segunda-feira, 30 de Março de 2009

Filetes de Peixe Gato no Microondas

Vi esta receita num programa de televisão o everyday food, fiquei de olho e, assim que tive oportunidade fiz, gostei e aprovei. Super rápida e deliciosa. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes


5 filetes de peixe gato riscado
1 colher de sopa de salsa picada
2 colheres de sopa de margarina ou manteiga
sal e pimenta q.b.
raspa e sumo de limão
2 dentes de alho amassados


Temperar os filetes com sal e pimenta. Numa tigela misturar a margarina, os alhos amassados, a salsa, o sumo de 1 limão e a raspa. Dispôr um pedaçinho no meio de cada filete, dobrá-lo a meio, dipôr num pirex, tapar com papel de cozinha e levar ao microondas na potência máxima por 8 minutos. Podem ver o passo a passo em baixo.




Ficaram uns filetes muito mas mesmo muito saborosos, vale a pena fazer e deliciarem-se. Cá em casa é dos pratos mais pedidos.

BOM APETITE!

domingo, 29 de Março de 2009

Prémios, Miminhos, Selinhos

Hoje o post é dedicado aos miminhos que tenho recebido ao longo destes dias, obrigado a quem mos ofereceu, repasso a todos os que me visitam. As regras podem ver nos endereços de quem mos passou.





Mais uma vez obrigado, levei tempo a postar mas chegou o dia.

sexta-feira, 27 de Março de 2009

Croissants de Marmelada e Chocolate

É só docinhos, está mau para quem iniciou as dietas de verão. Simples e deliciosos, os preferidos foram os de chocolate. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes
1 base de massa folhada redonda
chocolate nutela q.b.
marmelada q.b.
açúcar empó para polvilhar
Estender a massa folhada, cortar em 12 triângulos, dipôr um pedaçinho de chocolate em cada um (eu fiz metade com chocolate e metade com marmelada) enrolar da parte mais larga para o mais fino como podem ver pelas fotos. Pôr num tabuleiro untado ou pode aproveitar o papel vegetal que vem com a massa, pincelar com gema, ou clara, ou leite (saltei esta parte). Levar ao forno bem quente 180º por 15 minutos ou até dourarem. Retire e polvilhe com açúcar em pó.


Fonte: Blog La Casita Verde
BOM APETITE!

quarta-feira, 25 de Março de 2009

Bolo Mousse de Chocolate

Receita de uma grande amiga, que estava ansiosa que a publicasse, espero que agrade. Cá em casa foi super, mega, hiper aprovadíssima. Que bolo maravilhoso, sabem aquela sensação quando estamos a comer mousse, não sabem pois não??????? Só experimentando, deliciem-se. Algumas fotos não sairam grande coisa. Cliquem nas fotos para ampliar.





Ingredientes

200 grs de chocolate em barra preto
200 grs de margarina
150 grs de açúcar
6 ovos com claras em castelo
2 colheres de sopa de farinha tipo maizena (amido de milho)
2 colheres de sopa de água

Derreter margarina com chocolate no microondas ou, em banho-maria. Bater as claras em castelo, reserve. Bater muito bem as gemas com o açúcar, juntar a maizena, a água, mexer, acrescentar o chocolate derretido com a margarina e por fim envolver as claras em castelo. Untar uma forma sem buraco e deitar dentro o preparado. Levar ao forno 180º por 17 minutos exactos. Já o fiz em forma de silicone e em forma de aro amovivel. Como podem ver já o fiz várias vezes. O ideal com diz a minha amiga é na forma sem buraco.


BOM APETITE!

segunda-feira, 23 de Março de 2009

Tiras de Vaca com Feijão e Rebentos de Soja

Uma maneira práctica e deliciosa de apresentar os bifinhos. Clique na foto para ampliar.

Ingredientes

1 lata de feijão vermelho
1 lata de rebentos de soja (moyashi, broto de feijão mungo que resulta da sua germinação)
500 grs de bifinhos de vaca cortados em tiras
1 cebola
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
2 dl vinho branco
2 colheres de molho de soja
1 colher de sopa de farinha tipo maizena (amido de milho)
azeite q.b.

Temperar os bifinhos de sal e pimenta e misturar o amido. Levar a cebola e alho picados ao lume com azeite até ficar translúcida, acrescentar os bifinhos e deixar fritar, junte os rebentos de soja, o feijao, o molho de soja e 2 dl de vinho. Deixe levantar fervura, reduza o lume e deixe cozinhar uns 5 minutos. Retire e sirva.

PREPARAÇÃO NA BIMBY: No copo deitar a cebola e alho, picar uns seg. vel. 5, juntar 50 grs de azeite, programe 7 m, temp. 100º vel. 3. Acrescente os bifes temperados com a farinha, sal e pimenta, programe 5 m, temp. 100º vel. colher inversa. Junte o molho de soja, o vinho, feijão e rebentos de soja, programe mais 5m. temp. 100º vel. colher inversa. Retire e sirva.
BOM APETITE !

sábado, 21 de Março de 2009

Rolinhos de Limão e Canela

Já aqui apresentados mas na forma individual de rolinhos/caracois, desta vez fiz com recheio de limão e juntei-os no tabuleiro, ficou um bolo lindo e delicioso, por baixo caramelizou. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

250 grs de leite (2,5dl)
125 grs de açúcar
100 grs de manteiga ou margarina
40 grs de fermento padeiro
550 grs de farinha (ou pouco mais se necessário)
1 colher de café de sal fino
2 ovos
canela em pó para polvilhar
açúcar para polvilhar
manteiga para barrar

Recheio de limão
100 grs de açúcar em pó
casca de 1 limão

O fermento desfaz-se no leite morno mais a margarina. Numa bacia grande, deitar a farinha, o açúcar e o sal e misturar, acrescentar os ovos e começar a envolver deitando o leite aos poucos e amassando até termos uma massa que se desgruda da bacia, deixar levedar em local aquecido até dobrar de volume.Depois de levedada dividir em duas partes que se esticam com o rolo, barram-se com manteiga ou margarina, polvilha-se com açúcar e muita canela, enrola-se(como podem ver pelas fotos acima) e com uma faca bem afiada cortam-se rodelas com 1,5 cm mais ou menos. Faz-se o mesmo com a outra massa, barrando com margarina, e com o recheio de limão que se faz misturando muito bem o açúcar em pó com a raspa do limão, polvilha-se por cima como se vê nas fotos acima e levam-se ao forno 180º por 20 minutos em tabuleiro untado com margarina . De referir que não devem cozer muito porque acabam por ficar muito secos, e outro pormenor, ao por no tabuleiro não devem ficar muito juntos porque eles crescem gente.


VERSÃO BIMBY
No copo deitar leite, margarina, açúcar e fermento e programar 3 m. temp. 37º vel.2.Juntar os ovos e mexer uns seg. vel. 5, juntar a farinha com o sal e misturar uns seg. vel.5 e depois programar 2m. vel.espiga. Depois faz-se como indicado acima.


Recheio de limão: no copo da bimby, por o açúcar normal e as cascas do limão, pulverizar uns seg. vel.5/10.



BOM APETITE!

quarta-feira, 18 de Março de 2009

Filetes Panados de Potas

Gostamos cá em casa bastante de potas, choco, polvo, lulas, daí haver necessidade de variar na elaboração do prato. Assim fiz o choco em filetes, acompanhados de uma salada de feijão frade, foi uma delícia de jantar.Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

1 kg de pernas de potas
1 chávena de café de farinha
1 chávena de café de água
1 ovo
salsa, sal e pimenta q.b.
colorau
sumo de limão
alho em pó

Cozer as pernas das potas na panela de pressão com uma cebola inteira por 20 minutos. Retirar e cortar em filetes. Temperar com o sumo de limão, alho em pó, sal e pimenta. Deixar assim uns 30 minutos.
Fazer um polme com a farinha, água, salsa picada o ovo batido, temperar de sal e pimenta. Passar os filetes um a um neste polme e levar a fritar em óleo quente de um lado e outro. Retirar, escorrer em papel absorvente. Servir no meu caso como já referi com salada de feijão frade.


BOM APETITE!

segunda-feira, 16 de Março de 2009

Pão Tigre

Cá em casa gostamos bastante do pão tigre, mas como não tinha a receita nunca fazia e sim comprava no hiper. Assim que me deparei com a receita num blog que visito regularmente, tratei logo de o fazer. Resultou num pão muito mas muito bom. Acho que as riscas não ficaram muito bem , mas de sabor uma maravilha. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

1 saqueta de fermento seco
1 1/" colher de chá de sal
1/4 chávena de água quente
1 chávena de leite quente
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de chá de óleo
4 a 5 chávenas de farinha

Cobertura
1 colher sopa de açúcar
1/2 chávena de água quente
1 colher de sopa de óleo
1/4 colher de chá de sal
3/4 chávena de farinha de arroz

Na máquina de pão, junte ingredientes pela ordem indicada. Inicie o programa de amassar. Retire, deite a massa na banca e amasse por mais 5 minutos. Deite numa tigela, tape e deixe levedar em local aquecido.
Faça a cobertura, misturando todos os ingredientes e bata muito bem.
Depois da massa levedada, divida em 6/7 porções iguais. Forme bolinhas e deixe ao ar por 15m.
Pincele depois os pães com a cobertura, préviamente preparada e deixe repousar por mais 20m. Leve depois ao forno quente 190º por 30minutos.


Fonte: Blog Figo Lampo.
BOM APETITE!

sábado, 14 de Março de 2009

Bolo de Tapioca

Aprovadíssimo, é super guloso, para quem gosta de leite condensado cozido e tapioca não pode deixar de o experimentar. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes


2 colheres de sopa de manteiga
1 1/2 chávena de açúcar
4 gemas
2 chávenas de farinha
1 colher de sopa de fermento
100 grs de coco ralado
2 chávenas de farinha de tapioca (fiz com tapioca granulada em bolinhas)
500 ml de leite (pode ser metade leite normal e metade leite de coco)
1 lata de leite condensado cozido
raspa de limão





De véspera ponha a a tapioca de molho nos dois leites, ( 8 horas)para absorver bem e ficar bem macia.

Bata bem a manteiga com açúcar, junte as gemas, continue a bater muito bem até obter uma massa fofa, junte aos poucos a tapioca macia, junte a farinha misturada com o fermento e o coco ralado, acrescentei também raspa de limão (ficou com um paladar excelente). Mexa bem para incorporar todos os ingredientes e caso necessite acrescente mais um pouco de leite no caso de a massa se apresentar um pouco seca. Guarde as claras pois o bolo não precisa de leva as ditas cujas, eu costumo congelar.

Deite a massa numa forma com 30 cm de diâmetro sem buraco untada e enfarinhada, e leve ao forno pré-aquecido 180º por mais ou menos 30 minutos. Desenforme e cubra com uma lata de leite condensado cozido, querendo pode também polvilhar com coco ralado. Uma delícia de bolo.


Fonte: Rainhas do Lar.
BOM APETITE!

quinta-feira, 12 de Março de 2009

Tarte Delícia de Iogurte

Tal como o nome indica é mesmo uma delícia. Vale a pena comprar os iogurtes de propósito para fazer esta receita maravilhosa. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

300 grs de açúcar (ponho 250 grs)
100 grs de farinha
50 grs de manteiga derretida
4 iogurtes naturais
2 ovos (pus 3)
1 colher de chá de baunilha ou raspa de limão

Bata os ovos com o açúcar muito bem, juntar restantes ingredientes. Colocar numa tarteira untada se for de silicone não precisa. Levar ao forno 180º pré-aquecido por 25/30 minutos. Desenformar depois de fria e polvilharcom açúcar em pó, (pode também fazer em forma de pirex).


Preparação na Bimby: No copo por o açúcar e os ovos, programe 3 minutos vel. 4. Junte restantes ingredientes e programe 15/20 seg. vel. 4. Deite na tarteira untada e leve ao forno pré-aquecido 180º por 25/30 minutos.
Fonte: Receita retirada do blog da saudosa Nanda.

terça-feira, 10 de Março de 2009

Congro Estufado no Leite com Batata

Este peixe tem a particularidade de não levar água na sua confecção, apenas leite e mais alguns ingredientes, fica muito bom, é uma receitinha já bastate antiga. Clique na foto para ampliar

Ingredientes

4 postas de congro ou abrotea (fica igualmente delicioso)
4 batatas ás rodelas
1 cebola ás rodelas
1 tomate picado
2 dl de leite
0,5 dl de molho de tomate frito ou calda de tomate
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Num tacho largo, pôe-se uma camada de cebola, tomate, batata, tempera-se com o sal pimenta, rega-se com azeite suficiente, dispôr o peixe por cima já temperado com sal e pimenta, regar com azeite, o molho do tomate frito e rega-se tudo com o leite. Tapar e levar ao lume médio para cozinhar, 30 minutos. Convém abanar de vez em quando o tacho para não agarrar. Sirva com saladas a gosto.

BOM APETITE!

segunda-feira, 9 de Março de 2009

1º Aniversário do Blog Manjar de Ideias

Adivinharam quem faz anos hoje???????????
Pois é o Manjar de Ideias Doces e não só... faz hoje dia 9 de Março 1 anito. Tudo começou numa típica tarde de trabalho á conversa com uma amiga, onde trocamos muitas receitas, surge então a ideia de como seria criar um blog de culinária onde poderia partilhar com todos as minhas receitas e não só. Tão depressa se falou disso, como cheguei a casa e fui logo tratar de pôr mãos á obra, e saiu o que hoje considero o meu livro de receitas virtual.
Espero continuar por muitos mais não só com receitas minhas assim como, com receitas que vejo de outras cozinhas e livros, que vou coleccionando para testar e que saiem da minha cozinha. Tenho tido um balanço positivo, com muitas visitas, e também pelas amizades virtuais que se criam.
A todos os que me visitam, comentando ou não, um bem haja e continuem compartilhando comigo este gostinho maravilhoso que é a paixão pela arte de bem cozinhar.
Foto: retirada do google.

sábado, 7 de Março de 2009

Bavaroise de Ananás

A foto em si não será muito apelativa, porque enganei-me ao dispôr o ananás, mas de sabor estava divinal. Quem quiser experimentar pode fazer melhor decoração. Clique na foto para ampliar.
Como amanhã dia 8 de Março é o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, apenas digo, um bem haja as todas as MULHERES que habitam esse belíssimo planeta chamado Terra.

Ingredientes

2 pacotes de pudim(tipo boca doce) de ananás
1 lata de leite condensado
1 lata de ananás
palitos la reine q.b.
caramelo líquido para barrar a forma q.b.
6 dl de água
2 dl de calda do ananás

Dissolva os pudins na calda do ananás, junte os 6 dl de água e a lata do leite condensado, leve ao lume sempre mexendo com colher de pau até levantar fervura. Forre o fundo de uma forma de bolo inglês com uma rodela de papel vegetal, barre com caramelo líquido, disponha o ananás no fundo e á volta (eu essa parte não fiz muito bem, podia ter decorado melhor). Verta dentro metade do creme, por cima disponha os palitos la reine, deite o creme restante e leve ao frigorífico até solidificar. Desenforme e sirva bem fresquinho.
Fonte: Receita da minha mana muito querida dos Açores.
BOM APETITE!

quinta-feira, 5 de Março de 2009

Biscoitos de Aveia

Palavras para os descrever, crocantes e deliciosos, a fazer vezes sem conta. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

75 grs de manteiga
125 grs de flocos de aveia
75 grs de açúcar
1 ovo
1 colher de chá de raspas de limão
50 grs de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de canela (na receita original não leva)

Levar os flocos ao lume numa frigideira com 1 colher de sopa de açúcar e a margarina, mexer e deixar tostar um pouco por 5 minutos. Juntar restantes ingredientes, misturar bem e com a colher de gelados retirar porções que se deitam em tabuleiro untado ou forrado com papel ou ainda em tabuleiro de silicone. Vão ao forno quente 180º por 12/15 minutos. Deixar arrefecer, polvilhar com açúcar em pó (saltei essa parte). Guarde em latas se conseguir.

Fonte: O blog da Pantagruela

BOM APETITE!

terça-feira, 3 de Março de 2009

Pão com Sementes de Girassol,Sésamo e Linhaça

Quem não gosta de pão que ponha o dedinho no ar.....Faz parte do nosso dia a dia, ora simples, ora barrado com doce ou manteiga, ao pequeno almoço, almoço e jantar, enfim uma maravilha. Clique na foto para ampliar.

Ingredientes

300 ml de água tépida a 37º
1 pacote de fermento seco ou 20 grs fermento padeiro
1 colher de sopa de óleo
400 grs de farinha de trigo
100 grs de farinha (usei marca lidl para pão com sementes)
1 colher de sopa de sementes de sésamo
1 colher de chá de sal


Misturar tudo pela ordem indicada na máquina de pão, tostagem II programa básico.
Eu só amassei na máquina do pão, deixei levedar em local aquecido, depois moldei os pães e levei ao forno, por 20 minutos a 180º.
Na Bimby/thermomix- Pôr a água, óleo e fermento no copo, programe 2 minutos temp.37º vel.1. Junte restantes ingredientes misture uns seg. vel. 6 e depois 2 minutos vel. espiga. Deixe levedar em local aquecido, forme os pães (eu fiz 2 grandes) e leve ao forno 180º por 20 minutos.

BOM APETITE!

segunda-feira, 2 de Março de 2009

Borrego Gratinado com Cogumelos

Fiz com carne de borrego mas pode ser feito com outra carne ao gosto de cada um. Fica um prato suculento e muito mas muito bom. Clique nas fotos para ampliar.

Ingredientes

0,5 kg de borrego estufado com o molho (ou outra carne a gosto)
200 grs de cogumelos
750 grs de batatas
1 colher de sopa de margarina

Bechamel
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa bem cheia de farinha de trigo
1 chávena almoçadeira de leite quente
125 grs de natas
sal, pimenta e noz moscada q.b.
queijo ralado q.b.

Estufada a carne, separe-a do molho e desfie. Descasque as batatas, corte em palitos e leve a fritar. Lave os cogumelos (usei de lata) e corte-os em lâminas. Leve ao 1 colher de sopa de margarina, junte os cogumelos e vá-os fritando de ambos os lados. Tempere-os de sal (saltei essa parte por usar cogumelos de lata).
Molho bechamel, Leve ao lume a margarina num tachinho, junte a farinha, mexa e adicione o leite em fio mexendo sempre. Junte depois as natas, mexa, deixe levantar fervura, retire e tempere de sal, pimenta e noz-moscada.
Unte um pirex e espalhe dentro metade das batatas fritas, sobre as batatas espalhe a carne desfiada, regue tudo com o molho da carne. Espalhe por cima as restantes batatas fritas, sobre estas os cogumelos salteados. Regue com o molho bechamel e polvilhe co o queijo ralado. Leve ao forno a gratinar por 10/15 minutos. Sirva quente. É uma verdadeira delícia, já fiz também com carne de vaca, igualmente delicioso.

Fonte: Tele-Culinária nº 170 de 08.05.1980

BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails