terça-feira, 2 de junho de 2009

Empada de Morcela e Maçã

A pedido de algumas amigas aqui vai mais uma quiche, espero que seja do agrado de todos, pois é diferente do habitual porque aliamos o doce ao salgado, que na minha opinião "casam" na perfeição. Cliquem nas fotos para ampliar.
Ingredientes

1 base de compra de massa folhada
1 base de compra de massa quebrada
ou,
pode também optar por fazer a seguinte massa
700 grs de farinha
2 dl de azeite (230 grs)
2 dl de cerveja (230 grs)
sal q.b.

Amassar tudo, fazer uma bola e reserve.
Na bimby, deite os líquidos, 1 m. temp. 50º vel.1, junte a farinha 8 seg. vel.6, e 1 m. vel. espiga, retire e reserve.

Recheio
4 maçãs
1/2 kg de morcela
50 grs de azeite
sal q.b.
1 ovo para pincelar

Descasque as maçãs, retire os caroços e pique na picadora . Retire deite num tachinho com o azeite, junte a morcela sem a pele e deixe cozinhar por 5 minutos.
Na bimby, deite a maçã pique 2 seg. vel. 4, junte a norcela, azeite e programe 5m. temp. 100º, vel. 1.
Forrei uma forma de aro amovivel com a massa quebrada, deitei dentro o recheio, cobri com a massa folhada, fiz uns cortes com faca afiada, pincelei com ovo e levei ao forno, 200º por 20 minutos.
Se fizer a massa e casa, divida em duas porções, estique cada uma, forre a forma de aro, deite o recheio, cubra com a outra massa, faça uns cortes, pincele com ovo e leve ao forno 200º por 20 minutos.



Fonte: Forum Bimby

BOM APETITE!

32 comentários:

Mary disse...

Nani,
Deve ser uma combinação perfeita.
Morcela e maçã.nunca fiz nem nunca prove, mas tem um aspecto optimo.



bjs

Luisa Alexandra disse...

Quando estive nos Açores comi morcela com ananás e adorei!
A mistura de sabores completamente diferente une-se na perfeição.
Estou certa de que esta tarte está uma delícia, como é tradição!

Vânia Costa disse...

Esta tarte salgada deve ficar simplesmente deliciosa!
A mistura da morcela com a maçã parece-me muito bem.

Beijinho*

Susana Gomes disse...

Esta receita anda a tentar-me há tempos, e sempre que vejo fotos como estas, até me babo!
:)
Esta combinação de sabores deve ser uma delícia!

Abelha Maia disse...

Nani deve ser um combinação deiliciosa, nunca comi.
bjs

Suzi disse...

Isto deve ser mesmo uma delícia... mas faz-me tão mal!!!!

Patyxa disse...

Adorei
Esta lindo como sempre
Bj

Isabel Pisoeiro disse...

Eu cá acho que ia adorar essa combinação!! Adoro morcela e está com um aspecto... fantástico!! Adorei essa quiche ou empada... lol Bjs.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Gosto muito de sabor doce com salgado. Embora nao coma carne, tenho certeza que é uma receita deliciosa, visto o teu talento! Bjos
Léia

Mari disse...

Nani querida, que receita mais linda e original!! As fotos ficaram fantásticas... me deu uma vontade muito grande de provar, pois adoro a mistura de doces com salgados.
Super beijo

Mari

Mónica Teodoro disse...

Deve ficar uma combinação muito boa
o acido com o salgado, é uma bela sugestão.
Beijinhos.

Nela disse...

Nani, bela receita e realmente devem de casar bem, o doce com o salgado, beijinhosss.

ameixa seca disse...

Ai morcela minha rica morcela. Que beleza :)

Lourdes Sabioni disse...

Nani, eu não descobri ainda o que é morcela...aqui no Brasil o nome é o mesmo? Adoro quiches! Bjs

Paladares da Isa disse...

Bem diferente.
Deve ser muito boa essa tarte.
Bjos

anna disse...

Morcela com maçã parece-me uma combinação excelente!
Quando falas em fazer uma bola, é para juntar as massas quebrada e folhada?
Beijinhos.

Noémia disse...

Bom aspecto e deve ser muito saborosa!:)

Isabelocas disse...

Ficou bem apetitosa.
Bjs

Unknown disse...

Essa combinação nunca tinha visto...mas deve ser óptima. Jinhos doces

Manuela © disse...

Adoro morcela com ananás ou laranja, agora com maçã nunca experimentei. Ficou muito bonita e douradinha.

Delícias e Talentos disse...

Nani, olha que isto é uma bela novidade para mim! Adorova provar para sentir o saborzinho...ficou tão gira que até parece uma tarte doce!
Amiga, vai pensando em algo branquinho! Beijókas doces:)

Isa Bettencourt disse...

Olá :) Tem um miminho no meu blog para ti ;)
bjins

Unknown disse...

Oi Nani
obrigada pela visita!
adorei seu blog!
já está em meus favoritos!
adorei as receitas com atum!
bjos

Axly disse...

Parceirinhaaaaaaaaaa!
Eu não sei o que é morcela, mas fiquei curiosa.
E ficou apetitosa hein... kisss^^

bio_geo_esds@ disse...

Por aqui a morcela é de sangue com arroz, o ficará muito boa nesta receita. Não costumo combinar nada com morcela, embora já tenha comido com ananás, mas agora deixaste-me com vontade de ir a correr fazer esta super-empada.
Parabéns pela originalidade.

Cinha disse...

Apesar de este comentário estar atrasado(amanhã saberás porquê) adorei a tarte!!!
Essa junção de sabores de ser....maravilha!
Beijinhos grande.

Carolina Andrade disse...

Essa massa tá com uma cara boa Nani, que beleza!! Beijos

Natália Eleutério disse...

Olá amigos/as, a morcela é um enchido de sangue, cebola, condimentos e alguns levam arroz e carne, são uma bomba calórica e deliciosos.

Anna, eu usei uma massa quebrada, e outra folhada, não juntei as duas, apenas forrei a forma com a massa quebrada e por cima tapei com a folhada, quando eu me refiro a dividir em duas é no caso de fazer a massa em casa. Espero ter ajudado. ;)

Olguinha disse...

Morcela e maçã, devem fazer uma combinação 5*! Gostei muito

Ana Powell disse...

Olá Nani
Esta é uma daquelas combinações perfeitas. Adorei x

edinha disse...

Vou ter de experimentar porque adoro morcela.DEve ficar uma delícia
Beijinho

Nani disse...

Bem diferente essa combinação.
Beijos

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...