sexta-feira, 28 de Novembro de 2008

Bolo de Limão com Sementes de Papoila

Adoramos esse bolo, incrementado com as sementes e com a calda fica super guloso. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

3 ovos
3 colheres de sopa de leite
1 1/2 chávena de chá de farinha com fermento
3/4 chavena de chá de açúcar
1 1/2 colher de chá de baunilha
1/4 colher de chá de sal
1 colher de sopa de raspa de limão
3 colheres de sopa de sementes de papoila
18 grs de manteiga derretida

Calda de limão
1/2 chávena de chá de açúcar
1/4 chávena de chá de sumo de limão

Peneire a farinha com o açúcar, junte a raspa de limão e sementes de papoila. Junte a esta mistura a manteiga e os ovos, batendo muito bem com a batedeira (2 minutos). Unte uma forma tipo bolo inglês e polvilhe com farinha, deite dentro o preparado e leve ao forno pré-aquecido 30/40 minutos a 180º. Enquanto assa, prepara a calda, leve ao lume o limão e açúcar até dissolver o açúcar, quando retirar o bolo do forno, verta a calda bem quente, picando o bolo com um palito. Deixe esfriar um pouco e desenforme.

Fonte: receita retirada do blog o Pecado da Gula.

BOM APETITE!

terça-feira, 25 de Novembro de 2008

Pão Entrançado de Coco

É daqueles pães super deliciosos e bem gulosos, quando se começa nunca mais se quer parar, até que quando olhamos já não há mais pão. Podem ver a receita original no blog Pão Bolos e Cia, uma verdadeira delícia aprovada por miúdos e graúdos. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes
MASSA

300 ml de água
1 ovo
3 colheres de sopa de manteiga
1 colher de chá de sal
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de baunilha
2 colheres de sopa de leite em pó
600 grs de farinha de trigo
20 grs de fermento fresco de padeiro ou em substituição o seco

RECHEIO
100 grs de coco ralado
300 ml de água
3 colheres de sopa de leite em pó
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de maizena
2 colheres de sopa de água
canela q.b.

Misturam-se os ingredientes da massa pela ordem descrita na máquina do pão (se usar o fermento fresco deve préviamente desfazê-lo em água tépida).
Iniciar o ciclo 11 (sandes).
Fazer o recheio. Levar ao lume todos os ingredientes, mexe-se com colher de pau até levantar fervura. Depois do bip sonoro, retira-se a massa (sem desligar a máquina). Divide-se a massa em dois, estende-se cada porção e barra-se cada uma com o creme já pronto, enrola-se tipo torta e entrançam-se os dois rolos, colocam-se novamente na máquina para prosseguir o ciclo.

Se não tiver máquina, a opção é meter a mão na massa no sentido literal, Aqueca a água ligeiramente onde se dissolve o fermento. Numa bacia misturar os secos, acrescentar a manteiga e a água, amassar. Por a levedar em local aquecido. Dividir a massa em dois e fazer como explicado acima. Depois untar uma forma de bolo inglês, por a massa, deixar levedar mais 30 minutos e levar ao forno quente a 190º por 20 minutos.

VERSÃO BIMBY
No copo por a água e fermento e manteiga, programe 3m. temp. 37º vel.1, junte todos os demais ingredientes e programe 2m vel. espiga. Retire e deixe levedar em local aquecido. Divide-se a massa em dois, esticam-se com rolo cada um e recheia-se com o creme. Enrolam-se e entrançam-se. Untar forma de bolo inglês, dispor a massa entrançada e levar ao forno quente 190º por 20 minutos.
Recheio- Ponha todos os ingredientes no copo da bimby e programe 5m. temp. 90º vel. 3.

BOM APETITE!

domingo, 23 de Novembro de 2008

Fofo de Peixe com Couves no Forno

Prato de peixe muito bom, para os que não são amantes de peixe, desse vão gostar concerteza. Ideia retirada de uma receita do site da vaqueiro. Foi aprovadíssima cá em casa. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

400 grs de lombos de Pescada do Cabo da Pescanova
1 couve grande cortada em pedaços e cozida
4 colheres de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.
5 decilitros de leite
60 grs de manteiga ou margarina
2 ovos
noz moscada q.b.
1 cebola
azeite
2 dentes de alho

Tempere o peixe com sal, pimenta e o leite. Descasque e pique a cebola, leve a alourar com a margarina. Junte o peixe escorrido e deixe estufar, por 5 minutos. Lave a couve, corte em pedaços ou juliana grossa e leve a cozer em água temperada com sal. Escorra, leve ao lume 2 dentes de alho picadinhos com azeite, deixe alourar e junte a couve, mexa para envolver bem e retire do lume. Disponha no fundo de uma assadeira e reserve. Por cima disponha o peixe com a cebola deixando a gordura no tacho.
Junte á gordura reservada a farinha e mexa. Regue com o leite que temperou o peixe, mexa e deixe engrossar em lume brando. Rectifique os temperos, de sal, pimenta e noz moscada. Junte as gemas, mexa energicamente, e por fim, já fora do lume, acrescente as claras em castelo. Deite esse creme por cima do peixe, e leve ao forno quente 200º cerca de 15/20 minutos. Sirva e regale-se.


BOM APETITE!

quinta-feira, 20 de Novembro de 2008

Semi-Frio de Morango á Nani

Com o fim de semana á porta nada como fazer uma sobremesa mais elaborada.Deveras delicioso e bem fresquinho. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

Para a mousse:
350 ml de puré de fruta (eu usei morangos)
400 grs de merengue italiano
400 ml de natas

Merengue italiano:
250 grs de açúcar
60 ml de água
5 claras

Bolo genovês ou outro tipo pão de ló:
120 grs de açúcar
4 ovos
120 grs de farinha com fermento

Decoração: doce de morango

Preparação do bolo, bater muito bem os ovos com o açúcar até dobrararem de volume, acrescentar lentamente a farinha peneirada, envolver delicadamente e deitar numa forma redonda untada e polvilhada de farinha. Levar ao forno 180º por 15/20 minutos. Retirar, desenformar e reservar.

Merengue italiano, misture a água com o açúcar. Leve ao lume até atingir o ponto de pérola, (quando retiramos um pouco da calda numa colher e deixamos cair lentamente se começar a cair em gotas temos o ponto). Bater claras em castelo e adicionar lentamente a calda em fio, sempre batendo com a batedeira.

Mousse, triturar os morangos (ou outra fruta á escolha), juntar o merengue italiano e envolver. Bata as natas em chantilly e junte ao preparado.

Montagem: Numa forma de aro amovivel, por uma rodela de bolo (cortar o bolo em dois) por cima um pouco de mousse, outra rodela de bolo, mais mousse. Levar ao congelador. Depois de solidificado cobrir a superfície com doce de morango. Levar novamente ao congelador. Antes de servir retire do congelador 2 horas e leve ao frigorifico.

Delicie-se.

BOM APETITE!

segunda-feira, 17 de Novembro de 2008

Empadão de Atum

É super rápido de fazer e comer, pois que não tem ossos nem espinhas, é um empadão tipo souflé, foi aprovado cá em casa, receita a repetir mais vezes. Cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

Puré de batata
1 kg de batata
manteiga q.b.
leite q.b.
noz-moscada, sal e pimenta q.b.

Faça o puré normalmente e reserve. Coza a batata em água temperada com sal, triture depois de cozida, adicione a manteiga e o leite aquecido, mexa e deite os temperos a gosto.

Bechamel de atum

1 cebola
500 grs de leite ( 1/2 litro)
40 grs de farinha
30 grs de manteiga
3 latas de atum
sal, pimenta e noz -moscada q.b.
queijo mozarella

Pique a cebola, junte o leite, farinha, manteiga, sal, pimenta e noz-moscada e leve ao lume sempre mexendo com colher de pau até levantar fervura. Junte as 2 latas de atum escorridas, mexa muito bem para envolver.
Num pirex de ir ao forno untado, deite uma camada de puré de batata e uma camada de bechamel com atum, faça assim até esgotar as camadas. Polvilhe com queijo mozarella e leve ao forno a gratinar. Sirva com saladas a gosto.



VERSÃO BIMBY
Pique a cebola vel. 6 uns seg., junte leite, farinha, manteiga, sal, pimenta e noz moscada, programe 7 m. temp. 90º vel. 4, e 2 minutos antes de acabar o tempo junte o atum.
Para o puré, 1 kg de batata a cozer com 1/2 litro de leite com borboleta, programe 25m. temp.100º, vel.2, acrescente a manteiga , noz moscada e triture 20 seg. vel.2. Faça camadas alternadas de puré e creme, polvilhe com queijo e leve ao forno a gratinar.
Receita retirada do forum dos bimbólicos da Alface.

BOM APETITE!

sábado, 15 de Novembro de 2008

Delícia de Maçã

Deveras delicioso, a receita de onde foi retirada é feita com marmelos mas, optei pela maçã. Podem ver a rceita original AQUI obrigado Janeca por essa delícia. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

6 maçãs grandes
180 grs de açúcar
0,5 dl de água
1 lata de leite condensado (370 grs)
5 dl de leite
3 dl de natas
6 gemas
1 colher de sopa bem cheia de farinha maizena
canela em pó

Descasque e corte as maçãs em cubos ou fatias e leve ao lume com a água e o açúcar. Deixe cozinhar até estarem desfeitas. Retire e reduza a puré. Coloque numa taça de serviço e deixe arrefecer.
Misture os dois leites e leve ao lume até ferverem. Bata as gemas com a maizena, adicione os leites e leve ao lume brando sempre mexendo com colher de pau até engrossar e ferver. Retire e verta sobre a maçã. Deixe arrefecer novamente. Bata as natas em chantilly e disponha por cima do creme. Leve ao frigorífico até ficar bem fresco. Para servir polvilhe com canela. Uma delícia.

BOM APETITE!

quarta-feira, 12 de Novembro de 2008

Pita

Como gostamos muito de comer pão pita com carne resolvi experimentar essa deliciosa receita que vem no livro de massas da bimby. Sem dúvida a repetir muitas mais vezes. Clique na foto para ampliar.


Ingredientes p/ massa (8 pitas)

3 dl de água
500 grs de farinha sem fermento
2 colheres de café de sal
1 colher de café de açúcar em pó
1 saqueta de fermento seco 11 grs. ou 25 grs de fermento padeiro fresco
3 colheres de sopa de azeite

Para quem tem máquina de pão pode amassar a massa na máquina.
Aqueça a água 37º (morna) e desfaça o fermento. Junte a farinha, o açucar, o azeite, sal e comece a amassar. Ponha a levedar em local aquecido por 1 hora até dobrar de volume. Com as mãos enfarinhadas divida a massa em 8 pedaços. Faça umas bolas, achatando-as ficando com 15 cm de diâmetro e 1 cm de altura. Coloque num tabuleiro ou tabuleiros forrados com papel de estanho. Cubra com pano e deixe repousar 30 minutos. Leve ao forno a 240º durante 8 minutos. No momento de servir, abra com faca afiada sem ir até ao fim e recheie com o seguinte:

RECHEIO

1 alface
1 cenoura
1 pimento
2 cebolas
1 colher chá de sal
0,5 dl de azeite
1 colher de chá de caril
2 colheres de sopa de farinha
2 dentes de alho
0,5 dl de vinho branco
1 colher de sopa de cominhos
2 colheres de sopa de molho de soja
500 grs de carne (bife vaca, ou bife de porco/peru ou peito de frango)

Pique a cebola, alho e corte pimento em pedaçinhos, leve a refogar no azeite. Junte a carne cortada em tiras ou cubinhos e os restantes ingredientes. Cozinhe por 15/20 minutos. Tectifique os temperos. Recheie as pitas. Corte a alface em juliana e raspe a cenoure em tiras finas, deite dentro das pitas. Devo dizer e reforçar de que é uma verdadeira delícia.

A receita de como se faz na bimby, vem no livro de massas da Vorwek pág. 18. Se alguém estiver interessado e que não tenha o livro, não hesite em me dizer que terei todo o gosto em escrever a preparação na bimby.

BOM APETITE!

segunda-feira, 10 de Novembro de 2008

Pudim de Maracujá

É uma receita para os apreciadores de doces com travo ligeiramente ácido, devo dizer que não é das minhas sobremesas favoritas, fiz porque tinha e tenho muitos maracujás, penso que talvez eu também tenha exagerado um pouco no maracujá, no entanto deixo aqui a sugestão. Receita original podem ver AQUI. Cliquem nas fotos para ampliar.

Ingredientes

40 grs de margarina á temperatura ambiente
110 grs de açúcar amarelo
100 grs de farinha sem fermento
2 ovos
3/4 chávena de leite
polpa de 3+3 maracujás

4 ramequins untados

Bata a manteiga com o açúcar, junte a farinha, leite, as gemas e a polpa de 6 maracujás. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente no preparado.Distribua o preparado pelos 4 ramequins e leve ao forno quente 180º por 15 minutos. Quando o topo se apresentar dourado, desligue o forno e deite por cima a restante polpa dos maracujás. Mantenha no forno já desligado por alguns minutos. Retire e sirva depois de frio. Fica tipo bolo pudim. É muito bom para quem aprecia doces ligeiramente ácidos.


BOM APETITE!

sexta-feira, 7 de Novembro de 2008

Bolo de Fubá com Goiabada ou Marmelada

Delicioso bolo em que a goiabada dá-lhe um toque especial, ideal para acompanhar com um cházinho. Cliquem nas fotos para ampliar.















Ingredientes

3 ovos
canela
fatias de goiabada ou marmelada
1 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de leite
1 chávena de chá de farinha de trigo
1 chávena de chá de fubá de milho
1 chávena de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó

Bater tudo no liquidificador ou na bimby (excepto o fermento e goiabada) 2 minutos, retire e envolva o fermento com espátula. Unte uma forma com buraco e forre o fundo com papel vegetal também untado, deite dentro o preparado. Corte a goiabada ou marmelada em fatias e enterre na massa na vertical. Polvilhe com canela e leve ao forno quente 170º por 30 a 40 minutos. Fazer teste do palito.







Aspecto interior do bolo. Uma delícia.




Fonte: Tudo Gostoso por Alessandra J. Almeida
BOM APETITE!

quarta-feira, 5 de Novembro de 2008

Bacalhau da Avó

É da avó porque ela o faz muito bem, deu-me a receita que passo na íntegra, fica um prato de bacalhau saudável e super delicioso. Obrigado avó por partilhares connosco essa delícia. Cliquem nas fotos para ampliar.
















Ingredientes

bacalhau
batatas
vagens de feijão verde
ovos cozidos
cenoura
1 cebola grande
2 dentes de alho
azeite muito
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
vinagre q.b.

Cozer o bacalhau, desfiar de peles, retire as espinhas e reserve. Coza as batatas em cubos ou palitos grossos, coza a cenoura e vagens de feijão verde. Coza os ovos, descasque e parta em rodelas.

Faça um refogado leve com o azeite, cebola e alhos picados e a folha de louro, deve ficar translúcido e não escuro, refresque com vinagre e tempere com sal e pimenta.

Num pirex ou outro que possa ir ao forno, deitar uma camada de batata, cenoura e vagens de feijão, por cima dispor o bacalhau desfiado, regar generosamente com a cebolada, dispor os ovos em rodelas e finalize com o resto de batata, cenoura e vagens, regar novamente e decorar com ovos cozidos. Levar ao forno só para gratinar. Retire e sirva. De referir que as quantidades são doseadas consoante o número de pessoas, daí eu não ter posto quantidades. Delicie-se.

BOM APETITE!

terça-feira, 4 de Novembro de 2008

Peixinhos da Horta

Um acompanhamento tradicional, que é feito com as vagens do feijão verde. Fica muito bom e é preferido pelas crianças ao simplesmente cozido. Clique na foto para ampliar.
Feijão verde cozido em água e sal (vagens)
1 chávena de farinha
3 ovos batidos
1 chávena de água
sal e pimenta q.b.

Depois do feijão cozido, escorre-se e reserva-se. Faz-se um polme nem muito grosso nem muito fino que dê para aderir ao feijão, com os restantes ingredientes. Envolve-se as vagens e levam-se a fritar em azeite quente. Escorre-se em papel absorvente. Serve como acompanhamento para diversos pratos.

BOM APETITE!

domingo, 2 de Novembro de 2008

Rosquinhas com Creme de Coco

São umas rosquinhas que já costumo fazer cá em casa mas com canela, versão original AQUI. Dessa vez o que fiz de diferente foi o recheio de coco, ficaram uma delícia e foram mais do que aprovadas. Receita a repetir mais vezes. Clique na foto para ampliar.

Ingredientes


250 grs de leite (2,5dl)
125 grs de açúcar
100 grs de manteiga ou margarina
40 grs de fermento padeiro
550 grs de farinha (ou pouco mais se necessário)
1 colher de café de sal fino
2 ovos
canela em pó

CREME DE COCO

0,5 l de leite
4 colheres de sopa de coco
2 colheres de sopa de amido de milho (maizena)
75 grs de açúcar
2 ovos

Misturar tudo num tachinho e levar ao lume sempre mexendo com colher de pau até levantar fervura. Retire e deixe arrefecer antes de barrar as rosquinhas.Se fizer na bimby junte tudo e programe 6m. temp.90º vel.4.

O fermento desfaz-se no leite morno mais a margarina. Numa bacia grande, deitar a farinha, o açúcar e o sal e misturar, acrescentar os ovos e começar a envolver deitando o leite aos poucos e amassando até termos uma massa que se desgruda da bacia, deixar levedar em local aquecido até dobrar de volume.Depois de levedada dividir em duas partes que se esticam com o rolo, barram-se com o creme de coco, polvilham-se com canela. Enrolam-se como um rolo e com uma faca bem afiada cortam-se rodelas com 1,5 cm mais ou menos. Faz-se o mesmo com a outra massa e levam-se ao forno 180º por 10 a 15 minutos em tabuleiros forrados com papel manteiga ou, tabuleiro de silicone. De referir que não devem cozer muito porque acabam por ficar muito secos, e outro pormenor, ao por no tabuleiro não devem ficar muito juntos porque eles crescem gente.Se quiser ver o processo de enrolar veja AQUI.

VERSÃO BIMBY
No copo deitar leite, margarina, açúcar e fermento e programar 3 m. temp. 37º vel.2.Juntar os ovos e mexer uns seg. vel. 5, juntar a farinha com o sal e misturar uns seg. vel.5 e depois programar 2m. vel.espiga. Depois faz-se como indicado acima.

BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails