sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Biscoitinhos de Goiabada ou Marmelada

Palavras que melhor os descrevem, deliciosos, deliciosos, a receita deu uns tantos, não contei e comeram-se num instante a repetir muitas mais vezes, a receita original é do blog Delishville.
Fiz com marmelada mas vou experimentar com goiabada até tenho uma caixinha dela. Cliquem nas fotos para ampliar.
E com esta receita concorro já na recta final ao desafio do Chá da Tarde da querida Leila do blog Delishville.





Ingredientes

3 chávenas de chá de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 pacote de natas (200 ml)
1 colher de sopa de manteiga
2 gemas (pus também as claras)
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de baunilha
300 grs de goiabada (fiz com marmelada)
açúcar em pó para polvilhar
2 gemas para pincelar (eu pincelei com leite)

Peneire a farinha com o fermento e o sal. Abra um buraco e coloque as natas, a manteiga, as gemas, o açúcar e a baunilha. Misture e amasse muito bem. Deixe descansar 30 minutos. Corte no formato desejado e recheie co a marmelada. Eu fiz umas bolinhas e dentro de cada uma pus um quadradinho de marmelada. Pincelar com gema (eu pincelei com leite) e levar ao forno quente 180º por 15 minutos ou até se apresentarem douradas. Retire e polvilhe com açúcar em pó. São uma delícia.

VERSÃO BIMBY

No copo da bimby deitar todos os ingredientes e misturar uns seg. vel.5/6 e bater 1 minuto vel. espiga. Siga passos acima pra o restante.
BOM APETITE!

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Perca com Legumes

A perca é um peixe nativo de água doce do mundo inteiro, nesse caso eu arranjei a perca fluviatilis que se encontra em rios da Europa e Ásia. É quanto a mim e na opinião das cobaias que o provaram um peixinho delicioso, que fica muito bem com legumes. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

perca ás postas
1 cebola grande em meias luas
1 dente de alho picado
cenoura grande em rodelas
ervilhas
vinho branco
azeite
sal e pimenta q.b.

Alourar a cebola e o alho no azeite, juntar 1 copo de vinho branco, a cenoura ás rodelas, as ervilhas, tempere de sal e pimenta, tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando por 15 minutos. Junte as postas da perca e deixe cozinhar com o tacho tapado mais uns 15 minutos. Não leva água, fica um peixinho super delicioso. Sirva com arroz branco, ou outro acompanhamento á escolha.

BOM APETITE!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Pão Doce com Farinha Custard

Vai sempre bem com um doce, marmelada, queijo ou até simples com manteiga, é um pão doce delicioso a receita original eu retirei do blog do Renato, Pão Bolos e Cia. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

200 ml de leite morno
50 ml de água morna
1 pacote de 11 grs de fermento seco tipo fermipan ou, 30 grs de fermento padeiro
100 grs de açúcar
3 colheres de sopa de leite em pó
2 colheres de sopa de farinha custard (farinha tipo maizena aromatizada com baunilha)
2 colheres de sopa de margarina
500 grs de farinha

Na máquina de pão seguir a ordem indicada e programar par pão doce.

Manual- Misturar os liquidos, deitar a farinha numa bacia, fazer uma cova no centro e deitar ingredientes secos, juntar depois a margarina e os líquidos mais o fermento (se for de padeiro convém dissove-lo na água morna). Amassar dividir a massa em 3 e fazer uma trança, por numa forma untada tipo bolo inglês e deixar levedar até dobrar de volume. Levar ao forno bem quente 190º por 25 minutos. Se quiser pode pincelar com leite por cima.

BIMBY- No copo deite o leite, a água, a margarina e o açúcar, programe 2 minutos temp. 37º vel.1. Junte depois a farinha, o leite em pó e o fermento seco e misture uns seg. vel. 5, programe 2 minutos vel. espiga. Moldar a a trança dividindo a massa em três, por numa forma tipo bolo inglês untada e deixar levedar. Levar ao forno 180º por 20 minutos.

BOM APETITE!

sábado, 25 de outubro de 2008

Bolos de Arroz

Não sei porque lhe chamam bolos de arroz já que de arroz não leva nadinha, mas é uma deliciosa receita da nossa cozinha tradicional portuguesa. Para a sua confecção são necessários os arcos e tiras de papel, porque as formas não podem ser untadas, eu como não tenho os referidos arcos resolvi experimentar em formas de silicone que não precisa serem untadas e resultou maravilhosamente bem. A receita vem na Tele culinária nº 70 de 29.03.1978. Clique na foto para ampliar.



Ingredientes

250 gs de açúcar
75 grs de margarina
raspa de limão
1 pitada de sal
2 ovos
1,5 dl de leite
350 grs de farinha de trigo peneirada
1 colher de chá de fermento
um pouco de açúcar areado para polvilhar

Deite numa tigela o açúcar, a margarina e a raspa de limão, amasse muito bem (eu faço com batedeira) vá adicionando os ovos, um a um, amassando ou batendo sempre. Junte o leite, e ligue muito bem, a farinha com o fermento e deixe a massa repousar 1 hora. Passada 1 hora, mexa a massa com uma colher de pau (diz-se que é para acordar a massa) e com colher de sopa encha os arcos já forrados com papel ou as formas de silicone. Depois de enchidos coloque em cima um montinho de açúcar areado e leve a cozer em forno bastante quente 180º por 20 minutos. Esta receita dá para 12 bolos de arroz. Eu faço sempre a dobrar, porque como são deliciosos, 12 são muito pouco.

VERSÃO BIMBY

No copo deite 2 cascas de limão e pulverize vel. 8/9, junte o açúcar e margarina e bata 1 minuto vel. 5. Acrescente restantes ingredientes e bata 3 minutos vel. 4/5 e 1 minuto vel. espiga. Siga passos acima para o restante.

BOM APETITE!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Tarte Folhada de Nata

E é mais uma deliciosa tarte simples e rápida de fazer. Fonte Forum dos Bimbólicos. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

1 placa de massa folhada
1 pacote de natas
1,2 l de leite
2 ovos
2 pacotes pudim flan chino
2 colheres de sopa de maizena
8 colheres de sopa de açúcar
canela em pó

Forrar forma de tarte com a massa folhada e reservar. Misturar os ingredientes restantes e levar ao lume num tachinho sempre mexendo até levantar fervura. Retire e deite na forma forrada, leve ao forno bem quente 200º para cozer a massa folhada e dourar o creme.Polvilhe com canela depois de pronta.

VERSÃO BIMBY

Deitar no copo da bimby todos os ingredientes do creme e programe uns seg. vel. 4 para misturar e depois 10 m. temp.90º vel. 3. Siga passos acima para o restante.

BOM APETITE!

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Feijão Verde com Molho de Cebola Fervida e Batatas com Ervas de Provence

São uns acompanhamentos deliciosos para acompanhar carnes assadas, ou outras, faço muitas vezes cá em casa por serem os preferidos de todos, são muito saudáveis. Cliquem nas fotos para ampliar.



Faço assim, parto o feijão verde ao meio e levo a cozer em água a ferver temperada de sal, escorrer e reservar. Corto uma cebola grande em meias luas, pico 2 alhos e levo ao lume com azeite até cozinhar a cebola, ou seja, até se apresentar translúcida, refresco com vinagre, tempero de sal e pimenta e junto ao feijão verde. Servir, nada mais simples e é delicioso.


Para as batatas, depois de descascadas e cortadas em cubos grandes, tempero-as de sal e ervas de provence em abundância, disponho-as num pirex de ir ao forno e rego generosamente com azeite, levo ao forno 190º por 30 minutos, convém ir virando para tostar de ambos os lados. Quando faço esse tipo de batatas aproveito e também faço um assado ao mesmo tempo, poupa-se energia. São deliciosas.
BOM APETITE!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ameijoa com Molho de Natas

É um petisco delicioso que antecede uma refeição, eu costumo fazer para entrada em festas ou jantares cá em casa. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes
1 kg de ameijoa (fresca ou congelada)
1 cebola
1 dente de alho
1 cálice de vinho do porto
1 colher de sopa de farinha maizena
azeite q.b.
salsa q.b.
1 copo de vinho branco
1 dl de natas

Levar ao lume num tacho largo a cebola e alho picados com azeite, deixe cozinhar até ficar translúcida, acrescente restantes ingredientes e deixe levantar fervura, junte as ameijoas, mexa, tape o tacho e deixe suar por 10/15 minutos ou até estarem todas abertas. Retire e sirva acompanhado de umas tostas ou pão e de um belo cocktail. É uma delícia

BOM APETITE!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tarte de Pera com Creme Custard

Fiz essa tarte para aproveitar umas peras que já tinham visto dias melhores e ao visitar o blog do Renato, deparei-me com esta maravilhosa tarte, daí toca a juntar o útil ao agradável, a minha não ficou tão bonita como a dele porque não tenho o utensílio que faz aquele recorte lindo na massa, fiz o melhor que pude, o resultado foi positivo. Cliquem nas fotos para ampliar.




Ingredientes

Massa:
200 grs de farinha
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
150 grs de manteiga ou margarina fria e cortada em cubos
1 dl de água

Misturar a farinha com o sal e açúcar. Acrescentar a margarina e começar a trabalhar com máquina própria ou com as mãos, vai-se juntando a farinha. Deve ficar tipo areia solta, junta-se a água necessária até termos uma massa moldável. Reserve no frigorífico.

Creme:
1/2 l de leite
2,5 colheres de sopa de farinha custard (farinha amarela e aromatizada com baunilha, tipo maizena)
3 colheres de sopa de açúcar
1 casca de limão
1 pau de canela

Misturar tudo numa panela e levar ao lume sempre mexendo até engrossar ligeiramente. Retire a casca do limão e o pau de canela. Deixe arrefecer ligeiramente.

Recheio:
8 peras descascadas e cortadas em fatias ou quartos ou ao meio
leite para pincelar a tarte.

Dividir a massa em 2 e forrar uma tarteira com a massa, colocar o creme e as peras fatiadas. Esticar a outra massa reservada e colocar por cima das peras, fechar bem os bordos. Como podem ver eu fiz umas tirinhas e pus em cima tipo grade. Quem tiver corta massas pode fazer um recorte mais bonito. Pincele com leite e leve ao forno já quente 180º por 30m ou até que se apresente dourada. Retire deixe arrefecer e sirva.

BOM APETITE!

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Folhados de Queijo Cottage e Tomate

Esta é a minha contribuição para o desafio que me foi proposto pela Glau, Renata e Rita Palita do blog Rita Palita, serve como refeição leve e ligeira para um jantar em que não se deve comer muito e também para quando estamos naqueles dias em que não nos apetece muito cozinhar, acompanhado de salada e um sumo de fruta, ficamos super bem. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

1 placa de massa folhada rectangular
fiambre de peru
tomate em fatias
queijo branco cottage (ou para quem não encontra pode facilmente substituir por requeijão ou ricota)
oregãos
leite para pincelar ou gema de ovo batido
Como podem ver pelas fotos acima, cortei a massa folhada ao meio e depois em rectangulos, polvilhei com oregãos, pus fatias de tomate, fiambre e queijo, (quem quiser pode regar com um fio de azeite), colocar a outra massa por cima e fechar bem. Dar uns cortes em cima com faca afiada, pincelar com leite ou ovo e levar ao forno bem quente 220º por 15 minutos. Retirar e servir com saladas a gosto.



BOM APETITE!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Coelho no Forno

Foi a 1ª vez que fiz coelho no forno e adorei, aliás adoramos todos cá em casa, vi a receita original no blog do Beto mas com asas de frango como não tinha o dito cujo, vai daí saiu um coelhinho super delicioso. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

1 coelho
100 grs de mostarda
100 grs de ketchup
1 pacote de sopa de cebola
azeite para untar pirex
1 dl de caldo de carne (não leva na receita original mas optei por adicionar)

Misture todos os ingredientes e envolva no coelho partido aos pedaços. Unte uma assadeira com azeite e disponha os pedaços de coelho já temperados. Leve ao forno quente 190º por 40 minutos, a meio do tempo vire os pedaços para assarem e dourarem de ambos os lados. Retire e sirva com o acompanhento dsejado. Delicie-se.
BOM APETITE!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bolo de Chocolate

Nós cá em casa não fugimos á regra, e o bolo de chocolate está sempre presente em festas de aniversário, ou outras ocasiões de convivio. A receita não é minha retirei-a do forum da bimby e vou apresentar na versão normal e bimby. Fica um bolo muito grande, fofo e delicioso. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes
Medida da chávena- 2,5 dl

1/2 chavena de chá de cacau magro em pó
175 grs de farinha
3 colheres de chá de fermento
300 grs de açúcar
7 ovos
1/2 chávena de óleo de girassol
3/4 chávena de água a ferver
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de café de sal

A forma não é untada, eu ponho uma rodela de papel vegetal no fundo para mais fácil desenformar.
Bater as claras em castelo com o sal e bicarbonato, reserve. Dissolver o cacau na água a ferver.
Numa bacia misturar a farinha, açúcar, fermento, óleo e as gemas, bater muito bem com a batedeira por 4 minutos, acrescentar o cacau dissolvido na água e continuar a bater até formarem-se bolhas. Envolva no preparado as claras em castelo e deite na forma já preparada. Leve ao forno 180º por 45m a 1 hora, convém verificar com palito. Retire do forno e vire logo sobre o prato de serviço. Desenforme quando estiver frio. Cubra com creme de chocolate enfeite a gosto, e se quiser também o pode rechear, eu não fiz essa parte.

VERSÃO BIMBY

No copo deite as claras, o sal e bicarbonato, coloque a borboleta e programe 7 m. vel. 3 1/2. Retire e reserve. Dissolver o cacau na água a ferver e reserve. Deitar no copo restantes ingredientes e programe 6m. vel.3 passando a vel.4, junte o cacau dissolvido na água e programe mais 4m. vel. 4 ou até a massa fazer bolhas. Siga passos acima para o restante.

Para a cobertura fiz a cobertura de chocolate do livro base da bimby pág. 120.

BOM APETITE!
E agora uns miminhos que recebi dos blogs que costumo visitar, deveria nomear e passar a outros tantos, mas gosto de todos sem excepção, por isso sintam-se todos nomeados, e para os que me visitam, sintam-se á vontade para os recolher.




Este selinho Caminhamos juntas, recebi da Ju do blog Comida Boa e Cia, o selo BLOG DE OURO, recebi-o, da Martuxa do blog O Meu Cantinho, do blog Uma Casa no Norte, do blog Artes Viagens e Sabores e da psychic do blog Sítio do Sol.


Estes dois selinhos Campanha da Amizade e este blog é um vício, recebi-os da Janeca do blog Ponto de Pérola.
Obrigado a todos!!!!!!!!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Bolachinhas de Limão e Sementes de Papoila

Eu adoro fazer bolachinhas e mais ainda de as saborear, quando as faço duram no máximo 1/2 dias cá em casa. Nunca das minhas visitas habituais pelos blogs deparei-me com estas deliciosas cookies de limão siciliano de seu nome original, a receita original podem vê-la AQUI. São deliciosas. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

1/4 chávena de sumo de limão siciliano (60 ml)
220 g de margarina sem sal
250 grs de açúcar
1 ovo grande
2 colheres de chá de baunilha
4 colheres de chá de raspas da casca do limão
420 grs de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de sementes de papoila

Leve o sumo de limão ao lume até ferver e reduzir para metade, acrescente metade da margarina, deixe-a derreter e retire do lume.
Bata com batedeira o açúcar (200 grs) com a margarina restante até obtermos um creme, junte o ovo e a mistura da margarina derretida com o sumo, bata por 3 minutos. Misture a baunilha, as sementes de papoila e 3 colheres de raspa de limão, acrescente depois a farinha peneirada com o fermento e o sal, envolva muito bem com colher de pau ou silicone.
Do açúcar que sobrou misture a outra colher de raspas de limão e esfregue bem com os dedos, reserve.
Faça bolinhas com a massa e coloque nas assadeiras untadas ou sobre tapete de silicone, achate-as com a base de um copo e deite por cima o açúcar com as raspas de limão. Leve ao forno quente 175º por 12 minutos. Rende cerca de 60 unidades.


PREPARAÇÃO NA BIMBY
No copo da bimby por a margarina e açúcar e programe 12 seg. vel.4, junte a manteiga, o sumo de limão, o ovo 1 m. vel.4, junte depois a baunilha, sementes de papoila, sal e farinha e programe + 10 seg. vel. 5. Siga passos acima para o restante.

BOM APETITE!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Perú em Cama de Arroz no Forno

É um dos pratos preferidos cá em casa, eu faço sempre a duplicar, daí terem em conta as quantidades, dá á vontade para 8 pessoas. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes
1 perna completa de perú (coxa e sobrecoxa)
1 enchido de sangue (eu uso a morcela de arganil ou outra a gosto)
3 chávenas de chá de arroz carolino
1 ramo de salsa
3 colheres de sopa de molho de soja
1 cerveja preta
1 cubo de carne
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
azeite q.b.
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.



Alourar a cebola e o alho ligeiramente no azeite, juntar a cerveja, molho de soja, cubo de carne, salsa, louro, a carne sem pele, o chouriço e se necessário acrescente um pouco de água (para no final termos caldo suficiente para cozer o arroz), rectifique também os temperos. Deixe cozinhar em lume lento. Depois de cozido, retire o perú e a morcela, deixe esfriar e desfie o perú, a morcela parta em rodelas, reserve. Entretanto na calda que sobrou ponha a cozer o arroz. Num tabuleiro ou pirex que possa ir ao forno, disponha uma camada de arroz, a carne desfiada no meio e outra camada de arroz, alise e decore com a morcela fatiada. Leve ao forno bem quente só para dourar. Sirva e delicie-se.

BOM APETITE!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Semi Frio de Maracujá

Resulta numa sobremesa muito agradavel á vista e paladar. Eu tenho muitos maracujás no quintal e para além do sumo que faço com eles, não sei mais onde gastar tanto maracujá, distribuo pela vizinhança e alguns congelo a polpa mas mesmo assim,tenho muitos. O recheio do semi frio já foi aqui postado na versão delícia de maracujá dessa vez resolvi inovar. Ficou uma sobremesa deliciosa. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

1 pacote de bolacha maria
100 grs de margarina
1 lata de leite condensado
20 maracujás
2 pacotes de gelatina de maracujá ou ananás Royal
3 folhas de gelatina

Triturar a bolacha, junte margarina amolecida e disponha no fundo de uma tarteira de fundo amovivel e leve ao congelador enquanto prepara o recheio.

Fazer 1 pacote de gelatina Royal de acordo com as instruões da embalagem e deixar esfriar, junte-lhe o leite condensado e a polpa de 10 maracujás, mexa e deite sobre a base, leve ao frigorifico para solidificar 5/6 horas.

Demolhe as folhas de gelatina, faça o outro pacote de gelatina Royal de acordo com as instruções da embalagem e junte-lhe as folhas de gelatina escorridas, deixe arrefecer e junte a restante polpa dos 10 maracujás. Deite por cima do creme já solidificado e leve novamente ao frigorifico mais 5/6 horas. Desenforme e sirva. Alguém é servido de uma fatia??????

PREPARAÇÃO NA BIMBY

No copo deite a bolacha e triture na vel.6 uns seg., junte a margarina mais uns seg. vel.6, retire e deite na base da forma. Siga passos acima para o restante.

BOM APETITE!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Arroz de Marisco

Este arrozinho delicioso foi feito pela cunhada num almoço de domingo, onde todos se reunem
e há uma grande algazarra em toda a casa, crianças por um lado adultos por outro, muitas histórias pelo meio, enfim, são momentos inesquecivéis e muito agradáveis. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

1 pacote de mistura de marisco (mexilhão, camarão, delicias do mar, berbigão, ameijoa e pernas de caranguejo)
1 kg de camarão fresco
1 pacote de delícias do mar
1 ramo de salsa ou coentros picados
sal e pimenta q.b.
arroz carolino
tomate ou concentrado de tomate
1 pacote de sopa de marisco
2 cebolas grandes picadas
azeite

Coza o marisco e os camarões em água a ferver e temperada de sal, coe a água, desfaça a sopa de marisco e reserve.Fazer um refogado ligeiro com a cebola, o tomate e o azeite, quando estiver tudo cozinhado, triturar o molho. Deite novamente na panela e acrescente a água reservada da cozedura, junte o arroz ( uma medida de arroz para 4 medidas de caldo e cozinhe por 12 minutos, junte os camarões (guarde alguns para decorar), o preparado do marisco e deixe cozinhar por mais três minutos, rectifique os temperos, polvilhe com salsa ou coentros picados e enfeite com os camarões inteiros reservados.

BOM APETITE!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...