quinta-feira, 31 de julho de 2008

Semifrio de Ananás

Eu tenho por hábito experimentar receitas que me agradam não só pelo aspecto como também pelos ingredientes que levam, se eu gostar do aspecto e não gostar dos ingredientes já não faço, sou assim, fazer o quê. Esse semifrio é um desses casos assim que o vi Aqui e vi os ingredientes fiquei logo tentada a fazer, é fresquinho para a época que atravessamos cá na Europa, fácil e delicioso. Cliquem nas fotos para ampilar.




Ingredientes

2 pacotes de gelatina de ananás (ou outro sabor á escolha)
2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado
6 folhas de gelatina neutra
1 pacote de bolacha tipo maria (200 grs)
100 grs de margarina
ananás (não usei) (a fruta é de acordo com a gelatina que se usa)

Picar a bolacha maria, juntar a margarina derretida, mexer até termos uma farofa. Por no fundo de uma forma de aro amomivel alta e levar ao frigorífico para endurescer enquanto prepara o resto.
Prepara-se uma gelatina com metade da água indicada na embalagem, e dissolve-se 4 folhas de gelatina préviamente demolhadas, deixa-se arrefecer (eu fiz como indicado na embalagem e ficou muito bom ou seja, usei a água toda). Bater as natas em chantilly, juntar o leite condensado e a gelatina já fria misturada com 4 folhas de gelatina. Envolver muito bem e deitar sobre a base de bolacha que já deve estar compacta. Levar novamente ao frigorífico até solidificar por 4 a 5 horas. Fazer o outro pacote de gelatina aí sim com metade da água indicada na embalagem, dissolver as outras restantes 2 folhas de gelatina já demolhadas e deixar arrefecer.
Tira-se o preparado do frigorífico e deita-se por cima a gelatina já fria. Levar de novo ao frigorífico de um dia para o outro. Decorar com fruta de acordo com a gelatina usada (saltei essa parte). Depois é só deliciarem-se.

BOM APETITE!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Carne de Porco com Natas

Continuando a saga dos pratos rápidos e fáceis, este é mais um desses, devo acrescentar que é delicioso, a carne cozinhada dessa maneira fica muito macia e com um molho bem apuradinho. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

1 kg de carne de porco limpa de gorduras

4 dentes de alho cortados aos pedaçinhos

1 cerveja

1 pacote de natas

sal e pimenta q.b.

azeite q.b.

Num tacho largo leve o azeite com os alhos, o louro e a carne, deixe fritar de ambos os lados até ficar bem lourinha. Regue com a cerveja, as natas, tempere de sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar tapado até a carne se apresentar cozinhada. Retire do lume, fatie a carne com faca eléctrica, disponha numa travessa e regue com o molho. Sirva acompanhado com o que mais gostar.

BOM APETITE!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Quiche de Salsichas, Fiambre e Queijo

Mais uma refeição ligeira ou como entrada principal numa festinha, é simples, rápido e delicioso. Cliquem nas fotos para ampliar.






Ingredientes


2 placas de massa folhada
queijo fatiado
fiambre em fatias
salsichas cortadas ao meio
ketchup
mostarda
natas
oregãos

Desenrolar uma massa folhada e por um pouco de mostarda e ketchup, espalhar bem e polvilhar com oregãos, dispor como vê na foto fatias de fiambre, salsichas e o queijo, regar com mais ketchup e um pouco de natas. Cobrir com a outra massa folhada, unir bem os bordos e com uma faca afiada fazer uns cortes por cima. Levar ao forno bem quente 230º por 20 minutos ou até estar toda tostadinha. Retirar e servir quente ou fria.


BOM APETITE!

domingo, 27 de julho de 2008

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Salema no Forno

Mais uma comidinha super fácil de fazer, ando numa de fazer comida prática e rápida, ao mesmo tempo gostosa, claro está, eu simplesmente adoro comer peixe, seja de qualquer maneira ou, não fosse uma açoriana de gema, onde há mar e muito peixinho lá na minha linda ilha de S.Miguel Açores em pleno oceano atlântico. Cliquem nas fotos para ampliar.




Ingredientes

1 salema
2 cebolas
2 dentes de alho
azeite q.b.
vinagre q.b.
sal q.b.

Amanhe o peixinho de guelras e escamas (esse trabalho eu peço na peixaria para mo fazerem) e tempere de sal. Faça uma cebolada com a cebola ás rodelas, o alho picado, e o azeite, quando estiver translúcida, regue com vinagre e deite sobre o peixe que já deve estar numa assadeira. Cubra com papel de alumínio e leve ao forno a assar por 30 minutos a 180º. Retire depois de pronto e sirva com batatinha nova cozida e uma bela salada.

BOM APETITE!

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Carne de Vaca na Panela de Pressão

Eu vi esta receita num programa da Ana Maria Braga que ela fez em directo, fiquei curiosa com a simplicidade da receita, vai daí toca a experimentar e o resultado, adorei, é um prato que faço muitas vezes cá em casa, fica muito saboroso e com um molho muito apuradinho.





Ingredientes

1,5 kg de carne de vaca (lombo ou do acém)
1 pacote de sopa de cebola
1 cerveja
1 chávena de chá de concentrado de tomate

Na panela de pressão, dispor todos os ingredientes. Fechar a panela e levar ao lume, quando houver pressão, reduzir o lume e cozinhar por 30 minutos. Retirar do lume, esperar que saia a pressão, abra a panela, retire a carne, fatie com faca eléctrica e disponha numa travessa, regue com o molho e sirva com puré de batata, ou, arroz, saladas, enfim com o que mais gostar.

BOM APETITE!

domingo, 20 de julho de 2008

Delícia de Maracujá

Numa ida aos Açores de férias, aprendi lá com a mana esta deliciosa sobremesa e como não podia deixar de ser vou compartilhar com todos vós, a receita é da minha manita caçula, tirei poucas fotografias porque como fiz para uma festa cá em casa o tempo não deu para mais. Cliquem nas fotos para ampliar. Deliciem-se com esta maravilha super fácil de fazer.



Ingredientes

2 latas de leite condensado
20 maracujás (a polpa com pevides e sumo)
2 pacotes de gelatina de ananás

Fazer a gelatina como indicado na embalagem e deixar arrefecer. Depois de arrefecida juntar a polpa de maracujá e o leite condensado, envolver bem. Dispor numa taça e levar ao frigorífico algumas horas para solidificar. Servir bem fresco.

BOM APETITE!

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Bolo Pudim de Leite Condensado

Eu habitualmente já fazia esse bolo mas, sempre com chocolate preto, vi há dias no blog La cocina de auro esse bolo com a receita idêntica á minha e resolvi perguntar á Auro se podia fazer com chocolate branco em vez do negro, ela respondeu que sim, pus mãos á obra e vai daí fiz então com chocolate branco, resultou num belíssimo bolo, aprovado por todos. É um bolo a repetir mais vezes. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

Pudim
4 dl de leite
1 lata de leite condensado
1 colher de café de açúcar baunilhado
4 ovos batidos

Bolo
200 grs de chocolate branco
150 grs de margarina
130 grs de açúcar
3 ovos
100 grs de farinha com fermento ou ( 1 colher de chá de fermento)
Bolo - derreter o chocolate com a margarina no microondas. Bater o açucar com os ovos, juntar a mistura de chocolate com a margarina, envolver e acrescentar a farinha com o fermento, reservar.
Pudim - Misturar tudo com batedeira ou, no liquidificador e reserve.
Numa forma de buraco deitar no fundo a cobrir caramelo líquido, dos lados deve-se untar muito bem com margarina, deitar a preparação do bolo e por cima deitar a preparação do pudim ( durante a cozedura invertem-se as posições) levar ao forno em banho-maria 200º por 30 a 40 minutos. Deixar arrefecer, e guardar no frigorífico até ao momento de servir. Desenforme.

BOM APETITE!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Pizza Calzone de Fiambre, Cogumelos e Chourição

Para mim parecem-se mais com uns travesseiros do que outra coisa, mas digo-vos que quem comeu deliciou-se. Tinha em casa no frigorífico fiambre, chourição e queijo fatiado, vai daí o que fazer, pesquisei e retirei a ideia de várias receitas.





Ingredientes

MASSA DA PIZZA

400 grs de farinha
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
25 grs de fermento padeiro (ou 1 saqueta de fermipan)
2 dl de água

RECHEIO

fiambre
chourição
cogumelos fatiados
queijo ralado ou fatiado
natas
azeite
molho de tomate (feito com tomate, cebola, alho, azeite, 1 cenoura, oregãos e sal)
oregãos em pó ou folhas

Massa da pizza, misture a farinha com o sal. Abra uma cova no centro e deite a água morna com o azeite e o fermento. Amasse até obter uma massa elástica que se descole das paredes da tigela. Ponha a levedar em local aquecido até dobrar de volume. Depois de levedada, divida em 4 ou 5 bolas e estenda cada uma delas. Espalhe o molho de tomate, só em metade da massa como vê na foto acima, polvilhe com oregãos e deite as carnes, regue com natas e polvilhe com queijo ralado, (no meu caso como não tinha queijo ralado pus pedaços de queijo fatiado). Cubra com a parte da massa livre, comprima bem os bordos e pincele com ovo batido. Leve ao forno em tabuleiros de silicone ou untados, por 20 minutos a 180º, ou, até se apresentarem dourados. Sirva com salada a gosto.

VERSÃO BIMBY

Faça a massa da pizza como indicado no livro base na pág. 26.
Fazer o molho de tomate do livro base da pág. 18. Siga depois passos acima descritos.

BOM APETITE!

sábado, 12 de julho de 2008

Gelado de Natas com Ovos Moles

É o gelado preferido cá de casa, pela família, amigos e amigos dos amigos, quando vamos jantar a casa de amigos é sempre o doce pedido e preferido, para eu levar. Deliciem-se.





Ingredientes
8 claras
8 colheres de sopa de açúcar
3 pacotes de natas + 6 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de bolacha maria

Bater as claras em castelo, junte o açúcar e continue a bater até obter ponto de suspiro, reserve.
Bater as natas em chantilly com 6 colheres de sopa de açúcar, junte ás claras em castelo e envolva muito bem sem bater. Numa forma de aro amovivel, dispor camada de creme intercalando com bolacha maria, até se esgotar o creme. Levar ao congelador para solidificar. Entretanto prepare o creme de ovos moles.

Ovos Moles

200grs de açúcar
1,5 dl de água
4 gemas
Leva-se o açúcar com a água ao lume. Quando levantar fervura, reduzir para o médio e deixar ferver 3 minutos exactos. Deita-se esta calda por cima das gemas batidas, sempre a mexer para não cozer os ovos. Leva-se novamente ao lume, mexendo até começar a querer ferver, retira-se, deixa-se arrefecer e deita-se por cima do gelado já solidificado. Levar novamente ao congelador mais umas horas. Sirva e delicie-se
BOM APETITE!

terça-feira, 8 de julho de 2008

Mousse de Chocolate com Leite Condensado

Esta receita é da família do meu cunhado, é uma deliciosa sobremesa de chocolate, para os chocólatras é do melhor, servida bem geladinha como sobremesa num belo dia de sol, sentados na esplanada, numa cadeira debaixo do guarda-sol, porque isso de estar de papo para o ar ao sol, faz muito mal, que mais podemos desejar, são servidos de uma bela tacinha.......... 




Ingredientes


2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado
1 pacote de bolacha tipo maria triturada
2 pacotes de mousse instantânea de chocolate (feita com leite)


Fazer a mousse como indicado na embalagem e reserve.
Bater as natas em chantilly e juntar o leite condensado, envolver bem.
Numa taça grande dispor camada de mousse, camada de bolacha maria triturada, camada de natas com leite condensado e camada de bolacha. Fazer essa operação até se esgotar os ingredientes. Levar ao frigorífico de um dia para o outro, ou, pelo menos 6 horas. Sirva bem fresquinho.


BOM APETITE!

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Manjar de Coco (Receita Do Intercâmbio Culinário)

Ufa, Ufa, até que enfim cumpri com o que me foi proposto, gente, fiz uma ginástica danada para conseguir cumprir o prazo que me foi estipulado pelas lindas meninas do Intercâmbio Culinário, e pela minha parceira a querida Axly do Cozinha Temperada. Bem mas como dizia no inicio foi mesmo uma aventura porque como tou de férias não queria deixar de participar e aqui estou eu ás 23 horas do dia 29 de Junho a mandar as fotos e receita á Nana e Axly para serem postados. A receita em si é super fácil de fazer e deliciosa de comer. Fiz em forminhas pequenas de silicone com formato de coração. A do meio não levou molho de ameixa a pedido da minha filhota que não gosta de ameixas. Ficou super, mega hiper , delicioso, recomendo vivamente. Adorei a experiência, desde a compra dos ingredientes até ao trabalho final, gostei tanto que vou experimentar o escondidinho de frango que me mandou a querida Axly. Foi uma experiência deliciosa , porque apesar de falarmos a mesma lingua, temos culturas completamente diferentes e isso nota-se muito na gastronomia, por isso e muito mais foi muito enriquecedor. Já sabem cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 medidas e meia da lata de leite
1 chávena de chá de coco em pó
4 colheres de sopa de maizena

CALDA

1 chávena e meia de açúcar
150 grs de ameixas pretas (ou outro fruto)
1 pedaço de canela
2 cravos da indía

Manjar: misture bem o leite condensado , leite, coco e a maizena. Leve ao lume, mexendo até engrossar. Retire do fogo, despeje numa forma com furo (19cm de diâmetro) molhada e leve á geladeira por cerca de 4 horas.

Calda: misture o açúcar, as ameixas, a canela, o cravo da índia e 2 xícaras e meia de chá de água.
Leve ao fogo, cozinhe por cerca de 10 minutos após iniciar a fervura. Sirva frio por cima do manjar.
Se preferir, pode usar uma mistura de frutos vermelhos no lugar das ameixas.

BOM APETITE!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Risotto de Frango com Legumes

Eu tenho por hábito aproveitar restos de comida, faz-me cá uma confusão deitá-la para o lixo e um dia destes eu tinha muitas sobras de frango de churrasco, vai daí comecei a magicar o que deveria fazer para aproveitá-los, fui então visitar alguns blogs e deparei-me com várias receitas de risotto, mas como não havia nada do que eu queria toca a inventar e saiu-me este belíssimo risotto de frango que foi mais do que aprovado cá em casa pelos meus cobaias. Clique na foto para ampliar.

Ingredientes

300 grs de arroz arbóreo
1,5 dl de vinho branco
2 cubos de caldo de frango
1 colher de café de açafrão
1 cebola picada
azeite ou margarina q.b.
1 chavena de ervilhas cozidas
1 chavena de cenoura cortada aos cubinhos cozida
1 chavena de queijo parmesão ralado ou em lascas
restos de frango de churrasco desfiado

Levar a cebola picada ao lume com o azeite ou margarina até ficar translúcida, junte o arroz e mexa. Deixe o arroz absorver toda a gordura e regue com o vinho branco.
Ferva a 1 litro de água com os cubos de caldo de carne e junte o açafrão. Vá juntando o caldo ao arroz aos poucos e vá mexendo com frequência, conforme for absorvendo, vá juntando mais caldo. Faça essa operação até gastar o caldo e o arroz se apresentar cozinhado. Quando estiver quase pronto, junte as ervilhas e cenoura já préviamente cozidas e escorridas, mexa, junte o frango desfiado e acrescente o queijo ralado ou em lascas. Tape e aguarde uns 3 minutos. Sirva de imediato. Fica delicioso.

BOM APETITE!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Rolo de Carne

E para o jantar que tal um rolinho de carne, nesse caso fiz dois que me deu para duas refeições, resulta num prato muito gostoso e o molhinho dá-lhe um gostinho especial. Eu pessoalmente gosto dos rolos bem molhadinhos sempre bem acompanhados de um belo molho, esse que apresento hoje ficou delicioso. Cliquem nas fotos para ampliar.





Ingredientes
600 grs de carne de vaca picada (quem quiser pode misturar em partes iguais carne de porco)
1 cebola grande picada
1 ramo de salsa picado
1 pacote de sopa de cebola
1 ovo, ou, 2 colheres de sopa de maionese
fatias de queijo
fatias de fiambre
Envolva numa bacia todos os ingredientes muito bem. Estenda na banca um quadrado de película aderente, deite por cima o picado e espalhe bem, conforme vê nas fotos. Disponha fatias de queijo e fiambre e enrole bem, fechando as extremidades para não sair o recheio. Deite num pirex untado e reserve enquanto prepara o seguinte molho:
Molho
1 colher de sopa de maizena
1/2 pacote de natas
1 colher de chá de molho de soja
1 cálice de vinho do porto
1 chávena de água
sal e pimenta q.b.
Misturar tudo e levar num tacho ao lume até levantar fervura. Deixar arrefecer um pouco e regar a carne. Levar ao forno 180º por 40 minutos.
Retire e sirva acompanhado com salada, arroz ou batata.
VERSÃO BIMBY
No copo deite a cebola e a salsa uns segundos vel. 5/6. Juntar a carne moída, a sopa de cebola, o ovo ou a maionese e dar uns toques turbo para envolver bem (3/4 vezes). Siga passos acima descritos.
BOMAPETITE!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...