quarta-feira, 30 de Dezembro de 2009

Panettone com Fruta Cristalizada

A todos os que me visitam, comentam e para os que não comentam, enfim.... a todos sem excepção desejo que o ano que está findando, deixe germinar somente a positividade para o Ano que está chegando!!!!!!!!! MUITO AMOR, SAÚDE E PAZ!!!!!!!!!! VIVA 2010!!!!!!!!!!
Deixo uma receita feita pela 1ª vez cá em casa o panettone, parecida com um pão doce com fruta cristalizada, típica de Itália. Foi amassada na máquina de pão e cozido no forno. Espero visitar os cantinhos amigos ainda este ano, senão até 2010!!! Um bem haja a todos ;););););)

Ingredientes

500 grs de farinha de trigo
1 tablete de fermento fresco (20 grs)
1 dl de água tépida
1 dl de leite quente
75 grs de margarina
2 ovos
90 grs de açúcar
2 colheres de sopa de aguardente (cachaça)
1 colher de chá de baunilha
150 grs de fruta cristalizada
100 grs de uva passa
1 colher de café de noz-moscada

Demolhar a fruta cristalizada na aguardente, reserve. Deitar na cuba da máquina de pão, os líquidos, fermento, margarina, os ovos, juntar restantes ingredientes excepto a fruta cristalizada. Programe para amassar, quando apitar deite a fruta cristalizada com a aguardente. Retire e deixe levedar numa bacia tapada em local aquecido. Quando dobrar de volume deitar numa forma própria de panettone untada ( eu como não tenho este tipo de forma, fiz numa forma de vidro de souflé untada e forrada com papel vegetal com do dobro a sair das bordas) o bolo cresce muito. Faça um corte em cruz e deixe levedar novamente mais uns 30 minutos. Leve a assar em forno quente 180º por 50 minutos a 1 hora convém verificar se está cozido.

BOM APETITE!

segunda-feira, 21 de Dezembro de 2009

Torta de Cenoura

Muito apropriada para a época natalícia. Não sabe a cenoura, para quem não aprecia este legume não se assuste porque nem se dá pela dita cuja. Foi bastante apreciada por todos os convivas. Receita a repetir.

Ingredientes

600 grs de cenoura
1 pau de canela
300 grs de açúcar (usei 250 grs)
4 colheres de sopa de farinha
4 ovos
sumo e raspa de 1 laranja
1 colher de chá de fermento
canela em pó para polvilhar

Cozer as cenouras com o pau de canela, escorrer a água e reduzir a puré. Junte os restantes ingredientes e mexa bem. Fiz tudo com varinha mágica. Untar um tabuleiro,(usei um tabuleiro com as seguintes dimensões, 30x30) forrar com papel vegetal e tornar a untar. Verta dentro o preparado e leve ao forno 180º por 20 minutos. Retire, vire para um pano polvilhado com bastante açúcar, retire o papel, polvilhe com bastante canela em pó e enrole.
PREPARAÇÃO NA BIMBY:

Colocar a cenoura partida em rodelas no cesto com o pau de canela, introduza cesto no copo com água e programe 18m. temp. 100º vel.3. Escorra a água, retire a canela coloque a cenoura no copo e triture na vel. 5-6-7. Junte restantes ingredientes 5 m. vel. 3. Verta num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal também untado. Leve ao forno quente 180º por 20 minutos. Retire, vire para um guardanapo polvilhado com bastante açúcar, retire o papel, polvilhe com bastante canela e enrole.

FONTE: Retirada do blog Figo Lampo.

BOM APETITE!

quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009

Costelinha com Mel

Mais um petisco feito com alguma regularidade cá em casa, no forno/grelhador que adquiri recentemente. Ficaram deliciosas.

Ingredientes

1 kg de costelinha de porco
4 colheres de sopa de ketchup
3 colheres de sopa de mel
3 dentes de alho esmagados
1 colher de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de molho de soja
sal q.b.

Misture os ingredientes todos num recipiente e esfregue bem as costelinhas. Deixe apurar umas horas. Leve ao forno a grelhar por 30 minutos a 250º.
Retire, verifique se estão bem cozinhadas e sirva como petisco a anteceder um jantar ou almoço, ou até como refeição.

BOM APETITE!

domingo, 13 de Dezembro de 2009

Biscoitos de Amêndoa

Uns biscoitinhos apropriados para a época que se avizinha. As fotos ultimamente ficam desfocadas, não sei se o defeito é da máquina ou da fotografa. Vamos a ver se a coisa melhora.

Ingredientes

250 grs de açucar
50 grs de margarina
150 grs de amêndoas peladas e fatiadas
250 grs de farinha
1 colher de chá fermento em pó
1 colher de chá de essência de amêndoa
3 ovos



Bater bem os ovos com o açúcar, juntar a margarina ou manteiga derretida e bater mais um pouco, juntar restantes ingredientes, envolvendo muito bem. Deite o preparado num tabuleiro rectangular untado. Leve ao forno quente 180º por 20 minutos. Retire, desenforme e corte em tiras e depois ao meio.
Disponha as fatias num tabuleiro e leve de novo ao forno quente para tostarem. Retire, deixe arrefecer (se conseguir) e sirva.

BOM APETITE!

quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009

Peixe Espada Preto em Papelote

Uma receita simples, saudável e deliciosa. Foi feita neste forno que adquiri recentemente em 15 minutos. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

peixe espada preto cortado ás postas
ervas aromáticas
azeite
sal e pimenta q.b.
sumo de limão
Cortar papel quadrados de papel de aluminio, dispôr em cima de cada quadrado de papel o peixe, regue com sumo de limão, polvilhe com ervas aromáticas e tempere de sal e pimenta, deite um fio de azeite e feche o papel "tipo embrulho". Leve ao forno, programe 15/20 minutos dependendo sempre da grossura do peixe, a 200º.

Retire os embrulhos do forno, abra-os com cuidado para não se queimar e sirva com batata ou arroz e legumes cozidos, tudo regadinho com um bom azeite.


BOM APETITE!

quinta-feira, 3 de Dezembro de 2009

Tarte de Natas

Já com um cheirinho a Natal, a minha época de festas favoritas, já fiz o meu presépio só falta a árvore de Natal!!!!!! Uma tarte retirada de um site que tem receitas maravilhosas e que visito com frequência que é o site da Vaqueiro. Cliquem nas fotos para ampliar!!!!!

Ingredientes

Massa
250 grs farinha
3 colheres sopa açúcar
125 grs margarina
1 ovo pequeno

Recheio
4 ovos
6 colheres sopa açíucar
2 colheres sopa maizena
2 dl leite
2 dl natas

Massa: misture a farinha com o açúcar, adicione a margarina cortada aos pedaços e trabalhe com a ponta dos dedos até obter uma areia grossa. Junte o ovo e misture até conseguir moldar a massa em bola. Estenda a massa e forre uma forma de aro amovivel com 22 cm de diâmetro. Pique o fundo com um garfo e deixe repousar no frigorífico.

Recheio: Bata os ovos com o açúcar. Dissolva a maizena no leite e junte á gemada. Leve ao lume e deixe engrossar, mexendo. adicione as natas e misture bem. Retire do calor e deixe arrefecer.
Leve a massa ao forno préviamente aquecido a 200º e deixe cozer 15 minutos. Deite o creme na tarteira e leve de novo ao forno cerca de 20 minutos. Quando o creme alourar, polvilhe com açúcar e ligue a grelha superior do forno para caramelizar.
PREPARAÇÃO NA BIMBY/THERMOMIX

Deite os ingredientes da massa no copo uns segundos vel. 4. Retire, estenda com o rolo, forre a tarteira de 22 cm diâmetro e leve ao frigorífico enquanto prepara o creme.

Creme: Deite os ingredientes do creme excepto as natas e programe 7 m. temp. 90º vel.3, junte as natas á mesma velocidade e retire, deixe arrefecer.
Leve a base ao forno quente 200º por 15 minutos. Retire e deite o creme, leve de novo ao forno por mais 15/20 minutos, retire, polvilhe com açúcar e ligue a grelha superior para caramelizar.

BOM APETITE!

terça-feira, 1 de Dezembro de 2009

Puré de Batata com Alheira e Couve

Um acompanhamento para carnes simples e delicioso. Clique na foto para ampliar.

Ingredientes

puré de batata (uso de compra)
1 alheira
1/2 couve coração
2 dentes de alho picados
azeite

Cozer a couve ás tiras grossas em água e sal. Retire e escorra a água, reserve. Grelhe a alheira no fogão. Retire a pele e reserve. Num tacho largo aloure os alhos no azeite, junte a couve para tomar sabor, envolva o puré de batata préviamente preparado mexendo bem, acrescente a alheira e mexa novamente. rectifique os temperos de sal e pimenta.Sirva com carnes que tenham algum molho. Foi aprovado por todos os cobaias cá de casa.

BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails