segunda-feira, 29 de junho de 2009

Bacalhau com Natas

O famoso bacalhau com natas que penso já ser sobejamente conhecido, ainda não tinha tido a oportunidade de o fotografar, talvez por esquecimento ou, por achar que como todos já o conhecem que não valeria a pena postar. Mas achei por bem deixar aqui a minha receita até porque este blog para mim é o meu livro de receitas virtual e como esta receita faz parte da ementa cá de casa com frequência eis a minha versão. Cliquem nas fotos para ampliar.

1 kg de batata cortada em cubinhos
4 postas de bacalhau
1 pacote de natas
2 cebolas grandes picadas
azeite q.b.
pão ralado com alho para polvilhar

Molho Bechamel

1/2 l de leite
1/2 l de água de cozer o bacalhau
100 grs de farinha
60 grs de manteiga
sal, pimenta e noz moscada

Coza o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas e lasque-o, reserve.
Frite as batatas. Fazer o molho bechamel, leve ao lume num tacho a manteiga, junte a farinha, mexa, acrescente a água de cozer o bacalhau e o leite, mexa sempre até levantar fervura, retire e tempere de sal, pimenta e noz moscada.
Aloure a cebola no azeite, junte o bacalhau e deixe tomar gosto.
Num pirex, deite as batatas, por cima disponha o bacalhau com a cebolada, envolva muito bem. Deite por cima o molho bechamel e mexa para cobrir, abra as natas e regue o preparado, com uma colher ajude a envolver as natas. Polvilhe com o pão ralado com alho e leve ao forno a gratinar por 15 minutos.



BOM APETITE!

32 comentários:

Vânia Costa disse...

Nani,

Que belo bacalhau com natas... Tem óptimo aspecto.
Nunca aches que uma receita não deve ser publicada, pois existem muitos modos de fazer a mesma coisa e quem sabe se ao publicarmos não descobrimos maneiras de que gostemos?
Eu gostei desta!

Beijinho*

Delírios Gourmet disse...

Nani, deve mesmo ter ficado uma delicia, pq apetitoso está demais! Um bj!

Abelha Maia disse...

É sempre uma delicia,ficou no ponto o teu.
bjs

Axly disse...

Oras, pra mim valeu, parceirinha!
Nunca tinha visto a aparência desse prato e além de tudo, fiquei com água na boca!
Kisss^^

Delícias e Talentos disse...

Eu cá acho que bacalhau com natas nunca é demais e sempre bem-vindo!
O teu ficou tão cremoso, que já dava umas garfadinhas para provar! hehehe:)

ameixa seca disse...

É tão bom que merece ser postado muitas vezes :)

Artes da Andreia disse...

Nunca comi bacalhau com natas que tivesse sido polvilhado com pão ralado, acho que vou tentar fazer assim para ver como fica. Tem um ar de fazer crescer água na boca.
Bjs

Patyxa disse...

que delicia
beijo grande

Piteca disse...

Que bom aspecto amiga!É um dos pratinhos que eu mais adoro!! É mesmo uma verdadeira tentação! :)
Bjcas.

Susana Gomes disse...

E quem é que não gosta de um belo bacalhau com natas?
Este já o comia daqui a pouco ao almoço! :)

Beijinhos.

Inês disse...

Tantas versões.. todas deliciosas! Está com muito bom aspecto. Já dava para o meu almoço! :D

anabenfica disse...

O meu estimado esposo ia adorar, mas eu e as natas não somos lá muito amigas. Mas devo dizer que o aspecto é muito apelativo!!

Beijinhos

Unknown disse...

Adoro bacalhau com natas.
É aquela receita q nunca nos cansamos de fazer e sai sp bem... e faz sp um enorme vistão :)

O teu tá com uma cara optima :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Nani, esta tua receita é famosa, ficou divina - como tudo que voce cozinha! Irei traduzi-la pra minha sogra. Bjos
Léia

Cinha disse...

Agora que falas reparei que também ainda não coloquei no meu blog!
Mas de facto é tão bom e o teu está espectacular!
Beijinhos.

Noémia disse...

E eu que gosto tanto de bacalhau com natas...!
Ficou com muito bom aspecto, devia ter-me feito convidada para essa refeição!:)

conceicao disse...

Ficou com muuuuito bom aspecto. E nunca é demais falar de bacalhau com natas.
:)))

Cristina disse...

Nani, bacalhau com natas é sempre bem vindo :) Há sempre pessoas que não sabem fazer determinado prato, por mais incrivel que nos pareça. No OE ando a preparar mais posts de sopas porque o meu mano solteirão mudou-se e não sabe faezr sopas!!! O bacalhau também faço como tu, só por vezes uso batata cozida em frita, também fica muito bom.

Anónimo disse...

Adoro bacalhau com natas... e este ficou com um aspecto divinal...
Fantástico.
Bjs

Paladares da Isa disse...

E quem não gosta de um bacalhau destes :)
Uma delicia:D
Bjocas

Valeria disse...

Nani ,Amei a tua versão de Bacalhau com Natas!!Tenho uma porção de receitas dela na versão de vários amigos!
Vou anotar a sua para minha coleção porque adoro esse prato!!
Valéris
Papos de Anjo

Mary disse...

Nani,
Que belo bacalhau, cá por casa tb é um prato muito apreciado.
e o teu deve estar uma delicia.


bjs

Rico disse...

Ve-se que ficou bem apetitoso e com um aspecto super delicioso, aposto que estava sim, que delicia, isso me traz recordações de infância. jinhos doces :)xxx

Marta Cunha disse...

Nani, o teu bacalhau está excelente, também costumo fazer mais ou menos assim como tu e é muito bom, mas por acaso ainda não tive também oportunidade para o fotografar. Beijocas

Isabelocas disse...

Este eu adoro.
Bjs

Helena disse...

Olá Nani
Penso como a Vania,uma receita deve ser sempre publicada,ainda para mais se a fazemos frequentemente é sinal que é apreciada.
O aspecto é muito saborooooso!
Bj

Lourdes Sabioni disse...

É o prato que mais gosto com bacalhau...hummmm...eu queria estar aí pra provar essa delícia! Bjs

Laély disse...

Menina: se você tivesse a ideia de quanto estou faminta, aqui no plantão, ainda sem almoço e salivando, ao ver essas fotos e receitas de comida!...
Linkei su blog na minha sala de leitura. Não consegui virar seguidora, porque este PC do trabalho é muito "fresco", mas assim que puder usar um outro, associo-mo a este blog de delícias!
Abraço, açoreana!

Laély disse...

Desculpa alguns erros. A fome faz a gente engolir palavras...

moranguita disse...

adoro e ja nao faço ao tempo este prato tenho de fazer ando com umas saudades.
beijinhos

Anónimo disse...

este bacalhau com natas tem optimo aspecto:) e vai ser a minha inspiraçao para o jantar.
obrigada :)

margaridas disse...

Dêem um saltinho:

http://cupcakeandothersweets.blogspot.com/

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...