domingo, 29 de junho de 2008

Salada de Alface com Frutos e Iogurte

Olá minha gente!!!!!!! Cheguei, e com uma saladinha muitooooo fresquinha, é que tá muito calor 36º eu já não aguento tanto calor só mesmo na praia com a brisa do mar é que se tá muito bem. Esta salada serve como refeição principal porque é muito nutritiva, e como não se pode comer refeições muito pesadas, porque senão, não vamos a banhos é o ideal.



INGREDIENTES
alface (muita)
1 maçã descascada e cortada em cubinhos
3 tomates cortados em cubinhos
1 pepino cortado ás rodelas muito finas
1 chávena de chá de queijo cortado aos cubos
1 chávena de uva passa
1 chávena de nozes
1 iogurte natural
4 colheres de sopa de maionese light
1 colher de sobremesa de molho de alho
sal q.b.

Lava-se a alface, deixa-se escorrer muito bem e corta-se com a mão aos pedaços para uma saladeira, acrescente os restantes ingredientes e misture muito bem.
Misture o iogurte com a maionese e o molho de alho e deite por cima da salada, envolva e sirva. É deliciosa assim simples e como acompanhamento de carne ou peixe.

BOM APETITE!

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Quiche de Fiambre, Natas e Chourição

É uma óptima sugestão para piqueniques, fresca, leve e fácil, fácil de elaborar, acompanhada de uma boa salada, tá tudo dito.



Ingredientes

1 base massa quebrada
1 fatia grossa de fiambre (grossura do dedo)
2 fatias grossas de chourição
1 lata de cogumelos pequena
1 pacote de natas
6 ovos
oregãos em folha picada
sa q.b.


Forrar uma tarteira de fundo falso com a massa quebrada. Cortar em cubinhos o chourição, o fiambre e distribuir em cima da massa, por também os cogumelos fatiados.
Bater os ovos com o sal e oregãos, acrescentar as natas e mexer bem, deitar por cima das carnes e levar ao forno quente 190º por 20 a 30 minutos.
Retirar, deixar arrefecer e servir com o que mais gostar.

BOM APETITE!

INTERCAMBIO CULINÁRIO PORTUGAL/BRASIL

O mundo da blogosfera tem dessas coisas, não é que as meninas resolveram e muito bem criar um intercâmbio culinário, sendo elas a querida Nana do blog Manga com Pimenta do Brasil e querida Ameixinha do blog Canela Moída de Portugal, e que á posteriori se veio juntar a também muito querida Axly do blog Cozinha Temperada do Brasil que como não podia deixar de ser é a minha parceira neste intercâmbio. As regras podem vê-las AQUI. Por hoje vou só postar a receita escolhida segundo as regras e depois para a semana posto os resultados e fotos.


MANJAR DE COCO

1 lata de leite condensado
2 medidas e meia da lata de leite
1 chávena de chá de coco em pó
4 colheres de sopa de maizena

CALDA

1 chávena e meia de açúcar
150 grs de ameixas pretas (ou outro fruto)
1 pedaço de canela
2 cravos da indía
Manjar: misture bem o leite condensado , leite, coco e a maizena. Leve ao lume, mexendo até engrossar. Retire do fogo, despeje numa forma com furo (19cm de diâmetro) molhada e leve á geladeira por cerca de 4 horas.

Calda: misture o açúcar, as ameixas, a canela, o cravo da índia e 2 xícaras e meia de chá de água.
Leve ao fogo, cozinhe por cerca de 10 minutos após iniciar a fervura. Sirva frio por cima do manjar.
Se preferir, pode usar uma mistura de frutos vermelhos no lugar das ameixas.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Pudim Toucinho do Céu

Para quem gosta de toucinho do céu, esse pudim é uma versão muito mais light, assemelha-se bastante só que não leva o toucinho nem muito ovo e fica divinal de aspecto é super aveludado, façam que vão adorar, quem é servido??????? Cliquem nas fotos para ampliar. E bom S.João para aqueles que vivem nas terras onde se festeja o dia deste santo popular.



Ingredientes

3 ovos
3 gemas
300 grs de água ( 3 dl)
350 grs de açúcar
caramelo líquido

Deita-se o caramelo no fundo de uma forma e reserva-se. Num tacho levar ao lume o açúcar e a água a ferver por 15 minutos com o lume no mínimo. Retirar e deixar arrefecer um pouco. Bater bem os ovos e as gemas e adicionar em fio a calda, sempre mexendo para não cozer os ovos. Deitar a mistura na forma, tapar com papel de alumínio, por a tampa e levar ao lume em banho-maria por 30 minutos no fogo médio. Retirar e deixar arrefecer na própria forma. Levar ao frigorífico e desenformar na hora de servir.

VERSÃO BIMBY

No copo por a água + açúcar e programe 15m. temp. varoma, vel.1. Retire e deixe arrefecer um pouco, deitar os ovos e gemas no copo e bater vel. 3 1/2 por uns seg. e vai-se deitando a calda com a mesma velocidade. Deitar a mistura na forma com caramelo só no fundo e se quizer cozer na bimby, por 1 l de água, e a forma tapada na varoma, programe 45 m. temp. varoma, vel. 2.
A receita foi retirada daqui.

BOM APETITE!

Prémios e distinções do meu blog

O blog manjar de ideias doces e não só, foi distinguido com mais uns prémios, obrigado a quem me nomeou e a todos em geral que me visitam.



A Árvore da Felicidade foi-me atríbuida pela Joana do blog Mis Recetas Bordadas. As regras são por o link de quem nos nomeou e dizer 6 coisas que gostamos e outras 6 de que não gostamos. Eleger depois 6 pessoas. Bem há tanta coisa que gosto e pouca que não gosto, por isso passo o desafio a quem me visita e queira recolher o selo e passá-lo a outros 6 blogs.

Este selo foi-me passado pela Ameixinha do blog Canela Moída e pela Adriana do blog Sala e Cozinha. As regras são para por o link de quem nos nomeou e passá-lo a 7 pessoas. O MAIS IMPORTANTE É IR AO SITE: CAMPANHA DA MAMOGRAFIA DIGITAL GRATUITA, e dar um CLIQUE. Passo o desafio a todos em geral, porque sendo um problema comum, pode acontecer com qualquer pessoa, dê assim o seu contributo clicando.

sábado, 21 de junho de 2008

Bolo de Mel Caseiro

E com o fim de semana á porta mais um bolinho para o lanche, é um bolo húmido de massa líquida e muito bom, quando está a assar no forno exala um cheirinho tão gostoso a canela por toda a casa, maravilha. Cliquem nas fotos para ampliar.





INGREDIENTES
2 ovos
100 grs de mel ( 4 colheres de sopa)
400 grs de leite (4 dl )
250 grs de açúcar
300 grs de farinha
80 grs de manteiga
2 colheres de sopa de canela
2 colheres de chá de fermento em pó
Coloque todos os ingredientes (excepto a farinha e fermento) numa bacia e bata bem com batedeira (na bimby 5 m. temp. 37º, vel. 3).
Junte a farinha e o fermento e bata mais um pouco (na bimby 15seg. vel. 3).
Deite numa forma com buraco ou tipo bolo inglês untada e forrada com papel vegetal untado e polvilhada com açúcar e leve ao forno 180º por 40 minutos, convém fazer o teste do palito. Desenforme e sirva quente ou frio, é super delicioso.
A receita é do livro doces e sobremesas da bimby pág. 70.

BOM APETITE!

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Lombos de Pescada com Camarão

Esta receita é do mais simples que se pode fazer, e para quem não gosta de peixe cozido o ideal será fazer como indico mais abaixo, não só pela simplicidade como pelo sabor característico do camarão, este prato proporciona-nos uma refeição leve e deliciosa.



Ingredientes

8 lombos de pescada (sem espinhas nem peles)
camarões a gosto
creme de marisco (tipo knorr ou maggi) passo a publicidade
1 chávena de água fria

Diluir o creme de marisco na chávena de água e deitar num tacho largo, levar ao lume e deixar levantar fervura, dispor o peixe e camarão por cima e deixar cozinhar em lume lento (para não agarrar) por 15 minutos ou até o peixe estar cozinhado. Rectificar de sal e servir com salada e arroz ou batata cozida.

BOM APETITE!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Atum com Massa de Ovo

A receita não é minha mas sim de um açoriano da ilha Terceira nos Açores casado com uma amiga minha, ele no verão faz esse prato maravilhoso, deram-me a receita e eu claro está testei e adorei, faço nos dias de calor muitas vezes, não só por ser um prato frio como também é muito leve. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes
250 grs de massa de ovo (nos pacotes vem a indicação de que é feita com ovo)
2 latas de atum
4 ovos cozidos e picados
1 pacote de delicias do mar cortadas ás rodelas
azeitonas q.b. (podem ser dispensadas)
maionese
oregãos
cebola picada
1 cubo de caldo de peixe
salsa picada
azeite e sal q.b.
Cozer a massa 8 minutos em água temperada com sal, azeite, cebola picada, cubo de peixe, oregãos e salsa.
Escorrer e deixar arrefecer, por no prato de serviço e misturar os restantes ingredientes, temperar com maionese a gosto, decorar com azeitonas e servir. Como vêem é super simples de fazer e delicioso de comer.
BOM APETITE!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Tiras de Porco com Rebentos de Soja

Cá em casa somos todos apreciadores da comida chinesa/japonesa, como tal de quando em vez faço umas comidinhas um tanto ou quanto parecidas com as que se come no restaurante. A variante foi acrescentar o milho que nunca tinha experimentado. Resultado final, APROVADO por todos os cobaias cá de casa.



Ingredientes
500 grs de carne de porco cortada em tiras
2 cenouras grandes cortadas em tiras
1 lata de rebentos de soja
1 lata de milho
1 lata de cogumelos
2 cebolas grandes cortada ás tiras
2 colheres de sopa de farinha maizena (amido de milho)
4/5 colheres de sopa de molho de soja
sal e pimenta q.b.
óleo ou azeite para fritar
2 colheres de sopa de molho ketchup
Tempere a carne com o sal e pimenta, 2 colheres de molho de soja e a farinha, mexa e reserve.
Coza a cenoura, escorra e reserve.
Frite a cebola na gordura á escolha, uns segundos, deite a carne e deixe fritar até estar cozinhada, acrescente a cenoura, a soja, o milho e os cogumelos fatiados, deixe cozinhar e apurar, rectifique os temperos.
Com as outras 2 colheres de soja faça um molho, juntando o ketchup, 1 dl de água e deite sobre a carne, deixe levantar fervura, retire do lume, ponha num prato de serviço e ...é só levar para a mesa. Sirva com, por exemplo, arroz e saladas a gosto.
BOM APETITE!

sábado, 14 de junho de 2008

Taças de Chocolate com Natas

Sobremesa muito fresquinha e deliciosa, para os dias quentes que se avizinham, pode ser servida em tacinhas individuais ou taça grande, já fiz das duas maneiras e mais do que uma vez, é uma sobremesa a repetir várias vezes.


Ingredientes

3 ovos
6 colheres de sopa de cola-cao (achocolatado para o leite)
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
1/2 litro + 1 copo de leite
1 pacote de natas batidas com 2 colheres de sopa de açúcar ou, (chantilly)
sal q.b.

Levar todos os ingredientes (menos o copo de leite) ao lume num tacho anti-aderente, mexendo com colher de pau para não pegar até levantar fervura, juntar o copo de leite reservado, bater com a varinha ou liquidificador e levar novamente ao lume até ferver, mexendo sempre. Retire e divida o preparado em tacinhas ou taça e leve ao frigorífico durante umas horas.
Antes de servir decorar com chantilly ou 1 pacote de natas batidas com 2 colheres de sopa de açúcar, polvilhar com bolacha ralada ou chocolate raspado.

VERSÃO BIMBY

No copo por todos os ingredientes (excepto o copo de leite) programe 8 m. temp. 90º, vel. 4.
Aos 6 minutos do tempo programado, juntar o copo de leite reservado e bater vel. 9 uns seg. e baixar para vel. 4 até que acabe o tempo programado. Siga passos acima descritos.



Receita retirada do blog da Alegna.
BOM APETITE!

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Tarte de Bacalhau

A 1ª vez que provei esta tarte foi numa festa em casa de uns amigos, como gostei muitoooo da tarte tratei logo de pedir a receita, vale a pena fazer porque é muito boa, sempre que tenho festas, piqueniques ou até mesmo como refeição ligeira faço-a muitasvezes. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

1 base de massa quebrada, ou na sua falta a seguinte receita

150 grs de farinha
1 ovo
1 colher de sopa de leite

Amassam-se todos os ingredientes da base e forra-se uma tarteira já untada de fundo falso com a massa.

Recheio

2 postas de bacalhau cozido e lascado, sem peles nem espinhas
4 colheres de sopa de farinha
1 ovo
1 chávena grande almoçadeira de leite
1 dente de alho picado
1 cebola grande picada
1 cenoura grande em juliana
sal e pimenta a gosto
óleo ou azeite a gosto

Refoga-se a cebola com o alho no azeite até ficarem transparentes.
Deita-se o bacalhau desfiado e a cenoura e refoga-se um pouco, acrescenta-se a farinha, mexe-se com colher de pau e o leite, mexe-se novamente até levantar fervura.
Retira-se do lume e deita-se o ovo batido, envolve-se muito bem e deixa-se arrefecer um pouco.
Deita-se o preparado na tarteira já préviamente forrada com a massa quebrada e leva-se ao forno 180º por 30 minutos.
Sirva assim simples em festas como entrada ou como refeição ligeira acompanhado de uma boa salada.


BOM APETITE!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Bolo de Maçã

É uma receita criada por minha pessoa para dar uso a algumas maçãs que estavam na fruteira a olhar para mim e a pedir para serem usadas(qualquer semelhança é pura coincidência). Resulta num bolo delicioso com um toque de canela e vinho do porto é o casamento ideal.



Ingredientes
250grs de açúcar
250 grs de fariha com fermento
5 ovos
1,5 dl de óleo de milho
1 colher de sobremesa de canela
1 dl de vinho do porto
2/3 maçãs

Untar uma forma com margarina, polvilhar com açúcar e dispor 1 maçã fatiada, polvilhar com canela e reservar.
Bater muito bem os 5 ovos com o açúcar até dobrarem de volume, juntar depois o óleo, 1 maçã raspada, a farinha misturada com a canela e o vinho do porto, bate-se muito bem com a batedeira e deita-se na forma. Vai ao forno pré-aquecido 165º por 30/40 minutos. Retire e desenforme assim que sair do forno.


BOM APETITE!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Massinha com Peixe

Eu considero este prato mais como sopinha de peixe que serve perfeitamente como prato numa refeição principal. Foi feita no dia em que a nossa Selecção PORTUGAL jogou com a Turquia e ganhou por 2/0 e VIVA PORTUGAL. A sopa foi servida com umas tostinhas que por lapso não fotografei, mas posso garantir que estava divinal e com o sabor da vitória de Portugal ainda soube melhor....eh..eh...eh.


Ingredientes
4 postas de peixe á escolha (eu fiz com pescada e corvina)
1 cebola
2 dentes de alho
2 tomates maduros ou polpa de tomate
água, q.b.
50 grs de azeite
6 mãos cheias de massa cotovelo
salsa
tostas
Refogue a cebola, alho e tomate picadinhos no azeite, junte a salsa e deixe estufar por 8 minutos. Triture o molho e acrescente água suficiente, ponha o peixe e deixe cozinhar. Retire e limpe o peixe de peles e espinhas e desfaça com as mãos em pedaços, reserve. Na água que sobrou, quando levantar fervura deite a massa e coza por 10 minutos, acrescente o peixe, mexa e tempere com sal e mais salsa picada.
Sirva acompanhado de tostas ou fatias de pão.

VERSÃO BIMBY
No copo, deite o azeite, cebola, alho, tomate e salsa, triture uns seg. vel. 5/6, refogar por 10 m. temp. 100º, vel. 1. Triture novamente 20 seg. vel.6. Junte 750 grs de água, coloque o peixe no cesto dentro da bimby e programe 15m. temp. 100º vel. 3. Retire o peixe e deite no copo a massa e programe 10m. temp. 100º vel. colher inversa. Siga passos acima.
A receita foi retirada do forum bimby4all.
BOM APETITE!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Bolo de Chocolate com Recheio de Coco

Bolinho de chocolate agora para o fim de semana em que há mais disponibilidade (para alguns). É tão bom, e o recheio de coco da-lhe aquele toque diria eu delicioso, e uma excelente combinaçao, sendo que já vem com recheio ao sair do forno, é divinal. Fiz para uma festa de aniversário e foi aprovadíssimo por todos. Já sabe, clique nas fotos para ampliar e apreciar esta gostosura.



Ingredientes

175 grs de farinha c/ fermento
130 grs de manteiga
125 grs de açúcar
1,5 dl de leite
3 ovos
25 grs de cacau em pó
1 colher de chá de baunilha em pó

Recheio

2 ovos
1 pacote de natas
150 grs de açúcar
100 grs de coco ralado
10 colheres de sopa de leite

Cobertura

200 grs de chocolate de culinária
50 grs de margarina
0,5 dl de leite

Comece pelo recheio, misture tudo e leve ao lume brando sempre mexendo com colher de pau até ferver, retire e reserve.
Vamos ao bolo, bata a manteiga com o açúcar, junte as gemas, a baunilha e bata muito bem. Acrescente a farinha com o fermento e o cacau, envolva . Bata as claras em castelo e junte á mistura, envolvendo delicadamente. Unte uma forma de buraco e forre com papel vegetal também untado, deite metade da massa do bolo, por cima o recheio já frio e cubra com a restante massa do bolo. Leve ao forno 30 a 40 minutos 180º. Verifique com o palito. Deixe arrefecer, enquanto faz a cobertura, derreta o chocolate em banho-maria com a margarina e o leite. Deite sobre o bolo.
A receita foi retirada daqui.

BOM APETITE!

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Pão com Sementes de Papoila

Simplesmente divinal, tive alguma dificuldade em arranjar as sementes de papoila, mas lá consegui numa ervanária que mandou vir para mim, adorei o pão e torrado na torradeira ainda fica melhor porque sente-se o crocante das sementes, é um pãozinho super fofo. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

200 grs de leite
25 grs de fermento padeiro
2 ovos
120 grs de manteiga
500 grs de farinha (tipo 65)
10 grs de sal
25 grs de açúcar
50 grs de sementes de papoila

Desfazer no leite morno 37º a manteiga e o fermento, juntar o resto dos ingredientes e amassar, por a massa numa forma de bolo tipo inglês e deixar levedar em local aquecido e bem tapadinho (para não apanhar frio) até dobrar de volume. Eu fiz diferente para ficar bem bonitinho,dividi a massa em 3 rolos fiz uma trança e pus dento da forma a levedar. Levar ao forno bem quente 200º por 30 a 40 minutos.

VERSÃO BIMBY

Colocar no copo o leite 1m. temp. 37º vel. 1, juntar o fermento 10 seg. vel. 4.
Juntar depois resto dos ingredientes pela ordem indicada 30 seg. vel.6. Programe depois 3 m. vel. espiga. Fazer passos acima descritos.


A receita foi retirada do blog da Alegna.
BOM APETITE!

terça-feira, 3 de junho de 2008

Cocktail de Maracujá

É um cocktail que se faz muito na minha linda ilha de S.Miguel Açores, dei-lhe este nome porque já não me lembro do nome verdadeiro dessa deliciosa bebida. É uma" bomba", cuidado para aqueles que não aguentam bebidas fortes. Agora com o calor a apertar sabe lindamente um cocktail bem fresquinho, quem tiver o licor de maracujá aconselho vivamente, pois que é muito apreciado por todos aqueles que já provaram quando eu faço.

Ingredientes

3 doses de licor de maracujá
1 dose de bom uísque
1/2 dose de sumo de limão
pedras de gelo q.b.

Misturar tudo e servir em copos largos com ou sem palhinha.

BOM APETITE!

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Espetadas de Queijo Fresco com Tomate

Este foi um dos vários pratos que preparei como entrada numa festa que recentemente organizei cá em minha casa, já apresentei a quiche de alheira agora trago-vos umas espetadinhas que são do mais fácil de fazer. Fica um prato muito bonito , colorido e delicioso. Cliquem nas fotos para ampliar, por lapso falhou a foto do prato temperado com os oregãos.


Ingredientes
queijo fresco de cabra ou vaca (depende do gosto de cada um)
tomate
azeite
oregãos em folhas picadas miudinho
sal q.b.
Partir em pedaços pequenos o queijo e o tomate já lavado e dispor em palitos intercalando as duas coisas. Por no prato de serviço e regar com azeite, temperar com um pouco de sal fino e polvilhar com os oregãos. Servir.

BOM APETITE!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...