ralado, rectifique os temperos e mexa bem para envolver. Retire do lume e sirva com saladas a gosto.


BOM APETITE!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Bolo de Iogurte com Xarope de Limão

Como tinha iogurtes que precisavam de ser gastos e muitos limões do meu quintal resolvi testar esta receita.Resulta num bolo grande e muito macio!!!!!

Ingredientes

5 ovos
180 grs de manteiga ou margarina amolecidos
2 iogurtes naturais
280 grs de farinha
2 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de essência de baunilha
raspa de meio limão

Xarope
185 ml de água
250 grs de açúcar
1 pau de canela
casca de limão
1 colher de sopa de sumo de limão

Bata a mantiega com o açúcar, até obter um creme. Junte as gemas ema a uma batendo sempre entre cada adição. Adicione a baunilha, raspa de limão e os iogurtes. Acrescente a farinha peneirada com o fermento e o bicarbonato. Envolva depois as claras batidas em castelo. Leve ao forno numa forma tipo bolo inglês. Eu usei uma quadrada, untada e polvilhada com farinha. Forno 180º 40/50 minutos. Deixe arrefecer um pouco enquanto prepara a calda.
Leve todos os ingredientes do xarope num tacho ao lume deixe ferver por 5 minutos. Retire o pau de canela e a casca de limão. Verta sobre o bolo depois de desenformado e ainda quente.

Fonte: Receita retirada daqui.

BOM APETITE!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Pão de Centeio com Sementes de Sésamo

Um pão já feito há algum tempo para experimentar a farinha de centeio. Receita aprovada. Acompanhada de um doce de framboesa é do melhor!!!!!

Ingredientes

300 grs de farinha de trigo 65
250 grs de farinha de centeio
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
2 1/2 dl de água morna
1 saqueta de fermento seco ou 25 grs de fermento fresco
3 colheres de sopa de sementes de sésamo

Colocar na cuba a água, o azeite e o sal, junte as farinhas e o fermento. Programe para amassar e deixe levedar. Retire da cuba da máquina forme os pães e ponha as sementes de sésamo por cima. Deixe levedar novamente mais 30 minutos em local aquecido e leve ao forno quente 180º por 20/30 minutos. Se preferir, pode acrescentar sementes a gosto na massa enquanto está a amassar.


Preparação Manual

Deitar numa bacia a farinha e o fermento, fazer uma cova no centro e deitar aí o azeite, o sal e a água tépida, começar a amassar. Deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume. Forme os pães do tamanho e feitio que quiser, enrole as sementes de sésamo e deixe levedar novamente mais 30 minutos em local aquecido. Leve ao forno quente 180º por 20/30 minutos.

BOM APETITE!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Vitela Assada com Tomilho

Mais simples não há e o sabor é nota 10!!!!!!

Ingredientes

1 kg de vitela
3 dentes de alho picados
1 colher de chá de tomilho em pó
sal q.b.
azeite q.b.

Numa caçarola de barro deitar a carne, barrá-la com o azeite, os alhos picados o sal e o tomilho. Levar ao forno 200º a assar. Vá virando constantemente a carne para assar de ambos os lados. Conforme a carne assa vai libertando suco que resulta num molho delicioso.

Acompanhamento:

Batatas cortadas em palitos grossos, tempera-se com sal, um fio de azeite e polvilha-se com bastantes ervas de provence. Vai a assar juntamente com a carne.


BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails