quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Bombocas de Morango

Eu bem sei que a receita original das bombocas são em miniatura, mas como tinha muito trabalho resolvi fazer em ponto grande. Ficou super gulosa, todos gostaram, pelo menos para quem fiz. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

8 claras
200 grs de açúcar em pó
1 pacote de gelatina de morango
chocolate preto (usei as pepitas de chocolate preto da nestlé 1 pacote)

Bater as claras em castelo, junte o açúcar aos poucos e continue a bater até estarem bem firmes, (a tigela deve estar dentro de uma panela de água a ferver enquanto se bate).
Dissolva a gelatina em 2,5 dl de água a ferver e adicione ás claras, envolva bem. Deite num saco pasteleiro ou com uma colher, faça montinhos num tabuleiro e leve ao congelador, umas horas(saltei essa parte pondo numa forma de aro amovivel e levei ao congelador).
Aqueça o chocolate segundo instruções da embagem, retire os montinhos de claras do congelador e mergulhe no chocolate. Levar ao frigorífico.Eu retirei a forma do congelador passado 2 horas e verti o chocolate pr cima já morno. Levei ao frigorífico.


PREPARAÇÃO NA BIMBY

Colocar borboleta, deitar as claras, gelatina e açúcar no copo e programe 6m. temp. 50º, vel.2.
De seguida retire a temperatura e programe mais 8m. vel. 3/4. Deite num saco pasteleiro ou use uma colher e disponha pequenos montinhos num tabuleiro. Leve ao congelador durante umas horas. Fiz em forma de aro amovivel.
Para a cobertura derreta o chocolate segundo instruções da embagem e deite por cima das bombocas. Levar ao frigorífico até secar o chocolate.
Fonte: Bimby4all
BOM APETITE!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Bolos de Arroz com Atum no Forno

Sabem quando estamos naqueles dias em que queremos cozinhar e não sabemos o quê??????? Pois é, comigo acontece de vez em quando, vai daí resolvi fazer fazer estes bolinhos com arroz que tinha sobrado de uma refeição. Devo dizer que em boa hora tive este tipo de indecisão, porque resultaram numa refeição diferente e aprovada por todos. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

500 grs de arroz préviamente cozido
5 ovos
2 colheres de sopa de farinha
2 latas de atum
sal e pimenta q.b.
1 cenoura raspada
1 courgete aos cubos
1 alho francês ás rodelas
50 grs de margarina
queijo mozzarela q.b.
1 pacote de natas
salsa picada q.b.

Levar ao lume a margarina com o alho francês, a cenoura e a courgete, deixar amaciar por 10 minutos. Retire do lume e acrescente os restantes ingredientes, envolver muito bem e encher forminhas préviamente untadas ou se forem de silicone não precisa, com o preparado, polvilhar com bastante queijo mozzarela e levar ao forno quente 180º por 25 minutos.



BOM APETITE!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Iogurte de Chocolate

Uns iogurtes de chocolate que sabem sempre bem, são feitos com nata, achei muito bons, boa consistência mas, demasiado doces, da próxima vou cortar no açúcar. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

70 grs de chocolate preto (nestlé)
15 grs de cacau em pó
1/2 litro de natas
150 grs de açúcar (achei demasiado)
300 ml de leite
2 pacotes de cuajada (não tendo pode facilmente substituir por 5 folhas de gelatina neutra)

Levar ingredientes todos ( se puser gelatina acrescente só no fim)ao lume num tachinho sempre mexendo com colher de pau até levantar fervura. Retire e deite em frascos (préviamente esterilizados 30 segundos no microondas), deixe esfriar e ponha no frigorífico. Se não tiver cuajada, demolhe as folhas de gelatina em água fria e acrescente ao preparado depois de retirar do lume.

PREPARAÇÃO NA BIMBY

Pulverizar o chocolate na vel. 6 e ir aumentando 7,8,9. Junte resto ds ingredientes e programe 8minutos, temp. 90º, vel. 4.
Por em frascos esterilizados (30 segundos no microondas), deixe esfriar e leve ao frigorífico.
FONTE: lA COCINADEINMA.

BOM APETITE!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Bolo de Figos Passados

Foi um dos bolos presentes na mesa de passagem de ano. Feito com figos passados (figo seco) é uma verdadeira maravilha.

Ingredientes

250 grs de figos secos
250 grs de manteiga
6 ovos
0,5 kg de açúcar
2 colheres de chá de canela
1 cálice de aguardente
raspa de 1 limão
1 chávena de café de leite
0,5 kg de farinha com fermento
Forma com buraco untada

Retire os pés aos figos e passe-os pela maquina de picar. Numa tigela junte a margarina, os figos moídos, o açúcar, a canela, o leite, a raspa de limão e a aguardente, amasse ou bata muito bem com batedeira. Junte os ovos, um a um sempre batendo. Por fim adicione a farinha com fermento ligando tudo muito bem. Deite na forma e leve a cozer em forno 160º préviamente aquecido. Faça teste do palito. Deixe arrefecer um pouco, desenforme e polvilhe com açúcar em pó.
Esta receita dá um bolo bastante grande, querendo pode fazer só metade.
Receita retirada da tele-culinária nº143 de 1979.

BOM APETITE!

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Pataniscas de Peixe

Maravilhosa sugestão para umas sobras de peixe, e se não as tiver vale bem a pena cozer peixe de propósito para essa receita bem típica da nossa cozinha tradicional portuguesa.

Ingredientes

sobras de peixe cozido (cerca de 300 grs)
salsa picada
1 cebola picada
5 ovos
1 chávena de chá de água fria
sal e pimenta q.b.
5 a 6 colheres de sopa de farinha de trigo

Faça um polme com a farinha, água, ovos batidos, cebola e salsa picados, junte o peixe desfiado e limpo de peles e espinhas, mexa bem com colher de pau. Deve ficar um polme grosso. Frite colheradas de massa em porções separadas umas das outras. Vá virando para que dourem de ambos os lados. Escorra-as em papel absorvente. Sirva acompanhado de um belo arroz de feijâo vermelho e saladas a gosto.

BOM APETITE!

E agora uns miminhos muito fofos que recebi, passo e convido a todos os que me visitam a recolhê-los.

Foi-me passado pelo Cozinheiro da Treta, O Meu Cantinho Especial , Vitamina ABC e G de Guloseimas. Obrigado amigos Apok@lypsus, Isabel e Moonlight pela lembrança.
Esta fofura de bébé, foi-me atribuido pelo blog Cozinhar com os Anjos, obrigado Isabel.














Estes três lindos miminhos foram-me atribuídos pelo blog Canela Moída, e Chá Canela e Chocolate, obrigado ameixinha e Mary.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Perca com Legumes no Forno

Dessa vez a perca foi ao forno envolta numa cama de legumes, que bem que ficou, e que bem que nos soube. Da próxima, acrescento mais variedade de legumes e cubro com bechamel. Passemos então á receita. Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes

300 grs de filetes de perca (eu fiz com postas de perca)
2 alhos franceses
1 maçã
400 grs de couve lombarda
1 folha de louro
sal, pimenta e açúcar
margarina para untar tabuleiro
2 gemas de ovo
150 grs de natas
50 grs de queijo gouda (usei mozzarela)


Lavar e cortar o alho francês em rodelas. Cortar as maçãs em fatias. Cortar a couve em juliana. Misturar estes 3 ingredientes e temperar com sal, louro, pimenta e açúcar. Colocar metade num tabuleiro já untado, por cima colocar o peixe, cobrir com a restante mistura de legumes. Misturar as gemas com as natas e o queijo, espalhar por cima do preparado. Levar ao forno quente 200º por 20 minutos. Servir com (no meu caso) puré de batata com cenoura. Fica um prato delicioso.

Fonte: Receitas e Menus.net.
BOM APETITE!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Pavê de Dois Chocolates Preto e Branco

Mais uma deliciosa sugestão, não fosse eu uma fanática por chocolate, receita a repetir mais vezes. Fiz uma pequeníssima alteração que porei entre parentesis. Fonte revista Tele-Culinária Robot de Cozinha, só não me lembro do número porque não tenho a revista apenas o print, pág. 21. Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes

700 grs de leite equivale a 7 dl
200 grs de palitos de champanhe
200 grs de açúcar
250 grs de chocolate branco em barra
150 grs de chocolate preto em barra
3 dl de natas
4 gemas
60 grs de farinha maizena
raspas de chocolate para decorar
leite para demolhar os palitos

1-Leve ao lume o leite misturado com as gemas, 40 grs de farinha maizena e açúcar, misture bem e sempre mexendo até levantar fervura. Adicione então o chocolate preto partido e mantenha no lume sempre mexendo mais 3 minutos. Verta o preparado para um pirex grande ou individuais.
2-Demolhe os palitos em leite, coloque-os em cima do creme e pressione ligeiramente. Deixe arrefecer.
3-Misture a restante maizena (aí juntei + 30 grs.) com as natas, (acrescentei embora a receita não peça + 5 dl de leite) e o chocolate branco partido em pedaços. Leve ao lume ao lume sempre mexendo com colher de pau até levantar fervura. Retire, verta por cima dos palitos no pirex e deixe arrefecer. Depois sirva decorado com raspas de chocolate. Guarde no frigorífico. Uma verdadeira delícia.
PREPARAÇÃO NA BIMBY
1-Deite o leite no copo, junte as gemas, 40 grs de maizena e o açúcar e programe 10 seg. vel.7. Depois coloque a borboleta e programe 9 m. temp. 90º vel.3. Adicione depois o chocolate preto partido e mantenha os 90º, vel.3 mais 2 minutos.
2-Deite num pirex, demolhe os palitos em leite, coloque-os por cima do creme pressionando ligeiramente. Deixe arrefecer.
3-Lave o copo, ponha a borboleta, junte a restante farinha maizena (pus + 30 grs.) as natas, o chocolate branco partido e (acrescentei + 5 dl de leite). Programe 9m. temp. 90º vel. 1. Retire e verta por cima dos palitos. Decore com raspas de chocolate depois de frio.

BOM APETITE!

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Canja de Galinha com Ovo

E com o frio de rachar que está lá fora, nada como uma canjinha para animar os ânimos. Normalmente faço com os miúdos de uma galinha de casa, fica muito boa.
Ingredientes

asas, pescoço, moela, fígado e patas de uma galinha
folhas de hortelã
2 ovos batidos
sal q.b.
100 grs de arroz
2 litros de água

Coza os miúdos da galinha na água temperada de sal. Retire os miúdos e desfie em pedaços e reserve.
Na água coza o arroz por 15 minutos, junte os pedaços desfiados da carne, bata os ovos e deite em fio na panela, fica tipo farrapos. Retire do lume e sirva com folhinhas de hortelã. É bem reconfortante. Quem quiser pode adicionar mais carne.
PREPARAÇÃO NA BIMBY
Coloque tudo no copo, excepto o arroz, atenção por só 1 l de água, fora da bimby acrescente o restante e programe 30 m. temp. varoma, vel. colher. Retire a carne e reserve. Adicione o arroz e programe 10m. temp. varoma vel. colher. Junte a carne desfiada e programe + 5 m. temp. varoma vel.colher, entretanto vá deitando pelo bucal os ovos batidos.
BOM APETITE!

domingo, 11 de janeiro de 2009

Cannelloni de Carne á Nani

A vantagem de fazer cannellonis é que cada um pode dar asas á sua imaginação, recheando-os com os mais variados produtos, desde carne, peixe ou legumes. Já o molho bechamel esse não muda nada e é imprescindivel para os cobrir assim como o molho de tomate fresco. Uma verdadeira delícia na minha singela opinião.

Ingredientes

1 pacote de cannelloni
400 grs de carne picada (usei de vaca)
1 cenoura raspada
1 cebola grande picada
1 dente de alho
1 dl de natas
1 dl de caldo de carne
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.

Alourar a cebola e o alho no azeite, juntar cenoura raspada, a carne e mexer, regar com 1dl de caldo de carne e 1 dl de natas, deixar cozinhar por 20 minutos no mínimo. Rectificar de sal e pimenta. Reserve.
Preparação na Bimby: Deite no copo a cebola, alho e azeite, triture 6 seg. vel.5 e refogue 5 m. temp.100º vel.1. Junte a carne, cenoura já préviamente triturada, regue com o caldo e as natas e programe 20m. temp. 100º vel. colher inversa.
Molho de tomate
Picar 400 grs de tomate fresco na centrifugadora ou bimby, temperar com manjerona, sal e pimenta. Deitar no fundo de um pirex.
Rechear os cannellonis com a carne e dispô-los em cima do molho de tomate. Fazer o molho bechamel.
Molho Bechamel
8 dl de leite
60 grs de margarina
noz-moscada e sal q.b.
60 grs de farinha de trigo

Derreter a margarina, acrescentar a farinha, o leite e mexer até levantar fervura. Tempere com sal e noz-moscada. Regue os cannellonis, polvilhe com queijo mozarela, tape o pirex com folha de alumínio e leve ao forno 45 m. a 180º, ao fim de 20 m. retire o papel de alumínio para acabar de cozinhar e alourar um pouco. Sirva com legumes, no meu caso foram vagens de feijão verde com molho de cebola cozida.
Preparação na Bimby, deite ingredientes do bechamel no copo e programe 8m. temp. 90º vel.4.

BOM APETITE!

sábado, 10 de janeiro de 2009

Neve e Mais Neve

Ontem dia 9 de Janeiro o Norte de Portugal vestiu-se de branco, eu sei que não tem nada a ver com o obejctivo principal deste blog que é a culinária mas, não consegui resistir a mostrar-vos as fotografias tiradas pela minha filha J. que era a única que tinha a máquina á mão e pôde registar "in loco" esse magnífico espectáculo, porque sim, é digno de registo. Há mais de 20 anos que não nevava assim tão intensamente e por tanto tempo. Acordamos de manhã com temperaturas negativas na ordem dos -3,5º já os meteorologistas previam a queda de neve. Cliquem nas fotos para ampliar.



























































quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Tarte de Cenoura, Coco e Leite Condensado

Com esta receitinha de tarte vou participar do desafio do Chá da Tarde, Tortas e Bolos Recheados das lindas meninas Chris do blog From Our Home to Yours e da Leila do blog Delishville. Aproveitem para participar deste belo desafio até dia 15 de Janeiro. O resultado da tarte foi bastante positivo, pensei eu que iria ser muito doce mas não, fica no ponto certo. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

1 kg de cenoura cozida e escorrida
1 placa de massa folhada de compra
100 grs de coco ralado
1 lata de leite condensado light (usei normal)
4 ovos + 4 gemas
açúcar em pó ou coco para polvilhar
Reduza as cenouras a puré. Numa tigela deite os ovos, as gemas, o leite condensado, o puré de cenoura e o coco ralado. Mexa muito bem até ficar um creme homogéneo. Forre a tarteira untada ou forrada com papel manteiga e verta dentro o preparado. Leve ao forno bem quente 200º por 30/40 minutos. Deixe arrefecer, desenforme e sirva decorado a gosto com açúcar em pó ou coco ralado.

Preparação na bimby:

Deite no copo 800grs de água, e as cenouras descascadas e cortadas em rodelas na varoma, programe 35m. temp. varoma, vel.1. escorra a água, deite a cenoura no copo e reduza a puré 15 seg. vel.5. Coloque num passador de rede o puré e deixe escorrer bem. Coloque ingredientes todos + cenoura no copo e programe 30 seg. vel.5. Forre tarteira untada ou forrada com papel vegetal, com a massa folhada e deite dentro o preparado. Leve ao forno quente 200º por 30/40 m. Desenforme depois de frio, polvilhe com açúcar em pó ou coco ralado.
Receita retirada da revista Tele-Culinária nº 1518. Também já foi testada no forum bimby4all pelo apok@lypsus.

BOM APETITE!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Bifinhos Marroquinos

Resultaram nuns bifinhos muito saborosos. Receita aprovada por todos os "cobaias" cá de casa. Foi retirada do livro base da bimby pág.80.


















Ingredientes
500 grs de bifinhos em tiras(fiz com bife de vaca)
1 cebola
2 dentes de alho
50 grs de azeite (meio dl)
50 grs de água (meio dl)
1 colher de chá de açúcar ou vinho do Porto (usei vinho do Porto)
50 grs de vinho branco (meio dl)
30 grs de molho de soja (2 colheres de sopa)
1/2 pacote de sopa de rabo de boi (tipo sopas da knorr ou maggi, passo a publicidade)
1 lata de cogumelos laminados
1 lata de rebentos de soja
Vou deixar a preparação de como se faz a bimby e para quem não tem faz no fogão.
Pique ou triture a cebola e o alho, leve ao lume com o azeite e refogue 5 min., junte a água, vinho do Porto, vinho branco e molho de soja, mexa com colher de pau, junte os bifinhos e cozinhe por 15 min. Junte ao preparado a sopa de rabo de boi, os cogumelos, os rebentos de soja e deixe ferver mais 5 min.
Sirva acompanhado de arroz, batata, ou puré e saladas.
Eis o resultado final.
PREPARAÇÃO NA BIMBY
Ponha no copo a cebola e alho, 6seg. vel.5, junte o azeite e refogue 5 min. temp. 100º vel. 1.
Junte a água, vinho do porto, vinho branco e molho soja. Misture 3 seg. vel. 3, coloque os bifinhos e programe 15min. temp.100º, vel. colher inversa. Junte a sopa de rabo de boi, os cogumelos, os rebentos de soja e envolva com a espátula, . A seguir programe mais 5 min. temp. 100º vel. colher inversa.
BOM APETITE!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Tarte de Leite Condensado

Antes de mais quero desejar a todos que me visitam um FELIZ 2009, com muita Paz, Amor e Saúde. Devo-me estar a repetir mas esta é das nossas tartes preferidas, já a postei no início em que criei este blog mas sem fotos, desta vez não me esqueci de a fotografar para verem como fica, a receita original podem vê-la aqui, desta vez vou postar como a faço na bimby. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

Para a base:
200 grs bolacha maria
125 grs margarina

Picam-se as bolachas na bimby vel. 6 uns segundos, junta-se a margarina e mais uns seg. na vel.6. Forra-se uma forma de tarte com fundo amovível e reserva-se.

Recheio:

1 lata de leite condensado
a mesma medida da lata de leite normal
6 ovos
sumo de meio limão

Deitam-se todos os ingredientes na bimby e mistura-se uns seg. vel. 5, deita-se o preparado na tarteira já forrada com a bolacha. Vai ao forno a 180 graus por 30 minutos.


BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails