sexta-feira, 30 de Maio de 2008

Quiche de Alheira

É do mais simples que se pode fazer, para uma refeição ligeira ou entrada, vi a receita mas em almofadinhas de alheira no blog da BetiChris, tratei logo de fazer mas em quiche por dar menos trabalho, fica deliciosa.




Ingredientes

2 massas folhadas de compra redondas
2 alheiras assadas
1 ovo para pincelar

Depois de assadas as alheiras, retirar o recheio e espalhar por cima de uma base de massa folhada uniformemente, cobrir com a outra massa folhada e vedar bem a toda a volta comprimindo com um garfo. Pincelar com ovo batido e levar ao forno bem quente 220º até dourar. Retire e sirva.

BOM APETITE!

quinta-feira, 29 de Maio de 2008

Rosquinhas de Chocolate

A receita é igual á das rosquinhas de canela já aqui publicadas, optei por variar o recheio barrando com chocolate nutela, ficaram deliciosassssss. Clique nas fotos para ampliar.



INGREDIENTES
1,25 dl de leite (125grs)
70 grs de açúcar
50 grs de margarina
20 grs fermento padeiro
270 grs de farinha (ou pouco mais)
1 ovo
chocolate (tipo nutela) para barrar
Desfazer no leite morno 37º o fermento e a margarina, numa bacia, deitar a farinha com o açúcar e o sal misturar e acrescentar o ovo batido e o leite, começa-se a amassar até termos massa moldável. Tapar com panos e deixar levedar em local aquecido até dobrar de volume. Deitar na banca e esticar com o rolo da massa até termos um rectangulo, barra-se generosamente com chocolate e enrola-se (como vêm nas fotos acima). Cortar em rodelas grossas e dispô-las num tabuleiro untado ou, com pano de silicone e levar ao forno 180º por 10 a 15 minutos. Não convém deixar cozer muito para não ficarem muito secos. Retire e coma quentes ou frios, são super, mega, hiper deliciosos.
VERSÃO BIMBY
No copo deitar leite + margarina e fermento programa-se 3m. temp. 37º vel.2. Acrescentar resto dos ingredientes e misturar uns seg. vel. 5 e 2 m. vel. espiga. Siga passos acima descritos.
BOM APETITE!

terça-feira, 27 de Maio de 2008

Roupa Velha de Bacalhau

Nunca é demais divulgar os nossos pratos tradicionais como é o caso da roupa velha, um prato com fortes raízes portuguesas feito com o resto do cozido da noite da consoada, eu bem sei que é um prato sobejamente conhecido, mas é muito bom e eu normalmente faço muitas vezes de propósito porque é uma comidinha que nós adoramos. Clique nas fotos para ampliar.




Ingredientes
bacalhau cozido e lascado
batatas cozidas e partidas aos cubos
cenoura cozida e cortada aos cubos
ovos cozidos e partidos aos pedaços
couve cozida aos pedaços grandes
2 cebolas grandes picadas cruas
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
azeite (bastante)
vinagre q.b.
sal q.b.
Num tacho largo deitar o azeite com a cebola e o alho picados mais a folha do louro e deixar refogar lentamente, refresque com vinagre e vá deitando o bacalhau e deixe tomar gosto, a cenoura e mexa, a couve mais a batata, vá mexendo para não agarrar ao tacho e deixe ir tomando gosto dos temperos, junte os ovos picados, mais uma mexidela e apague o fogão. Sirva só assim. É muito simples de fazer e dá para aproveitar o cozido do bacalhau, e temos um belo pratinho bem gostoso.
BOM APETITE!

segunda-feira, 26 de Maio de 2008

Bolo de farinha de milho (fubá)

O bolo é tudo de bom, delicioso e muito fofinho, (tantos adjectivos para definir o bolinho), mas é verdade andei á procura de um bolo de farinha de milho e encontrei várias receitas, escolhi duas e quando ponho mãos á obra vi para meu desgosto que não tinha nem os ingredientes para um nem para o outro, resultado fiz com o que tinha e resultou nessa deliciosa maravilha, a repetir muitassssssss mais vezes. Clique nas fotos para ampliar e apreciar essa gostosura.


Ingredientes

2 chávenas de chá de leite
1 chávena de chá de óleo de girassol
1/2 chávena de chá de farinha de milho amarela
2 chávenas de chá de farinha de trigo
1 chávena de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento
3 ovos
1/2 chávena de queijo ralado (eu usei queijo emmental ralado françes)

Bater no liquidificador, ou (na BIMBY) os ovos, óleo, leite farinhas e açúcar muito bem uns minutos, juntar depois o queijo e misturar com colher de pau, acrescentar o fermento e mexer.
Unte uma forma sem buraco, forre com papel manteiga e deite a mistura. Leve ao forno 170º por 30 minutos. Convém verificar com palito, desenforme quando estiver morno e sirva. É super macio e muito mas muitooooooo gostoso.



BOM APETITE!

sábado, 24 de Maio de 2008

Pescada Gratinada

Um peixinho cai sempre bem, é uma refeição leve e apesar de algumas crianças não gostarem muito de comer peixe, esse concerteza que vão adorar, é uma receita bem simples de confeccionar, eu fiz a dobrar por isso tenham em atenção os ingredientes. Cliquem nas fotos para ampliar.



Ingredientes

4 lombos de pescada
1 dl de azeite
2 dl de leite
2 dentes de alho picados
1 ramo de salsa
queijo mozzarella ralado q.b.
pão ralado q.b.
sal e pimenta q.b.
sumo de meio limão

Untar pirex, dispor o peixe no fundo temperado com sal, pimenta e alho, polvilhar com a salsa picada e regar com o azeite e o leite. Polvilhar com o queijo e o pão ralados. Levar ao forno quente 180º por 30 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho. Retire regue com o sumo do limão e sirva acompanhado de um puré de batata.

A receita é do forum dos bimbólicos. Todos adoraram o peixinho e não sobrou nenhum para contar a história.

BOM APETITE!

sexta-feira, 23 de Maio de 2008

Bolachinhas de Canela e Gengibre

Mais uma receitinha fácil, fácil de umas bolachinchas de especiarias, são muito saborosas, receita a repetir.



Ingredientes
400 g de farinha
150 grs de açúcar açúcar amarelo
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela
200 grs de margarina
1 ovo
Misture tudo e faça rolos com cerca de 5 cm de diâmetro. Corte em rodelas e coloque em tabuleiros, com um garfo faça riscos por cima e leve ao forno quente por 15 minutos.
VERSÃO BIMBY
Deite os ingredientes todos na bimby e misture uns segundos na velocidade 5. Siga passos acima descritos.
BOM APETITE!

quarta-feira, 21 de Maio de 2008

Pão de alho e salsa recheado com mozzarella

Acabadinho de sair do forno com um cheirinho a alho delicioso e quando se parte aparece o queijo derretido, é para os fanáticos de queijo uma verdadeira delícia, eu sou uma das fanáticas.Cliquem nas fotos para ampliar.




Ingredientes

2 dl de leite
0,5 dl de azeite
1 colher de chá de sal
1 pacote 11 grs de fermipan ou equivalente em fermento padeiro
400 grs de farinha
2 dentes de alho moídos
1 ramo de salsa ou coentros
queijo mozzarella q.b.

Desfaça o sal na água tépida 37º, junte o azeite e adicione á farinha misturada com o fermento, adicione o alho e salsa bem picadinhos. Comece a amassar até se desgrudar e ponha a levedar em local aquecido (ou no forno a 50º com uma tigela de água morna), até dobrar de volume. Estenda a massa com o rolo e plvilhe com bastante queijo ralado, enrole como se faz com as tortas, e leve ao forno a assar por 15 a 20 minutos a 180º.
Retire e deguste o maravilhoso pãozinho, (por lapso esqueci-me de tirar foto antes de por no forno, a foto tirada já é dentro do forno, daí não ter ficado com uma imagem nítida).

VERSÃO BIMBY

No copo deitar o alho e salsa e pique vel. 7, 15 seg., junte leite, azeite e sal, 1m. temp.37º vel.1,
junte depois a farinho e o fermipan, 15 seg. vel. 6 e 1m. vel. espiga, siga passos acima descritos.
Receita retirada do forum dos bimbólicos.

BOM APETITE!

terça-feira, 20 de Maio de 2008

Azeitonas com Queijo Creme e Uva Passa

Aperitivo delicioso, porque quando os sabores do queijo, do acre da zeitona e da doçura da uva passa se misturam, é uma verdadeira maravilha quanto a mim, gostei dessa receita pela sua simplicidade e originalidade, não ponho quantidades fica ao critério de cada um, cliquem nas fotos para ampliar.


Ingredientes

Azeitonas verdes sem caroço
1 pacote de queijo creme (tipo philadelphia)
uva passa sem grainha
ovo batido para panar
pão ralado para panar

Recheiam-se as azeitonas com uvas passas, na mão deite uma colher de sobremesa de queijo, coloque a azeitona e envolva-a no queijo, como podem ver pelas fotos acima, dispor em película aderente, passar por ovo batido e depois por pão ralado. Levar ao congelador por 1 hora. Frite depois em azeite, escorra em papel absorvente e sirva como aperitivo.
Receita retirada do blog Erdecai.

BOM APETITE!

segunda-feira, 19 de Maio de 2008

Quadrados de carne picada recheados com fiambre e queijo

Uns quadradinhos diferentes, feitos com carne picada e que fazem a delícia das crianças, e não só, adultos também, o queijinho derretido quando são partidos, hummmmm, dá vontade de os comer todos de uma vez, isto para os que adoram queijo como eu. Ora então passemos ás imagens para abrir o apetite e aos ingredientes. Cique nas imagens para ampliar.



Ingredientes
500 grs de carne de vaca picada
fatias de fiambre
fatias de queijo
2 ovos para panar
salsa picada
farinha para panar
farinha de pão ralado para panar
sal e pimenta q.b.
Misturar a carne picada com o sal, pimenta e a salsa picada. Untar uma forma quadrada e dispor uma camada muito fina de carne, calcando bem e sem deixar furos, por cima pôe-se fatias de queijo e depois fatias de fiambre de modo a cobrir a carne, como podem ver pelas fotografias acima, e terminamos com o resto da carne, tapando muito bem.
Desenformamos e cortamos quadrados com uma faca bem afiada e do mesmo tamanho.
Passar por farinha, por ovo e farinha de pão ralado. (Passar se preciso por ovo novamente os bordos e depois por farinha de pão ralado para o queijo não sair quando forem a fritar).
Levar ao congelador por 1 hora. Retirar e fritam-se em azeite uns minutos de um lado e outro, cuidado para não deixar queimar. Sirva acompanhdo com ketchup, batata frita ou o que gostar mais.
Esta receita foi retirada DAQUI.
BOM APETITE!

sábado, 17 de Maio de 2008

Filhós no Forno dos Açores

Fim de semana gente iupi, adoro chegar ao fim de semana e quando não trabalho maravilha, tenho mais tempo para as minhas coisinhas e pensar na ementa que vou inventar ou fazer os que estão na minha lista de espera que vai longa gente podem crer, é tanta coisa boa que nos enche as medidas bem adiante, trouxe uma receita que foi retirada da Tele-Culinária nº135 de umas filhós nos forno da Ilha Terceira Açores, dizem ser muito populares naquela ilha, o que eu sei e posso afirmar porque já fiz várias vezes é que são deliciosasssssssssss e fáceis de fazer.






Ingredientes

250 grs de farinha
5 ovos
2,5 dl de leite (1 quarto de litro)
2,5 dl de água
1 colher chá de fermento

Bata bem os ovos até aumentarem de volume, junte a farinha , o leite e a a´gua misturados e o fermento, misture bem, fica uma massa líquida mas é mesmo assim. Aqueça o forno 200º, unta as formas com margarina se forem de silicone não precisa e leve ao forno muito quente por 45 minutos, crescem muito, verifique com palito se estão cozidas, ficam ocas por dentro, retire e desenforme e depois dê-lhes um pequeno corte e recheie-as com o seguinte creme.

Creme para rechear


1/2 litro de leite
2 colheres de sopa de amido (farinha maizena)
1 vagem de baunilha
2 ovos
200 grs de açúcar


Ferva o leite com a vagem. Misture os ovos com o açúcar e a farinha e deite-lhes o leite quente misturando bem, leve novamente ao lume a engrossar, mexendo sempre com colher de pau. Este creme serve para rechear as filhós, ou outros bolos.

VERSÃO BIMBY
No copo com a borboleta, bata os ovos 3m. temp. 37º vel. 3, depois sem temperatura + 2 m. vel.3. Retire a borboleta e junte a farinha , o leite, a água e o fermento 10 seg. vel.5/6.
Creme
Junte os ingredientes do creme e programe 8m. temp.90º vel.3. Siga os passos acima descritos.

BOM APETITE!

quinta-feira, 15 de Maio de 2008

Bolo de Limão

O bolo em si é super macio e o limão inteiro com casca e sumo dá-lhe um paladar extraordinário, tão depressa o fiz como desapareceu num abrir e fechar de olhos, aconselho a experimentarem. Cique nas fotos para ampliar.

Ingredientes

250 grs de açúcar
1 ovo + 2 gemas (fiz com 3 ovos inteiros)
220 grs de farinha (pus 250 grs)
100 grs de margarina
1 iogurte natural
1 limão inteiro com casca e sumo
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal

Coloque no liquidificador o açúcar, o limão cortado aos bocados sem as pevides e os ovos e triture tudo. Junte os restantes ingredientes e bata uns 2 minutos. Unte uma forma e polvilhe com farinha, vaze dentro o preparado e leve ao forno pré aquecido 180º por 30minutos, convém verificar fazendo o teste do palito. desenforme e sirva depois de frio. É deliciosoooooo.
A receita foi retirada do livro de receitas base da bimby, pág.102, bolo de laranja, tem algumas alterações feitas por mim e testadas, como por exemplo o limão e o que está entre parentesis.

VERSÃO BIMBY

Coloque no copo açúcar + limão cortado + ovos, programe 1m. temp. 50º vel. 5. Junte restantes ingredientes e programe 30 seg. vel. 5 e depois 2 minutos vel. espiga, (esta alteração não consta no livro, fiz assim e resultou num bolo muito bom), siga os passos acima descritos.



BOM APETITE!

quarta-feira, 14 de Maio de 2008

Lulas com Cerveja e Natas

Aqui em casa todo mundo adora lulas e como é um prato que faço muitas vezes, tenho que variar o modo de as preparar, e a receita foi mesmo aprovada e vai fazer parte do cardápio cá de casa, porque ficaram deliciosassssssssssss, clique nas fotos para ver melhor.


Ingredientes

1 kg de lulas
1 pacote de natas
1 cebola grande picadinha
50 grs de margarina
2 colheres de sopa de farinha
3 colheres de sopa de tomate ketchup
sal e pimenta q.b.

Depois de limpas as lulas, polvilham-se com a farinha e reserva-se.
Num tacho largo leve ao lume a margarina e a cebola picada até alourar ligeiramente, junte as lulas e deixe suar uns minutos, acrescente depois a cerveja, o tomate, o sal muito pouco, pimenta e as natas, tape e deixe cozinhar em lume médio por 30 a 40 minutos. Retire, rectifique os temperos e sirva com puré de batata.



BOM APETITE!

terça-feira, 13 de Maio de 2008

Bolo de Carnes

É um bolo salgado delicioso para festas ou piqueniques super macio, a receita foi-me fornecida por uma amiga a Mena, e com a vantagem de ser super fácil de fazer, senão vejamos.....

Ingredientes

6 ovos

170 grs de óleo (1 chávena de chá) ou (xícara)
500 grs de farinha (3 chavenas de chá)
2 colheres de sobremesa de fermento em pó

sal q.b.

240 grs de leite (1 chávena de chá)

Recheio


1 fatia grossa de fiambre (da grossura de um dedo)
1 fatia grossa de mortadela
meia chávena de chá de queijo partido aos cubinhos

Bater muito bem os ovos, juntar o óleo, a farinha, o sal, o leite e bater muito bem no liquidificador. Acrescentar as carnes e o queijo e mexer. Untar uma forma redonda sem buraco e polvilhe com farinha de pão ralado (farinha de rosca) e leve a assar em forno quente 180º por 20 minutos, convém verificar.
Deixe arrefecer, desenforme e sirva, é delicioso e fofinho.

VERSÃO BIMBY

Deitar no copo os ovos e bata uns seg. vel.4, juntar farinha, sal, leite e óleo uns seg. vel.5/6 e 2 minutos na velocidade espiga, misture as carnes só envolver e deite na forma untada e polvilhada com farinha de rosca, leve ao forno quente 180º por 20 minutos. Convém verificar.



BOM APETITE!

segunda-feira, 12 de Maio de 2008

Lasanha de Batata, Beringela e Carne

Uma lasanha diferente do habitual sem a massa, é um pouco trabalhosa mas o resultado final compensa. Aprovada por todos os cobaias que jantaram, no início fiquei preocupada e pensando para comigo se a comida for menos boa ficamos todos sem jantar, mas não, todo a gente gostou e achou deliciosa. A receita é do blog Rainhas do Lar e podem vê-la AQUI.







Ingredientes

Batatas descascadas e cortadas em rodelas grossas
3 beringelas
500 grs de carne moída refogada(ver ingredientes na preparação abaixo)
molho bechamel(ver ingredientes na preparação abaixo)
queijo para gratinar

Cortar as beringelas em rodelas com casca e deixar de molho em água e sal 30 minutos (para tirar o sabor amargo da beringela) depois escorrer e passar por água e enxugar, frite em azeite e escorra em papel absorvente. Reserve.
Fazer um refogado com alho, cebola, louro, salsa, pimenta, sal, tomate, vinho e a carne moída, até esta estar cozinha e apurada, reserve.
Prepare um molho bechamel, levando ao lume num tachinho 60 grs de margarina, juntar 100 grs de farinha mexer e juntar pouco a pouco 1 l de leite, temperar de sal, pimenta e noz moscada e deixar no lume até ferver mas sempre mexendo com colher de pau.
Agora passamos á montagem da lasanha como podem verificar pelas fotos acima, num pirex untado, deite no fundo uma camada de batatas, por cima uma camada de beringela e por cima a carne com o molho, cubra com uma camada de batatas e regue com o molho bechamel, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno quente por 30 a 40 minutos até que espetando uma faca se verifique que está cozinhado. Sirva com uma saladinha a acompanhar, eu achei um prato supimpa.

BOM APETITE!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails