segunda-feira, 29 de Junho de 2009

Bacalhau com Natas

O famoso bacalhau com natas que penso já ser sobejamente conhecido, ainda não tinha tido a oportunidade de o fotografar, talvez por esquecimento ou, por achar que como todos já o conhecem que não valeria a pena postar. Mas achei por bem deixar aqui a minha receita até porque este blog para mim é o meu livro de receitas virtual e como esta receita faz parte da ementa cá de casa com frequência eis a minha versão. Cliquem nas fotos para ampliar.

1 kg de batata cortada em cubinhos
4 postas de bacalhau
1 pacote de natas
2 cebolas grandes picadas
azeite q.b.
pão ralado com alho para polvilhar

Molho Bechamel

1/2 l de leite
1/2 l de água de cozer o bacalhau
100 grs de farinha
60 grs de manteiga
sal, pimenta e noz moscada

Coza o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas e lasque-o, reserve.
Frite as batatas. Fazer o molho bechamel, leve ao lume num tacho a manteiga, junte a farinha, mexa, acrescente a água de cozer o bacalhau e o leite, mexa sempre até levantar fervura, retire e tempere de sal, pimenta e noz moscada.
Aloure a cebola no azeite, junte o bacalhau e deixe tomar gosto.
Num pirex, deite as batatas, por cima disponha o bacalhau com a cebolada, envolva muito bem. Deite por cima o molho bechamel e mexa para cobrir, abra as natas e regue o preparado, com uma colher ajude a envolver as natas. Polvilhe com o pão ralado com alho e leve ao forno a gratinar por 15 minutos.



BOM APETITE!

sexta-feira, 26 de Junho de 2009

Tarte de Morangos

A época dos morangos está-se a acabar e não quis deixar de experimentar esta deliciosa tarte. Só deu para tirar uma foto, não consegui tirar partida. Clique na foto para ampliar.

Ingredientes

200 grs de farinha
100 grs de margarina
2 gemas
50 grs de açúcar

Misturar os ingredientes todos, formar uma bola, esticar com o rolo e forrar uma tarteira. Levar ao forno pré-aquecido 180º por 10 minutos.

Recheio

500 grs de morangos
2 claras
8 colheres de sopa de açúcar

Bata as claras em castelo, deite o açúcar e continue a bater até ter um merengue forte, junte os morangos fatiados e espalhe cuidadosamente na tarteira. Leve de novo ao forno por mais 20 minutos. Sirva frio e delicie-se.

Fonte: retirada do blog Mesa para 4
BOM APETITE!

domingo, 21 de Junho de 2009

Panna Cotta com Caramelo

Uma sobremesa que se quer fresca, nestes dias de muito calor, a cobertura fica ao critério de cada um. É a minha contribuição para o Dia Branco uma iniciativa da querida Mary do blog Delícias e Talentos. Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes

3 pacotes de natas ( 600 ml)
150 grs de açúcar
3 dl de leite
5 folhas de gelatina
1 vagem de baunilha
Caramelo liquído q.b.

Levar as natas ao lume com o leite, o açúcar e a baunilha, deixar ferver e mantenha por 5 minutos a fever lentamente, retire. Demolhe as folhas de gelatina, escorra e junte ao preparado, retire a vagem de baunilha. Deixe arrefecer, em forminhas de silicone deite um pouco de caramelo líquido, encha com o preparado e leve ao frigorífico. Desenforme passados umas 5 horas e sirva.

BOM APETITE!

quinta-feira, 18 de Junho de 2009

Roller Pizza

Parece difícil mas não é, pode-se amassar na máquina do pão, assim como, na bimby como eu fiz ou amassar á mão. Simples, e para os apreciadores uma delícia. O recheio varia consoante o gosto de cada um. Eu passo a receita como fiz. As fotos não estão lá grande coisa. Cliquem para ampliar.
Ingredientes para a massa

200 grs de água (2 dl) morna 37º
50 grs de azeite (0,5 dl)
20 grs de fermento padeiro ou seco
400 grs de farinha
1 colher de chá de sal

Recheio

Queijos a gosto incluindo mozzarela
fiambre picado
bacon picado
oregãos
1 frasco de azeitonas
molho de tomate




Na máquina de pão amassar os ingredientes todos da massa.
Manual deitar numa bacia pela ordem indicada e amassar.
Na bimby, deitar no copo o azeite, fermento e água, programe 1m, temp. 37º vel. 3, Juntar a farinha com o sal uns seg. vel. 5 e 1 minuto vel. espiga.
A massa depois de amassada, dividi-la em dois e esticar com o rolo, deitar por cima o molho de tomate, os oregãos, as carnes a gosto, as azeitonas descaroçadas e cortadas ás fatias, polvilhar com bastante queijo, enrolar como se faz com as tortas, cortar ás rodelas de 3 cm mais ou menos, e dispor num tabuleiro untado, ou, com tapete de silicone, ligeiramente afastadas umas das outras. Fazer o mesmo com a outra massa. Deixar levedar em local aquecido até dobrar de volume, regar com um fio de azeite. Levar ao forno quente 200º por 30 minutos.
Retire e sirva. Eu não usei molho de tomate e sim tomate fresco picado.


Fonte: Receita do livro da bimby, Simplesmente Espectacular.

BOM APETITE!

terça-feira, 16 de Junho de 2009

Salada de Polvo

Com o tempo quente só apetece fazer comidinhas leves, frescas e simples, como é o caso desta saladinha básica em quase todas as cozinhas. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

1 polvo de 1 kg
4 batatas
1 ramo de salsa
1 cebola
azeite, sal e pimenta q.b.

Cozer o polvo em água temperada com sal e uma cebola, quando a cebola estiver cozida o polvo também está. Retire e corte em cubinhos, reserve.
Descasque as batatas, corte em cubinhos e coza em água a ferver temperada com sal por 10 minutos.
Pique a cebola miudinha para uma taça onde vai servir a salada, pique a salsa, junte o azeite suficiente para temperar tudo, acrescente as batatas e o polvo, envolva muito bem. Sirva fria com uma saladinha de alface e tomate ou outras a gosto.
Mais simples não há.

BOM APETITE!

sábado, 13 de Junho de 2009

Torta Folhada com Bolo de Maçã e Canela

Gosto muito de fazer tortas ou rolos como lhe quiserem chamar, pela sua praticidade, e por proporcionarem uma sobremesa deliciosa. Não deu para tirar a foto do rolo inteiro por esquecimento, ficou muito mas muito boa, a repetir mais vezes. Cliquem na foto para ampliar.
Ingredientes

1 placa de massa folhada de compra rectangular
60 grs de açúcar amarelo
60 grs de farinha
60 grs de manteiga
2 ovos
1/2 maçã raspada
1 colher de café de canela
1 colher de café de fermento

Estender a massa folhada e picar com uma garfo, reservar.
Bater muito bem a manteiga com o açúcar, juntar os ovos um a um batendo bem entre cada adição, junte a farinha com o fermento, a canela, envolva bem e acrescente a maçã raspada. Deite o preparado em cima da massa folhada e enrolar como se faz comas tortas. Levar ao forno bem quente 180º por 30/40 minutos. Retirar e polvilhar com açúcar em pó. Sirva e delicie-se.

Fonte: Retirei a ideia do blog Receitinhas da Belinha Gulosa, na receita original ela fez com massa de chocolate, eu alterei e fiz com a massa acima descrita. Todos que provaram adoraram.

segunda-feira, 8 de Junho de 2009

Canelones de Salsicha

Assim que os vi no blog da Edinha O Prazer dos Sabores, tive logo que arranjar os ingredientes para experimentar esta receita maravilhosa, fiz uma pequena alteração que foi a de acrescentar o molho de tomate que na receita original não leva. Ficaram maravilhosos. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

12 salsichas frescas
12 canelones
500 ml de molho bechamel
500 ml de molho de tomate (a receita não pede mas pus e ficou muito bom)
queijo ralado para gratinar

Rechear cada canelone com uma salsicha. Colocar o molho de tomate num tabuleiro, deitar os canelones recheados por cima e cobrir com o molho bechamel. Polvilhar com o queijo ralado e levar ao forno quente a gratinar por 30 minutos.
Sirva com saladas a gosto.








BOM APETITE!

sábado, 6 de Junho de 2009

Bolo Molhado de Maçã e Caramelo

Uma verdadeira maravilha, super húmido e muito guloso. Para o fim de semana que está á porta, frio e chuva lá fora, nada melhor para saborear com um cházinho. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

4 maçãs
2 chávenas de chá de farinha
2 colheres de chá de fermento
250 grs de açúcar (achei exagerado só usei 150 grs.)
200 ml de leite
150 grs de manteiga sem sal derretida
2 ovos batidos

Cobertura
1 chávena de café de açúcar amarelo
1/2 chávena de caramelo (usei de compra)
150 ml de água



Pincele com manteiga um pirex quadrado ou rectangular de forno com manteiga e polvilhe com açúcar. Disponha a maçã fatiada no fundo e reserve (a maçã depois vem toda para cima).
Peneire farinha com fermento, junte o açúcar, leite, manteiga e ovos, bata muito bem e deite sobre as maçãs.
Leve ao lume num tachinho os ingredientes da cobertura e deixe fervilhar um pouco até o açúcar estar dissolvido.
Regue cuidadosamente a massa do bolo com este xarope, leve ao forno pré-aquecido 180º por 40/50 minutos. Se começar a dourar demasiado, tape com folha de alumínio. Deixe arrefecer completamente dentro do forno. Sirva simples ou com natas batidas.



Fonte: Blog Tachos de Ensaio.

BM APETITE!

quinta-feira, 4 de Junho de 2009

Costela Mindinha de Vitela á Nani

Após várias buscas na net pela receita ideal ou que me enchesse as medidas, acabei criando a minha própria receita, parecida a tantas outras, mas com o meu toque pessoal. Fiquei duplamente satisfeita com o resultado final. Foi mais do que aprovado por todos. A repetir mais vezes concerteza. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

1,5 kg de costela mindinha de vitela
2 cebolas grandes
3 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de molho ketchup
1 dl de vinho branco
sal e pimenta q.b.
1 cubo de caldo de carne
azeite q.b.

Cortar a costela aos cubos e temperá-la com o sal, pimenta, molho de soja, vinho e ketchup.
Por a cebola cortada ás rodelas no fundo da panela de pressão, regar com azeite, por cima deitar a costela e respectivo tempero e o cubo de carne esfarelado. Fechar a panela e quando atingir a pressão, reduzir o calor e deixar cozinhar por 40 minutos. Fica uma verdadeira delícia e carne separa-se do osso muito facilmente. Se ficar com muito molho, pode deixar a ferver para o reduzir.







BOM APETITE!


terça-feira, 2 de Junho de 2009

Empada de Morcela e Maçã

A pedido de algumas amigas aqui vai mais uma quiche, espero que seja do agrado de todos, pois é diferente do habitual porque aliamos o doce ao salgado, que na minha opinião "casam" na perfeição. Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes

1 base de compra de massa folhada
1 base de compra de massa quebrada
ou,
pode também optar por fazer a seguinte massa
700 grs de farinha
2 dl de azeite (230 grs)
2 dl de cerveja (230 grs)
sal q.b.

Amassar tudo, fazer uma bola e reserve.
Na bimby, deite os líquidos, 1 m. temp. 50º vel.1, junte a farinha 8 seg. vel.6, e 1 m. vel. espiga, retire e reserve.

Recheio
4 maçãs
1/2 kg de morcela
50 grs de azeite
sal q.b.
1 ovo para pincelar

Descasque as maçãs, retire os caroços e pique na picadora . Retire deite num tachinho com o azeite, junte a morcela sem a pele e deixe cozinhar por 5 minutos.
Na bimby, deite a maçã pique 2 seg. vel. 4, junte a norcela, azeite e programe 5m. temp. 100º, vel. 1.
Forrei uma forma de aro amovivel com a massa quebrada, deitei dentro o recheio, cobri com a massa folhada, fiz uns cortes com faca afiada, pincelei com ovo e levei ao forno, 200º por 20 minutos.
Se fizer a massa e casa, divida em duas porções, estique cada uma, forre a forma de aro, deite o recheio, cubra com a outra massa, faça uns cortes, pincele com ovo e leve ao forno 200º por 20 minutos.



Fonte: Forum Bimby

BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails