quarta-feira, 29 de abril de 2009

Gratinado de Atum com Espinafres á Florentina DIA VERDE

Mais uma participação no dia da cor hoje dedicado ao DIA VERDE, uma iniciativa da linda Mary do blog Chá Canela e Chocolate. Optei por fazer um prato de espinafres com atum ( pela foto pode parecer grelos mas não são, foi feito com as folhas e os talos do espinafre, aproveitei tudo), e que nos proporciona uma refeição leve e muito agradavel. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

1 molho grande de espinafres (aproveitei os talos mais pequeos)
2 latas de atum
75 grs de margarina
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1/2 litro de leite
1 gema de ovo
sal, pimenta e noz-moscada q.b.
sumo de limão
1 colher de sopa de queijo ou pão ralado

Escolha e lave muito bem os espinafres, coza-as em água a ferver e temperada com sal, escorra tempere com margarina ou manteiga e deite no fundo de pirex que possa ir ao forno, préviamente untado. Escorra o atum e esfarele-o um pouco e espalhe por cima dos espinafres. Entretanto prepare o molho para o gratinar. Deite 60 grs de margarina num tachinho, leve a aquecer, deite-lhe a farinha de trigo, mexa bem e junte o leite quente em fio, mexendo sempre, deixe levantar fervura, retire do lume e tempere de sal, sumo de limão, noz-moscada, junte a gema, mexa bem e deite por cima do atum. Polvilhe com queijo ou pão ralado e leve ao forno quente para gratinar. Sirva com arroz ou puré de batata.



PREPARAÇÃO NA BIMBY
Coloque os espinafres lavados no copo com 200 grs de água, programe 10m. temp. 100º vel. colher inversa. Retire, envolva a manteiga ou margarina com espátula e deite num pirex untado. Espalhe o atum escorrido e esfarelado. Faça o bechamel, deite leite, margarina, sal, pimenta, noz moscada e gema, programe, 8 minutos, temp. 90º, vel. 4 deite a gema e misture uns seg. mesma vel. Verta por cima do atum, polvilhe com queijo ou pão ralado, leve ao forno quente para gratinar. Sirva com arroz ou puré de batata.
Fonte: Tele-Culinária nº 52
BOM APETITE!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Pão com Chouriço

Muito apreciado cá em casa, é dos pães que desaparece num abrir e fechar de olhos. Receita básica que acompanha o livro de intruções da máquina. Fiz na máquina de pão, mas também pode ser feito de forma tradicional e na bimby/thermomix. Clique na foto para ampliar.


Ingredientes


350 ml de água tépida
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sobremesa de margarina
500 grs de farinha tipo 65 sem fermento
1 saqueta 11 grs de fermento seco ou 20 grs de fermento fresco de padeiro
1 chouriço de carne


Máquina de Pão - Na cuba da máquina deitar ingredientes pela ordem indicada (excepto o chouriço), programe 3 horas, depois de amassar e ao 2º bip acrescentar o chouriço partido em pedaçinhos pequenos.



Bimby- No copo deite a água, margarina, sal, açúcar e fermento, programe 5 minutos, temp. 37º, vel. 1. Deite a farinha, misture uns seg. vel.5 e 2 minutos vel. espiga. Retire e envolva o chouriço em pedaçinhos, deixe levedar el local aquecido. Forme depois ao seu gosto e leve ao forno 200º por 30 minutos.



Tradicional - Numa bacia deite a farinha, sal e açúcar, desfaça o fermento na água morna com a margarina, misture com a farinha, acrecente o chouriço em pedaçinhos e deixe levedar el local aquecido. Forme pãezinhos a gosto e leve ao forno em tabuleiro untado ou forrado com folha de silicone 200º por 30 minutos.

BOM APETITE!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Bolo Ladrilho de Morangos

Como estamos em força na época dos morangos, não quis deixar de fazer este delicioso bolo que já o faço há muito, só não pus morangos por cima. A decoração fica ao gosto de cada um. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

Para a torta
50 grs de açúcar
3 ovos
60 grs de farinha com fermento
1/2 colher de café de baunilha

Bater açúcar muito bem com as gemas e baunilha, envolver a farinha e as claras em castelo. Forrar um tabuleiro com papel manteiga ou vegetal untado, verter o preparado, levar ao forno quente por 10/15 minutos 180º. Retire e corte em dois no sentido do comprimento, reserve.
Creme de morangos
250 grs de morangos
125 grs de açúcar
1 pacote de natas
7 folhas de gelatina
Demolhar a gelatina e derretê-la num pouco de leite quente (0,5 dl). Triturar os morangos até reduzi-los a puré. Bater as natas com açúcar até ficarem em chantily, junte o puré de morangos e por fim a gelatina derretida.
Montagem do bolo- Forrar uma forma tipo bolo inglês com uma folha de papel vegetal, deitar uma tira de bolo, por cima o recheio, outra tira do bolo e levar ao frigorífico para solidificar o creme de um dia para o outro ou 8 horas. Desenformar num prato e decorar com natas batidas e morangos.



Fonte: retirei de uma tele-culinária antiga, daí não saber o número

BOM APETITE!


quinta-feira, 23 de abril de 2009

Pão Expresso de Queijo e Sementes de Sésamo

Como o próprio nome indica é expresso não precisa de levedar, apesar de levar fermento seco, na minha opinião da próxima vou deixar levedar até dobrar de volume, fiz a receita na íntegra, o que mais gostei foi o crocante das sementinhas. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes
350 grs de farinha
300 grs de queijo branco (usei queijo creme)
1 colher de chá de sal
1 saqueta de 11grs de fermento seco (ou fermento fresco)
2 colheres de sopa de azeite
sementes de sésamo, ou linhaça
Misturar os ingredientes todos e amassar. Divida em 8 bolas iguais. Molde os pãezinhos. Disponha num tabuleiro de forno eu usei tapete de silicone, pincele com leite e salpique com sementes a gosto. Leve ao forno pré aquecido 180º durante 20 minutos. Da próxima vez vou deixar levedar primeiro, gostamos do pão, mas acho que faltou a levedação.




Preparação na Bimby
Deite no copo os ingredientes e misture 10 m. vel.4. amasse depois 30 seg. vel. espiga. Retire e molde os pães, disponha num tabuleiro, pincele com leite e salpique com sementes a gosto. Leve ao forno quente 180º por 20 minutos.
FONTE: Figo Lampo
BOM APETITE!

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Bacalhau á Zé do Pipo

Famoso entre nós, o bacalhau á Zé do Pipo faz as delícias de todos quanto o provam, simples de preparar, senão vejamos a receita. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

4 boas postas de bacalhau (postas altas)
1 dl de azeite
2 dentes de alho
1 cebola
100 gs de pickles (não usei, esqueci-me)
2 dl de maionese
1kg de batatas
leite e manteiga q.b. para o puré
sal, pimenta e noz moscada q.b.
1 ovo
0,5 dl de vinho do porto (a receita não pede mas fica muito bom)

Faça um puré de batata fofo mas seguro, juntando-lhes o leite necessário, um pouco de manteiga e o ovo, temperando de sal, pimenta e noz-moscada. Conserve em local aquecido.
Depois das postas de bacalhau demolhadas, passe por farinha e frite em azeite de ambos os lados, em lume moderado para fritar bem por dentro (no caso do bacalhau ser muito grosso). Retire e vá colocando num pirex ao centro. No azeite deite o alho e a cebola finamente picados, deixe alourar mexendo de vez em quando, acrescente 0,5 dl de vinho do porto, deite depois por cima do bacalhau a cebola refogada e o azeite. Espalhe os pickles cortadinhos (esqueci-me) e com saco e boquilha, coloque em volta o puré de batata encostando-o aos bordos do pirex. Cubra o bacalhau com a maiones, alise, leve ao forno bem quente 10 minutos e sirva, depois, bem quente. Opinião de todos quanto o provem, UMA VERDADEIRA DELÍCIA.





Fonte: Tele Culinária Especial Outono 1978, pág. 11.

BOM APETITE!

domingo, 19 de abril de 2009

Ainda o encontro na Invicta

Aqui vão as fotos tiradas no encontro de blogueiras do Norte carago, com a bela Ana e seu marido Gilbamar, do blog Eu Mulher. Eu fui das últimas a chegar ao referido encontro, adorei cada minuto, enquanto descia a rua de Stª. Catarina ia de telemóvel na mão a ligar á Ameixinha do bolg Canela Moída quase de 5 em 5 minutos. Deparei-me facilmente com o grupinho de lindas meninas, porque a Zé do blog Raspas de Laranja estava a murmurar um bocadinho pró alto, Nani, Nani onde estás???? E eu especada no meio da rua a acenar-lhes, fiquei bem coradinha não sei se da emoção se de tanta correria para as encontrar.... Beijinho para cá kiss para lá, muito prazer eu sou fulana tal e eu tal, depois disseram-me para eu adivinhar qual era quem, bem foi um desastre não acertei uma, comecei pela Mary do blog Chá, Canela e Chocolate a quem chamei de Mari, não sei também onde é que fui buscar o Mari quando sabia de certeza absoluta que era Mary (depois desta é que nunca mais me esqueço mesmo) as meninas todas gritaram em uníssono é MARY, e eu toda coradinha, já tinha cometido uma gafe, bem passemos á frente e então onde está a Ana???? Olho para trás de mim de onde vinha um burburinho em brasileiro e qual não foi o meu espanto vi a Ana, marido e a Noémia do blog Artes e Trapinhos, umas simpatias, achei a Ana muito menina, sim porque as fotos não lhe fazem justiça, pensei que fosse muito mais velha. A Ameixinha bem que posso dizer dela, pequenina, franzina como ela mesmo se intitula e uma linda menina, a Zé maior do que eu muito comunicativa, simpática, a Mary também linda, e coradinha mas pelo sol que apanhou durante a tarde, a Noémia também uma simpatia, comunicativa, aliás todas elas são lindas e simpáticas. O marido da Ana perguntou-nos porque não queriamos que as nossas fotos fossem publicadas, bem daquilo que temos visto e ouvido neste meio achámos por bem não nos expormos demasiado, daí as fotos estarem assim disfarçadas e como a opinião foi unânime temos que a respeitar. E como nunca escrevi um post tão longo, dou por finda a minha lengalenga, porque quem tem jeito para a coisa são as outras meninas, podem ir lá ver, nos bolgs mencioados acima. Cá fico á espera de mais encontros e com mais tempo do que tive com este, que para mim foi um encontro relâmpago, mas que valeu a pena para conhecer pessoas lindas que só conhecemos através da escrita de comentários nos blogs de cada um.









E para terminar mesmo, o meu muito obrigado á Ana e marido que tiveram a brilhante ideia do encontro, ás lindas meninas que se disponibilizaram para o realizar e fazer passar a palavra para quem quisesse comparecer, são elas, por ordem alfabética, Ameixinha, Mary, Noémia e a Zé, á Conceição e á Mónica que não tive oportunidade de as conhecer. Até ao próximo encontro.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Aletria Doce

Não é preciso ser Natal para se fazer uma aletria doce, nós como gostamos bastante, faço-a frequentemente e ainda não tinha tido oportunidade de a postar. É uma receita bastante cremosa. Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes

1400 grs de leite ( 1l + 4 dl)
200 grs de açúcar
150 grs de aletria
cascas de limão (3/4)
1 pau de canela
4 gemas batidas com 1 dl de leite
1 colher de sopa de farinha maizena
canela em pó q.b.

Leve ao lume num tacho largo o leite, as cascas do limão, canela e açúcar, deixe levantar fervura. acrescente depois a aletria partida em pedaçinhos (eu uso já partida) e deixe cozinhar sempre mexendo com colher de pau uns 15 minutos. Misture a maizena com as gemas e 1 dl de leite, mexa bem, deite em fio no tacho, mexa muito bem. Retire, as cascas do limão e o pau de canela deite o preparado numa travessa e polvilhe com canela.


PREPARAÇÃO NA BIMBY
Pese a aletria e reserve. Coloque a borboleta, deite o leite, limão, açúcar e pau de canela, programe 10m. temp. 90º vel. colher. Quando terminar programe 15m. temp. 90º vel. colher. Com a máquina em movimento vá deitando a aletria. Bata as gemas com o leite e a maizena, depois de terminar os 15m. programe + 4 m. temp. 90º ve. colher e vá incorporando as gemas. Deite numa travessa, retire as cascas e o pau de canela. Polvilhe com canela em pó.
Fonte: livro base da bimby pág. 108
BOM APETITE!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Gomas de Morango - Dia Vermelho

E com a excelente iniciativa da Mary do blog Chá , Canela e Chocolate em criar o dia da cor, participo hoje com a cor mais votada o vermelho e nada melhor do que estas gominhas simples e docinhas. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

100 grs de água (1 dl)
150 grs de açúcar (pus só 100 grs)
1 pacote de gelatina neutra em pó (10 grs)
1/2 pacote de gelatina sabor morango

Leva-se ao lume num tachinho a água. açúcar e a gelatina neutra até querer levantar fervura. Retira-se e mistura-se a gelatina de morango. Levar ao lume até a gelatina dissolver bem. retirar e colocar em forminhas pequenas de silicone ou sereve também as forminhas de gelo. Levar ao frigorífico pelo menos 12 horas. Retirar e envolver em açúcar granulado.

PREPARAÇÃO NA BIMBY/THERMOMIX
Colocar no copo todos ingredientes (menos a gelatina de morango) programe 5m. temp.100º vel. 2. Juntar a gelatina de morango e misturar uns seg. vel. 4. De seguida 5m. temp.100º vel.2. Retire e deite em forminhas, leve ao frigorifico 12 horas. Desenforme e passe por açúcar granulado.
BOM APETITE!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Rolo/Torta de Bacalhau

Receita de um rolinho de bacalhau super fofo, até para os que não gostam lá muito do bacalhau vão adorar, a receita vem de S.Miguel Açores da minha amiga de adolescência que neste momento está em Los Angels. Para ti amiga um grande xcoração. Estive presente no encontro do dia 8 de Abril no Porto com a Ana do blog Eu Mulher, foi quanto a mim uma experiência 5*****. Adorei conhecer as meninas todas, depois postarei algumas fotos com disfarce, claro está. Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes

3 postas de bacalhau cozido e desfiado
2 cebolas grandes picadas
1 molhe de salsa picada
1 dl de azeite
6 colheres de sopa de farinha
1/2 litro de leite
2 colheres de chá de fermento em pó
6 ovos com claras em castelo


Levar a cebola ao lume com o azeite até ficar translúcida. Juntar o bacalhau préviamente cozido, limpo de peles e espinhas e desfiado, deixe tomar o gosto do azeite. Retire.
Misture as 6 gemas com a farinha envolvendo muito bem, acrescente o leite (eu uso a varinha) junte a mistura de cebola com bacalhau e envolva bem, bata as claras em castelo com sal e junte ao preparado em movimentos suaves. Untar um tabuleiro e forrar com papel vegetal, untar novamente, deite dentro o preparado e leve ao forno quente 180º por 20/30 minutos. Retire desenforme e enrole, sirva decorado com maionese.


BOM APETITE!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Tarte de Banana com Coco e Canela

Feliz e Santa Páscoa a todos os que me visitam. Deixo-vos uma tarte quanto a mim muito light, para a próxima aumentarei a quantidade de açúcar, no entanto é uma maravilha. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

Base
1 pacote de bolachas de aveia
1/2 pacote de bolacha maria
leite q.b.
1 colher de sopa de manteiga

Creme
2 colheres de sopa de amido de milho (tipo farinha maizena)
60 grs de açúcar amarelo (achei pouco)
2 ovos
2 dl de leite de coco
3 dl de leite

Recheio
3 bananas maduras
canela em pó
coco ralado

Triturar as bolachas, misturar a manteiga e leite suficiente até obter uma massa moldável. Espalhar o preparado no fundo de uma forma de aro amovivel e levar ao frigorífico.
Misture os ingredientes do creme e levar ao lume sempre mexendo até levantar fervura, pode também levar ao microondas 10/12 minutos potência máxima e ir mexendo por 3/4 vezes durante esse tempo.
Cortar as bananas em rodelas e dispô-las em cima da base da tarte, polvilhar com canela e coco, deitar o creme por cima (enquanto está quente) polvilhar com canela. Deixe arrefecer e leve ao frigorífico.




Preparação na Bimby
Deite ingredientes da base no copo e triture uns seg. vel. 5/6. Retire e deite no fundo de forma de aro amoviviel.
Deite ingredientes do recheio no copo da bimby e programe 6m. temp. 90º vel.4. Espalhe as bananas cortadas em rodelas na base, polvilhe com coco e canela, deite por cima o creme, polvilhe com canela deixe esfriar e leve ao frigorifico.

BOM APETITE!

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Folar de Olhão

Como estamos na época da quaresma, trago-vos uma receita típica da cozinha tradicional portuguesa o Folar de Olhão. Ficou divinal, desapareceu num ápice. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

20 grs de fermento padeiro fresco ou 1 saqueta do seco
2,5 dl de água tépida
2 colheres de sopa de aguardente
60 grs de banha
125 grs de margarina
sumo de 1 laranja
sal q.b.
açúcar e canela q.b. para polvilhar
500 grs de farinha de trigo

Pus na cuba da máquina do pão pela ordem indicada, programei 3 horas, deixar amassar, retirar a pá e a massa depois de estar amassada e em bola, não desligar a máquina, dividi-la em 7/8 bolas, estender com as mãos ou rolo quase á medida da cuba e barrar cada uma depois de esticada com manteiga ou margarina, por na cuba, polvilhar com açúcar e canela, fazer assim até esgotar a massa. Fechar a tampa para a massa levedar e cozer.


Tradicional:
Misture a farinha com a manteiga, a banha, sumo de laranja, aguardente e a água com o fermento. Amasse muito bem, forme as bolinhas, barre com manteiga, disponha numa forma untada, polvilhe com açúcar e canela, até esgotar a massa. Deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume. Leve ao forno quente 190º por 20 a 30 minutos.

Preparação na Bimby:

No copo juntar a margarina, banha, sumo de laranja, aguardente, fermento, e a água, programe 1 minuto, temp.37º vel.5. Juntar a farinha com o sal e misture 20 seg. vel. 6 e depois 2 minutos vel. espiga. Siga passos acima descritos para o restante.

Fonte: Nosoup-foryou.blogspot.com

BOM APETITE!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Lulas com Molho de Mostarda

Mais uma receita simples e saborosa, eu fiz na bimby mas para quem não a possui pode e deve fazê-la no fogão. Clique na foto para ampliar.

Ingredientes

1 kg de lulas limpas
250 grs de tomate aos pedaços
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
1 dl de vinho branco
azeite q.b.
1 folha de louro
2 gemas de ovo
2 colheres de sopa de mostarda
sal e pimenta q.b.
salsa picada para decorar (esqueci-me)

Passe as lulas por farinha e reserve. Leve a cebola e alho picados ao lume com o azeite para refogar, junte o tomate bem picadinho, deixe refogar mais um pouco, acrescente as lulas, vinho branco, louro, sal e pimenta, deixe cozinhar por 35 minutos ou até estarem tenras. Entretanto bata as gemas com a mostarda e uns pingos de limão, usei meio limão, deite a mistura por cima das lulas em fio e deixe fervilhar 2 minutos. Retire e deite na travessa, polvilhe com a salsa picada.
VERSÃO BIMBY
Passe as lulas por farinha e reserve. Deite no copo o azeite e programe 3m.temp. varoma, vel.1
Deite a cebola e alhos e pique 6 seg. vel.5, refogue 3 m. temp. varoma, vel.1. Junte o tomate e programe 20 seg. vel.7. Limpe as paredes do copo e programe 7 m. temp. 100º vel.2. Junte as lulas, vinho, louro, sal e pimenta e programe 35 m. temp. 100º vel. colher inversa. Verifique se estão tenras, senão programe mais tempo. Bata as gemas com sumo de meio limão e a mostarda. Ligue a bimby na vel. inversa 2, deite a mistura em fio e programe 3 m. temp. 100º vel. colher inversa. Deite na travessa e polvilhe com salsa picada.

Fonte:Livro base da bimby


BOM APETITE!

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Galete dos Reis

Fiz a pedido de uma amiga que diz ser uma tarte maravilhosa, experimentei e gostei. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

2 placas redondas de massa folhada

Recheio

125 grs de amêndoa em pó
125 grs de açúcar em pó
2 ovos
100 grs de manteiga derretida
2 colheres de sopa de rum (usei vinho do porto)
1 colher de café de aroma de amêndoa amarga

Misturar muito bem os ingredientes todos do recheio. Unta-se uma forma de aro amovivel (não untei usei o papel manteiga que vem com a massa folhada) forrar com uma das massas, deita-se o recheio e por cima a outra massa folhada, pica-se com um garfo, (eu fiz uns cortes com faca afiada). Pincelar com gema de ovo, fechar os bordos laterais da massa, unindo as duas placas. Levar ao forno prá-aquecido 200º por 25/30 minutos. Retirar e polvilhar com bastante açúcar em pó.
Fonte: Blog all sogno

BOM APETITE!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pão de Deus

Desta vez fui buscar á padaria da Ameixinha este pãozinho doce maravilhoso que por sua vez foi retirado do forúm dos bimbólicos. O famoso pão de Deus com coco pelo meio, uma delícia. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

100 ml de leite
150 ml de água
1/2 colher de sal
100 grs de açúcar
100 grs de manteiga
600 grs de farinha tipo 65
25 grs de fermento padeiro ou 1 pacote fermipan 11grs

Recheio

100 grs de coco ralado
140 grs de leite
4 colheres de sopa de açúcar

Coloque os ingredientes na cuba da máquina pela ordem indicada. Seleccione o programa pão doce. Após ouvir o apito espera-se uns minutos até acabar de amassar.
Retira-se a massa, divide-se em duas, estende-se uma parte e recheia-se com os ingredientes do recheio já préviamente misturados, enrola-se. Repete-se o mesmo com a outra massa, entraçar as duas massas. Colocam-se de novo na cuba, tendo o cuidado de retirar a pá antes, e deixa-se acabar o ciclo.
Eu amassei na máquina do pão e depois untei uma forma tipo bolo inglês e deitei a massa, como podem ver pela foto, quase que saía a massa toda por fora.

Preparação na bimby
Deitar os líquidos, sal e manteiga no copo e programar 2 minutos, tempº37º vel. 1. Juntar resto dos ingredientes, misturar uns seg. vel. 5 e 1 minuto vel. espiga. Deixe levedar em local aquecido. Siga passos acima para o restante.
Preparação manual
Aquecer os líquidos ligeiramente com a manteiga, deitar a farinha numa bacia, fazer uma cova, misturar o açúcar, deitar os líquidos e começar amassar. Deixar levedar em local aquecido até dobrar de volume. Siga passos acima para o restante.

BOM APETITE!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...