terça-feira, 28 de Julho de 2009

Medalhões de Pescada com Broa e Bacon

Um prato de peixe bastante acessível e saboroso. Eu tinha broa congelada e aproveitei logo para o fazer porque já andava na lista de espera há muito. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

1 embalagem de medalhões de pescada ( 4 postas, eu fiz a dobrar)

3 fatias de broa (pão de milho)

100 grs de bacon

1 pimento (não usei)

1 cebola grande

1 limão

1 dl de azeite

2 dentes de alho

oregãos, sal e pimenta q.b.

Temperar os medalhões com o sal, pimenta, sumo de limao e o alho picado. Deixe marinar. Pique as fatias de broa na picadora ou se for na bimby é na vel. 9. Reserve, Pique a cebola vel. 5, por 5 seg., junte o bacon em cubos e misture vel. 4 uns seg. Espalhe o preparado na assadeira ou pirex untado, Envolva os medalhões na broa e coloque por cima da cebola. Regue com azeite, polvilhe com oregãos e leve ao forno quente a assar por 20/30 minutos. Fica uma delícia. Acompanhe com o que desejar. No meu caso foi com salada e batatinha á murro.






Fonte: Forum dos bimbólicos da Abelha Maia.

BOM APETITE!


quinta-feira, 23 de Julho de 2009

Bolo de Cenoura com Calda de Laranja e Cobertura de Chocolate Branco

Virei fã deste bolinho delicioso. Palavras para quê????????' Façam e depois digam se não é verdade. Os ingredientes combinam na perfeição e fazem deste bolo um dos nossos preferidos. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

3 cenouras grandes cruas aos bocados
2 chávenas de açúcar (chávena de 2,5 dl)
1 chávena de óleo (chávena de 2,5dl)
4 ovos
2 chávenas de farinha (chávena de 2,5dl)
1 colher de chá de fermento

Peneire a farinha com o fermento e reserve. Triture a cenoura no liquidificador, junte o óleo, ovos e bata bem, junte resto dos ingredientes, misture e deite numa forma untada e polvilhada com farinha. Eu usei uma redonda grande , pois fica um bolo grande, alto e fofinho.
Leve ao forno 180º por 30/40 minutos. Retire desenforme e faça a seguinte calda.


Calda de laranja

sumo de 2 laranjas
açúcar a gosto

Levar ao lume num tachinho o açúcar com o sumo e deixar ferver um pouco, 3/4 minutos, regue o bolo ainda quente com esta calda.

Faça a seguinte cobertura de chocolate:

1 tablete de chocolate branco (125Grs)
1 pacote de natas (2 dl)
1 colher de chá de farinha maizena (amido de milho)

Dissolver a maizena nas natas, junte o chocolate partido e leve num tachinho ao lume sempre mexendo até levantar fervura. Deite sobre o bolo já arrefecido. Decore com raspas de chocolate branco. Ficou uma delícia.

Preparação na bimby/thermomix

Peneire a farinha e fermento 30 seg. vel. 3, reserve.
Coloque o açúcar e pulverize 30 seg. vel.9, junte as cenouras aos bocados e triture 15 seg. vel.6.
Coloque a borboleta e junte os ovos, programe 6m. vel. 3. Retire a borboleta, adicione o óleo e misture 10 seg. vel.4. Adicione a farinha com fermento e envolva 3 seg. vel. 4 e 1 minutos vel. espiga. Deite na forma untada e polvilhada e leve ao forno. Siga passos acima para a calda e cobertura.

FONTE: receita do bolo retirada do forum dos bimbólicos da Gisa. A cobertura e calda foram de minha autoria.

BOM APETITE!

segunda-feira, 20 de Julho de 2009

Gelado de Morango

Eu sou uma fanática assumida por gelados, sorvetes, simplesmente adoro mas, nem sempre faço. Não tenho sorveteira, este foi feito na bimby. Uma verdadeira delícia, quem provou disse que era o melhor que já tinha feito,será???????????. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

500 grs de morangos
100 grs de açúcar
1 pacote de natas
3 claras de ovo

Préviamente cortar os morangos ás fatias e congelar.
Colocar o açúcar na bimby e pulverizar 20 seg. vel. Juntar os morangos congelados e as claras programe 2 minutos vel. 9.
Baixe a fruta das paredes com a espátula, coloque a borboleta e programe 2 minutos vel. 3/4.
Retire e envolva as natas préviamente batidas em chantilly, (eu bati com batedeira ) se bater na bimby terá que bater primeiro antes de juntar os morangos. Está pronto a servir. Pode acrescentar alguns pedaçinhos de morango no fim. O que sobrar levar ao congelador. Fica muito bom.









BOM APETITE!

terça-feira, 14 de Julho de 2009

Caracóis de Massa Folhada com Queijo e Paio Fumado

Simples, leves, facéis e deliciosos. Já os vi em quase todos os blogs. O recheio varia consoante o gosto pessoal de cada um. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

massa folhada rectangular (usei de compra)
queijo mozzarela ralado
paio fumado (pode também optar por usar, bacon,fiambre,presunto, etc.)
ketchup

Estender a massa folhada, barrar com ketchup, dispor o paio fumado aos pedaços, polvilhar com o queijo ralado. Enrolar como se fosse uma torta, cortar em rodelas do tamanho que podem ver nas fotos, virar e por num tabuleiro. Levar ao forno bem quente, 200º até estarem douradinhos. Retire e delicie-se.







BOM APETITE!

sábado, 11 de Julho de 2009

Bolo de Chocolate

Este bolo já não é novidade cá em casa, faço sempre nos aniversários por ser muito apreciado. É um bolinho super fofo e húmido por dentro. Vario sim a decoração. Desta vez não ficou lá muito bem porque desenformei mal. A receita podem vê-la AQUI. Desejo a todos os que me visitam um excelente fim de semana.



BOM APETITE!

quarta-feira, 8 de Julho de 2009

Pão de 5 Minutos (Artisan Bread in Five Minutes)

De tanto ouvir falar e ver tinha que o experimentar e de facto é uma maravilha. Não precisa amassar, é só juntar os ingredientes e temos pão em tão pouco tempo. Senão vejamos a receita.Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes

6 1/2 copos de fariha de trigo ( 1,370 grs )
3 copos de água morna ( 685 grs )
1 1/2 colher de sopa de fermento seco biológico ( 22 grs )
1 1/2 colher de sopa de sal grosso
farinha de milho para polvilhar

Juntar todos os ingredientes num recipiente de plástico grande e mexer para envolver com colher de pau. Fechar o recipiente e levar ao frigorífico para descansar 2 horas. Aguenta 2 semanas no frigorífico e dá para se ir usando consoante as necessidades.
Para fazer o pão, retire uma quantidade de massa que julgue necessária e corte com faca. Guarde a restante no frigorífico. Forme o pão a gosto e polvilhe com farinha de milho. Deixe repousar á temperatura ambiente por 40 minutos.Coloque no forno um tabuleiro com água quente para fazer vapor. Faça uns cortes profundos na massa com faca afiada e leve ao forno quente por 30 minutos num tabuleiro.




Fonte: Receita retirada do blog La Casita Verde.


BOM APETITE!

domingo, 5 de Julho de 2009

Bolo de Chocolate Fondant e Maçã

Ainda venho a tempo de participar na iniciativa da Mary do blog Delícias e Talentos, com este bolinho maravilhoso que fiz para levar para um piquenique, não há fotos do interior porque não deu tempo de tirar. Cliquem nas fotos para ampliar.





Ingredientes


2 maçãs ás fatias
5 colheres de sopa de manteiga derretida
6 ovos
3/4 chávena de chá e 2 colheres de sopa de açúcar
1 chávena de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de maizena
25 grs de chocolate em pó
50 grs de chocolate meio amargo picado
açúcar em pó para enfeitar


Bata os ovos numa tigela em banho-maria, junte o açúcar. Bata bem até dobrar de volume, retire do banho-maria e bata mais uns minutos. Misture a farinha, a maizena e o chocolate em pó junte á mistura dos ovos. Acrescente a manteiga derretida e envolva delicadamente. Unte uma forma e forre com papel vegetal ou manteiga, coloque um pouco de massa, cubra com as fatias de maçã e o chocolate picado. Deite a massa restante por cima e leve ao forno pré aquecido 180º por 40/50 minutos. Deixe arrefecer, desenforme e polvilhecom açúcar em pó. Esqueci-me de tirar a foto com ele polvilhado e partido.

Fonte: receita retirada de um blog que gosto muito de visitar o Cucchiaio Pieno.

BOM APETITE!

quinta-feira, 2 de Julho de 2009

Lulas com Açafrão, Caril e Feijão Branco

Maneira diferente de as cozinhar e que resultou num prato delicioso. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

800 grs de lulas limpas
2 colheres de sopa de farinha (para envolver nas lulas)
1 cenoura grande em cubinhos
500 grs de feijão branco préviamente cozido
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
azeite q.b.
1 colher de sobremesa de açafrão das indias
1 colher de sobremesa de caril em pó
1 colher de chá de cominhos moídos
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 fatias de presunto em pedaçinhos pequenos

Leve ao lume num tacho largo a cebola, o alho, o azeite e o presunto, deixe fritar um pouco para tomar o gosto do presunto.
Acrescente a polpa de tomate, a cenoura, as lulas cortadas a meio e envolvidas nas 2 colheres de sopa de farinha, os temperos todos e uma chávena de água. Deixe cozinhar por 30 minutos. Verifique se estão cozidas e acrescente o feijão, deixe apurar por mais 5 minutos. Se necessitar acrescente mais um poco de água, mas atenção para não deitar demasiado para não ficar muito aguado. Fica com um molhinho grosso e muito apetitoso. Servi com arroz branco e umas saladas.


BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails