quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Bruschetta com Bacon e Fiambre de Perú

Penso que já quase toda a gente tem a sua versão de bruschetta. A minha é esta e quem provou pediu para fazer mais vezes, dizendo que parecia pizza.

Ingredientes

fatias de pão caseiro (ou outro pão a gosto)
queijo mozarela ralado
azeite q.b.
fatias de bacon
fatias de fiambre de perú em forno de lenha
1 cebola picada
1 dente de alho
oregãos

Alourar a cebola e o dente de alho picados no azeite, juntar o bacon aos pedaçinhos mexer e deixar estar uns segundos. Retire, barre as fatias de pão com o azeite, deite por cima de cada fatia a cebola com o bacon, espalhe pedaços de fiambre de perú polvilhe com queijo ralado e oregãos. Leve ao forno a gratinar.

Ficou delicioso, de acrescentar que o recheio varia consoante o gosto pessoal de cada um. Também serve para aproveitamentos.

BOM APETITE!

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tarte Tatin com Gelado de Baunilha

Confesso que foi a 1ªvez que fiz e provei a famosa tarte tatin. Como não tinha a receita, fiz uma busca pela net, mais precisamente no Youtube, onde se pode ver a preparação. De tanta pesquisa, resultou esta maravilha adaptada de várias receitas, essencialmente na preparação.

Ingredientes

Massa do bolo

250 grs de farinha
125 grs de margarina á temperatura ambiente
50 grs de açúcar
1 colher de chá de canela
1 colher de café de gengibre ralado
água fria q.b.

Misture todos os ingredientes e reserve no frigorífico enquanto prepara o recheio.

Recheio

8 maçãs grandes (usei vermelha que era o que tinha)
açúcar a gosto
manteiga q.b. cerca de 50 grs.


Descascar as maçãs e cortá-las em gomos grossos, reserve. Levar o açúcar ao lume numa caçarola larga e baixa e que possa ir ao forno, deixar caramelizar ligeiramente, juntar a manteiga e mexer. Coloque em cima as maçãs e deixe cozinhar uns 5 minutos. Retire e coloque por cima a massa do bolo. Faça uns cortes para sair o vapor e leve ao forno por 30 minutos. Retire, desenforme ainda quente e sirva acompanhada de um delicioso gelado de baunilha.

BOM APETITE!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Galinha com Tomate e Molho de Soja

O que dizer acerca da galinha, que quem comeu, adorou e bisou!!!!!!!

Ingredientes

1 galinha caseira (no meu caso fiz metade porque a dita pesava quase 4 kg)
1 cebola grande
2 tomates
1 colher de sopa de molho de soja
1 copo de vinho tinto
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco ou tinto
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres de sopa de molho de tomate frito
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Levar o azeite ao lume num tacho largo, juntar a cebola picada, o tomate igualmente picado, deixar refogar um pouco, acrescentar os restantes ingredientes, incluindo a galinha, mexer para envolver. Tape o tacho e deixe estufar em lume médio por 30 minutos. Rectifique os temperos e se necessário retire a galinha e deixe engrossar o molho. Sirva com arroz branco e saladas.

BOM APETITE!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tarte de Rústica de Maçã

A receita não é minha, é da saudosa Irebelo do forum dos bimbólicos. Não a conheci, só sei que tinha receitas fantásticas. É uma tarte que faço muitas vezes por ser deliciosa. A preparação final é uma adapatação minha por considerar mais simples.

Ingredientes

Massa:
225 grs de farinha
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de mel
1 gema de ovo
140 grs de manteiga
2 colheres de sopa de água fria

Juntar os ingredientes todos, envolver bem sem amassar muito. Formar uma bola e deixar repousar no frigorífico por 30 minutos.

Recheio:
1 kg de maçã
sumo de 1/2 limão
50 grs de açúcar
40 grs de manteiga
açúcar mascavado q.b.
canela q.b.

Descascar as maçãs, cortar grosseiramente aos cubos, regar com o sumo de limão, o açúcar e levar ao lume por 10/15 minutos até estar macia.
Esticar a massa e forrar uma forma de tarte, deite dentro o recheio de maçã, levante as extremidades da massa para dentro. Polvilhe o recheio com açúcar mascavado e canela. Leve ao forno pré-aquecido 180º por 30 minutos ou até a massa ficar dourada. Retire deixe arrefecer e sirva com gelado de baunilha.

PREPARAÇÃO NA BIMBY

Deite os ingredientes da massa no copo e misture uns seg. vel. 5/6. Retire forme uma bola e leve ao frigorífico por 30 minutos.
Depois das maçãs descascadas e cortadas em cubos, deite no copo com a borboleta, junte o açúcar e sumo de limão, programe 10m. temp. 100º vel. colher inversa. Estique a massa, forre um pirex, deite a maçã, levante as extremidades da massa para dentro, polvilhe o centro com açúcar mascavado e canela. Leve ao forno quente 180º por 30 minutos ou até se apresentar dourada. Retire, deixe arrefecer e sirva com gelado de baunilha.

BOM APETITE!

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Torta de Marmelada

Um doce simples, rápido e delicioso. Senão, vejamos a receita!!!!!!!!

Ingredientes

200 grs de farinha
200 grs de açúcar
1 colher de sopa de farinha maizena (amido de milho)
1 colher de chá de fermento em pó
6 ovos
marmelada q.b.

Bater muito bem os ovos inteiros com o açúcar, até dobrar de volume, acrescentar as farinhas peneiradas com o fermento, misturando levemente e sem bater. Verter o preparado num tabuleiro grande untado. Levar ao forno quente 180º por 15 minutos. Retire, e vire sob um pano de cozinha húmido, barre-o muito bem com a marmelada amolecida (deitar a marmelada suficiente num tachinho com uma colher de sopa de água e deixar amolecer) enrole, retire o pano, deite no prato de serviço e polvilhe com açúcar pilé.
BOM APETITE!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Frango com Amêndoa e Ananás

Adoro ir ao restaurante chinês e comer frango com amêndoa ou com ananás. Decidi fazer em casa, não tenho os molhos todos como no restaurante, fiz com o que tinha. Resultou muito bem, ficou aquele molho cremoso como nos restaurantes e super delicioso. A repetir mais vezes.

Ingredientes

1 frango cozido ou bifes de frango
1 lata de ananás ( das grandes para a quantidade de frango)
100 grs de amêndoa descascada
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
3 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de ketchup
sal
1 pimento verde
2 colheres de sopa de farinha maizena
1 cebola grande
2 alhos franceses
1 lata de rebentos de soja
azeite

Depois de cozido, desossar o frango e cortá-lo em cubinhos. Num tacho largo deitar o azeite e fritar a amêndoa, retire e reserve. Deite a cebola em meias luas, o pimento ás tiras, o alho francês e deixe alourar um pouco, junte o frango, os rebentos de soja, e o ananás em quadradinhos, envolva muito bem. Entretanto, na calda do ananás desfaça a maizena, junte o gengibre, o ketchup e o molho de soja e deite por cima do frango, deixe ferver, mexa e salpique com as amêndoas fritas.
Acompanhe com o famoso arroz chau-chau.




BOM APETITE!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...