sexta-feira, 27 de Fevereiro de 2009

Quadrados de Amêndoa Deliciosos

É das tais sobremesas que quando começamos só acabamos quando não há mais. Receita mais do que aprovada por todos. Retirei-a do blog da Chris, link directo mais abaixo. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes
Mistura 1

2 3/4 chávenas/xícaras de farinha de trigo
1 chávena de açúcar
1 chávena de açúcar mascavo
1 chávena de óleo
1 pitada de sal
1/2 colher chá de noz moscada
1 colher de chá de canela em pó
Misture tudo e reserve uma chávena para a farofa, á qual se junta 1 chávena de amêndoa cortada em pedaçinhos.

Mistura 2

1 ovo
1 chávena de buttermilk ( quem não tem faz com 1 chávena de leite e 2 colheres de sopa de vinagre ou limão, fiz com limão)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de baunilha extrato


Adicione estes ingredientes á mistura e mexa até incorporar tudo (bati uns segundos com batedeira).
Unte um tabuleiro 20/30, deite dentro o preparado e polvilhe com a farofa reservada á qual juntou 1 chávena de amêndoa partida em pedaçinhos. Leve ao forno 180º por 30 minutos. Retire, deixe esfriar um pouco e corte em quadrados.
Fonte: From Our Home to Yours
BOM APETITE!

quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2009

Gratinado de Lulas com Cogumelos

Gostamos todos de lulas, daí ter sempre que procurar várias maneiras de as confeccionar. Receita do livro base da bimby, pág. 64. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

1 kg de lulas limpas
150 grs de cebolas
50 grs de azeite (0,5 dl )
150 grs de vinho (1,5 dl)
100 grs de tomate
150 grs de bacon
200 grs de cogumelos
sal e pimenta q.b.
queijo parmesão ralado q.b.

MOLHO BECHAMEL
50 grs de farinha
30 grs de margarina
250 grs de leite (2,5 dl)
200 grs de natas (1 pacote)
2 gemas
sal e pimenta
1 colher de café de caril em pó
Faça um refogado com a cebola, tomate picado e o azeite. Junte as lulas, o bacon, vinho branco, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 30 minutos. Junte os cogumelos laminados e deixe estar mais 5 minutos. Deite num pirex próprio de forno.
Prepare o bechamel, Leve todos os ingredientes ao lume(excepto as natas e gemas). Quando levantar fervura junte as gemas em fio e as natas (eu junto as gemas ás natas) mexa bem e deixe levantar fervura. Retire e tempere de sal e pimenta. Envolva as lulas no bechamel, polvilhe com queijo e leve ao forno a gratinar.


PREPARAÇÃO NA BIMBY/THERMOMIX
Deite azeite no copo, junte a cebola e tomate, pique 6 seg. vel.5 e refogue programando 7 m. temp. 100º vel.2, junte as lulas, o bacon, vinho branco, tempere com sal e pimenta e programe 30m. temp. 100º, vel. colher inversa. Junte os cogumelos e programe mais 5 m. á mesma temperatura e vel.. Deite dentro de um pirex próprio de forno.
Bechamel, deite tudo no copo (excepto natas e gemas), tempere de sal e pimenta e programe 5 m. temp.90º vel.4. Junte depois as natas com as gemas misturadas em fio e programe mais 3 m. temp.90º, vel.4. Envolva o bechamel nas lulas, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar.
BOM APETITE!

domingo, 22 de Fevereiro de 2009

Bolo de Bolacha com Leite Condensado Cozido

Faz as delícias de miúdos e graúdos, o maravilhoso bolo de bolacha, vão as fotos de vários bolos mas com decorações diferentes, inclusivé já foi o meu bolo de aniversário, eheheh, também sou miúda.Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

1 lata de leite condensado cozido (na panela de pressão por 30 minutos depois de apitar)
2 pacotes de natas
6 folhas de gelatina branca
café q.b.
bolacha maria q.b.


Bate-se as natas em chantily, junta-se o leite condensado cozido e envolve-se bem. Juntar as folhas de gelatina dissolvidas num pouco de água 0,5 dl (a gelatina é préviamente demolhada em água fria e depois escorrida, dissolvê-la sem deixar ferver).
Fazer café, ir demolhando as bolachas uma a uma e fazendo camadas de bolacha e creme numa forma de aro amovivel. Levar ao frigorífico por 6 horas, retirar e decorar com coco ralado ou bolacha triturada.
Notas: Eu normalmente quando cozo leite condensado, cozo 4 de uma vez, poupo tempo e energia, para as distinguir das outras é só retirar o rótulo ás latas cozidas. Faço este bolo em forma de aro amovivel e sem aro quando o quero quadrado ou em rectangulo.
BOM APETITE!

quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2009

Queques de Maçã com Pepitas de Chocolate

Super simples de fazer, quando estão a cozer no forno, a casa fica invadida pelo cheirinho maravilhoso da maçã.Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

1/4 de chávena de açúcar
1 ovo
1 chávena e meia de farinha
1/4 de chávena de óleo
1/3 de chávena de leite
1/2 colher chá de sal
1 colher chá de fermento em pó
2 maçãs
12 pedaços de chocolate
1/2 chávena de pepitas de chocolate (não usei)
canela em pó q.b.
(as chávenas são de chá)

Numa tigela, junte os ingredientes secos (excepto o chocolate e maçã). Misture o ovo, leite e óleo, bata bem com batedeira ou na bimby. Descasque e corte as maçãs em pedaços pequenos e junte á massa obtida. Deite um pouco de massa em forminhas de papel, de silicone ou em formas untadas, por cima coloque pedaçinhos de chocolate, ponha mais massa e depois deite as pepitas por cima (não pus). Leve ao forno quente 180º por 20/25 minutos. Retire e polvilhe com canela em pó.
Simplesmente deliciosas.
Fonte: Receitas da Filipa.

BOM APETITE!

segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2009

Cogumelos Recheados

A primeira vez que os provei foi na casa de uns amigos, tratei logo de ir pedindo a receita, partilho-a agora convosco. Serve como entrada a anteceder um jantar. Simplesmente maravilhosos. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

2 caixas de cogumelos frescos(cerca de 22)
3 fatias de paio fumado
3 fatias de bacon fumado
2 fatias de pão de forma
oregãos, sal e azeite q.b.
queijo mozarela

Tirar os caules aos cogumelos, lavá-los muito bem. Triture os caules com o paio, bacon e pão de forma, até formar uma papa. Tempere com o sal e oregãos. Recheie os cogumelos com este preparado e disponha-os num pirex, polvilhe com o queijo ralado, regue com um fio de azeite e leve ao forno préviamente aquecido 180º por 15 minutos.


BOM APETITE!

sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009

Tarte de Cornflakes

O crocante de cima, faz deste bolo uma verdadeira maravilha, muitos pensaram que fosse amêndoa, mas era de cornflakes.Clique nas fotos para ampliar.

Ingredientes

1 copo de natas (250 ml)
1 copo de açúcar
2 copos de farinha
4 ovos
1 colher de chá de fermento

Cobertura

3/4 copo de açúcar
180 grs de manteiga
3 colheres de sopa de leite
3 copos de cornflakes

Bata as natas em chantilly e junte o açúcar, continue a bater, junte os ovos inteiros, bata bem. desligue batedeira e envolva a farinha peneirada com o fermento. Unte um pirex redondo bem grande, deite dentro o preparado e leve ao forno pré-aquecido 180º por 15 minutos.
Entretanto faça a cobertura, levar os ingredientes num tacho ao lume, mexa até a margarina derreter. Passados os 15 m. retire o bolo do forno e espalhe por cimaa misura de cornflakes. Leve de novo ao forno por mais 15 minutos ou até que espetando um palito este saia seco.Deixe tostar um pouco por cima.


Fonte: O blog da Pantagruela.
BOM APETITE!

quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009

Waffles de Natas

Nada melhor para acompanhar um cházinho do que estas maravilhosas waffles de natas.Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar (pus 100 grs)
1 pacote de natas (200grs)
50 grs de leite (pus 1 dl)
125 grs de margarina
250 grs de farinha
1 colher de chá de fermento



Bata os ingredientes todos, com batedeira, ou liquidificador, ou se for na bimby programe 30 seg. vel.6
Untar a máquina com um pouco de margarina e vá deitando um pouco de massa, deixar cozer até alourar.
Sirva acompanhado com o que mais gostar ou como nós fazemos simples sem nadinha.



Fonte: Bimby4all.BOM APETITE!

segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2009

Pudim de Peixe e Vegetais

Vale a pena cozer peixe para fazer este maravilhoso prato de que virei fã. Receita mais do que aprovada por todos cá em casa.Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

150 grs de pão de véspera
150 ml de leite morno
1/2 alho francês cortado em rodelas finas
1/2 courgete ralada em fios grossos
1 cenoura raspada
20 grs de margarina
300 grs de peixe cozido e desfiado (limpo de peles e espinhas)
2 ovos
sal e pimeta moída na altura
coentros picados



Cortar o pão e regar com o leite morno, deixar embeber bem 15 m., Aquecer a margarina, junte o alho francês e deixe refogar até estar macio. Adicione o peixe desfiado, a courgete (juntei também uma cenoura raspada), tempere de sal e pimenta. Tape e deixe estufar lentamente pr 6 minutos. Junte o pão e misture bem, cozinhando por mais uns minutos. Bata os ovos, tempere-os de sal e pimenta e junte ao preparado anterior, polvilhe com os coentros ou salsa picada. Unte um pirex, polvilhe com pão ralado e deite dentro o preparado. Leve ao forno quente a 200º por 20-25minutos. Retire do forno e deixe repousar. Servir quente ou frio com saladas a gosto. É um prato deveras delicioso e leve.



Fonte: Receita do blog Elvira's Bistrot.BOM APETITE!

sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009

Massa Sovada

Da minha linda Ilha de S.Miguel com muito carinho, trago-vos a receita da minha massa sovada feita na máquina de pão, foi uma experiência e tanto, quando dei conta a massa já estava colada em cima no visor, tive que retirar e por numa forma a cozer no forno. Aconselho vivamente que façam somente a parte de amassar na mfp e depois deixar levedar fora da máquina e levá-la a cozer em forma redonda alta no forno.Para fazer na mfp terá que reduzir as quantidades.Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

3,5 dl (decilitro)de leite
2 colheres de sopa de aguardente
raspa de limão
1 colher de café de sal
25 grs de manteiga
25 grs de banha de porco
1 ovo + 1 ovo para pincelar
130 grs de açúcar
550 grs de farinha
11 grs de fermento de padeiro seco ou uma tablete de fermento fresco de padeiro

Amornei o leite e pus pela ordem indicada na máquina de fazer pão. Após amassar, retirar e deixar levedar, o ideal como é feito na ilha era deixar levedar durante a noite bem embrulhada em mantas, e só no dia seguinte é que se forma o bolo ou bolos depende do tamanho da forma, dá-se um corte com tesoura de 1 cm de profundidade em cruz, põe-se na forma, pincela-se com o outro ovo batido. Levar ao forno quente 150º por 1 hora.
Quem não quiser por a levedar durante a noite, deixe levedar em local aquecido até dobrar de volume, ou então faça metade da receita ma mfp e programe 3 horas.

Resulta num pão tipo mais para bolo de massa leve e fofa, muito parecida ao pão doce. É muito utilizado nas Festas do Espírito Santo, Páscoa nas festas da freguesia e Natal. Quando há casamentos é o tipo de bolos que os noivos oferecem aos convidades, nessas alturas são feitas em quantidades enormes com 40 kg ou m ais de farinha, acompanhados de um pratinho de arroz doce e embrulhados em papel de oferta transparente e fitinha. Esta é pelo menos a tradição na minha freguesia. Como sabem as coisas mudam de sitio para sitio e cada um tem as suas tradições.




Para quem não tem máquina de pão pode e deve amassá-lo á mão, aliás é como fazemos e como manda a tradição.

BOM APETITE!

quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009

Pão Doce com Farinha Custard

Com o frio, chuva, granizo e trovoada que se faz sentir lá fora, nada melhor do que por a máquina do pão a trabalhar, porque sim já a retirei do castigo, para fazer este pãozinho maravilhoso que mais uma vez fui buscar á "padaria" do blog pão bolos e cia, um pão maravilhoso e dos preferidos cá em casa, já o fiz várias vezes. Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes

200 ml de leite morno
50 ml de água morna
2 colheres de chá de fermento seco
100 grs de açúcar
3 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de farinha custard
2 colheres de sopa de margarina
500 grs de farinha

Pus pela ordem indicada na máquina de fazer pão e programei no programa de 1hora e 40 minutos, tostagem 1.

Para quem não tem máquina de pão o processo de bater é o mesmo que se faz para qualquer pão de massa que leve fermento padeiro.

Preparação na bimby
Por no copo, leite, água, margarina e programe 2m. temp.37º vel. 1. Juntar os restantes ingredientes uns seg. vel. 6 e 2 minutos vel. espiga. Retire e deixe levedar, deite numa forma ou molde uma trança. Leve ao forno 200º por 20m.

BOM APETITE!

Olha que blog Maneiro

Agradeço ás meninas que simpaticamente atribuiram ao Manjar de Ideias como sendo um blog maneiro, já vi que anda a passar pela blogesfera e já ou quase todos o receberam. Para quem ainda não o recebeu e me visita, sinta-se á vontade para o recolher.

Então aqui vai o link das amigas que mo passaram:

Nela do blog O meu cantinho
Zé do blog raspas de laranja
Pepermint do blog Hortelã Pimenta
Moonlight do blog Vitamina abc
Susana G do blog Paladares aos molhos

segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2009

Bolo de Chocolate no Microondas

E nada melhor do que começar o mês de Fevereiro com uma receita que é sucesso garantido, é um dos bolos sempre presentes em convivios, não só pela rapidez na execução como na sua cozedura no microondas em 8 minutos. Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes
Atenção eu só fiz metade da receita porque a minha forma é pequena e coze no microondas em 4 minutos no JET.Passo a receita original, tem que ser com forma bem grande pois o bolo cresce muito.Se o vosso microondas não tiver a opção jet, programe nos 750w e vá aumentando lentamente os seg. até se apresentar cozido, normalmente é só mais 1 minuto.
4 ovos
200 grs de açúcar
200 grs de farinha com fermento
125 grs de chocolate em pó
200 grs de leite ( 2 dl)
100 grs de óleo (1 dl)

Bater os ingredientes (tudo junto) com batedeira ou na bimby ou com liquidificador, 2 minutos. Levar ao microondas em forma de silicone com buraco. Como já referi eu fiz só meia receita.
Receita retirada do forum bimby4all da Luisa Alexandra que por sua vez retirou da Paulucha.

BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails