segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Pãozão ou Bola Enrolada de Carnes

Fiz esse pão delicioso para levar a um piquenique, é uma receita grande que dá para dois rolos iguais ao da foto, esta receita pelo que tenho visto tem corrido a blogesfera, e fiquei convencida quando o vi aqui. Cliquem nas fotos para ampliar.




Ingredientes

500 grs de farinha
30 grs de fermento padeiro
1/2 chávena de chá de óleo
1 chávena de chá de leite
sal q.b.
1 gema de ovo
fiambre
chourição
queijo fatiado
azeite
oregãos
2 tomates cortado ás rodelas finas

Desfazer o fermento no leite morno, acrescentar a farinha, o sal e o óleo e amassar, quem tiver máquina de pão pode seguir essa ordem e amassar. Deixar levedar 1 hora em local aquecido.
Estender a massa com o rolo e rechear com tomate, fatias de queijo, chourição, fiambre, oregãos e 1 fiozinho de azeite. Enrolar como se fosse uma torta. Dispor num tabuleiro untado ou com folha de silicone, pincelar com a gema do ovo e vai ao forno médio 170º por 30 a 40 minutos. Como dá um rolo muito grande eu optei por fazer dois rolos. Retirar do forno, fatiar e deliciar-se.
VERSÃO BIMBY

No copo por o leite e o fermento, programe 2 minutos, temp. 37º vel.1, junte os restantes ingredientes e misture uns seg. vel. 5 e 2 minutos vel. espiga. Retire e deixe levedar em local aquecido 1 hora. Siga passos acima para o restante.

BOM APETITE!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Bolo de Coco com Glacé de Limão

É um bolo fresquinho e húmido, muito saboroso, dá vontade de o comer todo de uma vez, só para terem uma ideia de como é bom.


Ingredientes


200 grs de farinha com fermento
50 grs de coco
150 grs de açúcar
2 ovos
1 dl de natas
125 grs de manteiga ou margarina
2 dl de compal pessego (ou o equivalente em sumo de pessego, o compal é um sumo concentrado)


Cobertura Glacé


100 grs de açúcar em pó
2 colheres de sopa de sumo de limão
raspa de limão
15 grs de manteiga ou margarina



  • Misture a farinha com o coco e o açúcar. 
  • Bata os ovos e junte o sumo e as natas, misture bem. Deite o preparado na mistura de farinha e adicione a manteiga derretida, mexa com colher de pau. 
  • Deite numa forma com buraco bem untada e forrada com papel manteiga. 
  • Leve ao forno 180º por 40 minutos. 
  • Desenforme e cubra com o glacé.
  • Junte todos os ingredientes do glacé e leve num recipiente de vidro ao microondas na potência máxima por 50 segundos. 
  • Misture e deite sobre o bolo.


A receita foi retirada do site da vaqueiro.
BOM APETITE!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Açorda de Camarão e Delícias do Mar

Resultou na sequência de restos de pão duro, juntei também uns camarões e umas delícias do mar, quem comeu aprovou. A repetir mais vezes até porque foi a 1ª vez que fiz açorda assim tão incrementada. Cliquem nas fotos para ampliar.



INGREDIENTES

1 cebola
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de tomate frito (ou tomate em polpa ou de lata)
azeite q.b.
12 delícias do mar
10 camarões grandes cozidos, descascados e cortados em rodelas
ervas de provence
vinagre q.b.
sal q.b.
pão duro

Alourei a cebola e 2 dentes de alho em azeite. Demolhei o pão duro em água, depois escorri a água e juntei á cebola, acrescentei o tomate frito, ervas de provence, o vinagre umas gotas e o sal, mexer muito bem até o pão se apresentar todo desfeito. Acrescentar as delicias do mar cortadas em rodelas assim como o camarão, envolver muito bem e rectificar os temperos. Sirva com saladas a gosto. Proporciona-nos uma refeição leve e bastante agradável.

BOM APETITE

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Prémios e distinções do meu blog

O blog Manjar de Ideias Doces e ....não só, foi distinguido com mais uns prémios que desde já agradeço a quem me nomeou com um pedido de desculpas por só agora me ser possível publicar. O prémio Dardos recebi-o da Tina do blog Lua de Sabores, do Apok@lypsus do blog O Cozinheiro da Treta, da Carmencita do blog da Caipirinha ao Cafezinho, da Donna Dani do blog Casa de Farinha,e da Mari'skitchen do blog Mari's kitchen obrigado amigos e passo o prémio a todos aqueles que me visitam.



O prémio Blog de Ouro foi-me atribuído pela Isabel do blog O Meu Cantinho Especial , pela Tina do blog Lua de Sabores, e pela Teia do blog Banquetes e Lanchinhos, obrigado amigas, passo também a todos os que me visitam e fazem já parte do meu dia a dia, sintam-se então pois todos nomeados.

Bolo Anjo de Canela

Palavras para que o possa descrever, delicioso, delicioso,delicioso e acho que tá tudo dito, assim que vi esse bolo no blog da Filipa fiquei logo tentada a fazer porque pareceu-me ser delicioso, macio e não me enganei e como tenho sempre montes mas montes de claras congeladas que sobram do leite creme e da aletria porque sim, isso mesmo, cá em casa são todos uns gulosos, mas como dizia tenho muitas claras daí toca a fazer e devorar no mesmo dia, já podem ver como é muitoooooooooo bom. Cliquem nas fotos e deliciem-se.



INGREDIENTES

14 claras de ovo
1 chávena de chá bem cheia de farinha
1 1/2 chávena de chá de açúcar
1/2 colher de café de sal
canela em pó q.b.
(pus sumo de 1 lima embora não faça parte da receita)

Bata as claras em castelo com o sal até ficarem bem firmes, junte-lhes metade do açúcar e bata mais um pouco até endurecer, envolva com colher de pau e sem bater o restante açúcar misturado com a farinha e o sumo da lima (opcional).
Numa forma grande com buraco (a Filipa diz para untar) eu não untei só pus no fundo uma rodela de papel vegetal. Ponha um pouco de massa e polvilhe com bastante canela em pó, mais massa e canela até se esgotar a massa. Termine com canela. Leve ao forno cerca de 45 minutos a 170º. Faça o teste do palito. Retire do forno e vire a forma sobre o prato e desenforme só depois de frio. Sirva que é mesmo delicioso porque foi testado e mais do que aprovado, a repetir.

BOM APETITE!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Ovos Nani

Prato super simples e delicioso, foi muito apreciado cá em casa. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

6 ovos
1 pacote de natas
2 latas de atum
1 ramo salsa picada
1 cebola picada
1 tomate grande picado e pelado
azeite
sal, pimenta e oregãos em folha

Fazer um refogado ligeiro com a cebola, tomate e azeite. Quando estiver cozinhado, juntar o atum desfiado, acrescentar os ovos batidos com as natas, oregãos e a salsa. Mexa muito bem sob lume médio até os ovos se apresentarem cozinhados. Rectifique os temperos de sal e pimenta. Sirva acompanhado com saladas a gosto. É delicioso.

BOM APETITE!

domingo, 14 de setembro de 2008

Regresso de Férias

Olá a todos e obrigado pelas visitas e comentários, estive ausente por uns dias no estrangeiro e sem internet. O blog regressa á normalidade ainda esta semana, vou tentar me organizar, porque isso das férias é muito bom mas depois há que por tudo nos seus devidos lugares, até á próxima postagem. Vou começar por visitar as cozinhas que fazem parte da minha listinha do lado esquerdo, nem imagino as coisas boas que perdi....

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...