segunda-feira, 31 de março de 2008

Para Reflectir



E porque o nosso PLANETA TERRA É MARAVILHOSO.... e porque hoje não não tenho nada de especial para publicar...e porque infelizmente nos dias que correm, não há um único dia em que ligamos a Tv, a rádio ou simplesmente lemos o jornal, sem vermos, ouvirmos ou lermos que neste ou naquele país há guerra............. é triste não é?

Gostaria então de vos pôr a reflectir com uma citação do célebre Mahatma Gandhi

"A humanidade não pode libertar-se da violência senão por meio da não violência"

domingo, 30 de março de 2008

Pão com Recheio de Chocolate

Hoje domingo, e porque tinha mais tempo disponivel, resolvi fazer um pão com recheio de chocolate (pode ser nutela ou outro de compra), já costumo fazê-lo várias vezes, mas hoje, parece que estiquei muito a massa....resultado, abriu por cima.....mas isto não quer dizer nada.....porque de sabor..........palavras para quê...vejam e comam com os olhinhos...eh...eh...eh

125 grs ou 1,25 dl de leite
50 grs margarina
20 grs fermento de padeiro
25 grs açúcar
1 ovo
1 colher (café) de sal
350 grs de farinha tipo 65
chocolate nutela q.b.
gema de ovo para pincelar+açúcar para polvilhar

Dissolve-se o fermento no leite morno, mistura-se a farinha com sal e açúcar, deita-se na banca, faz-se uma cova e deita-se o ovo, a margarina derretida e o leite com fermento, amassa-se, forma-se uma bola e deixa-se levedar num local aquecido. Quando dobrar de volume, unte a banca com óleo, deite a massa e estenda com o rolo de cozinha.



Barre-o com o chocolate, enrole e una as pontas formando um círculo. Deixe levedar mais uns 15 minutos. Pincele com gema de ovo batido e polvilhe com açúcar.
Leve ao forno pré-aquecido 200º por 20 minutos.


No tabuleiro já pronto para a segunda levedação. E já quando retirei do forno, vejam o aspecto dele por dentro.
VERSÃO BIMBY
No copo, deite o leite, margarina e açúcar e programe 2m, tem.37º, vel.2. Junte o fermento e os ovos 10seg. vel.6, junte depois a farinha misturada com o sal e programe 2m vel. espiga.
Depois é só seguir os passos acima descritos.

sábado, 29 de março de 2008

"Torta" de Maçã



Na minha passagem habitual pelos blogs deparei-me com esta pequena maravilha. Leva maçã, canela, leite condensado, enfim palavras para quê?... Resolvi então testar. A receita está no blog "Rainhas do Lar" aqui.
Como fiz algumas alterações vou então por a minha versão, para quem quiser ver a original clik no link acima.
Massa
1 pacote de bolacha maria
150 grs margarina
Ralar as bolachas e misturar-lhes a margarina derretida, forrar uma tarteira e levar ao fornopor 10 minutos a 180º.
Recheio
3 maçãs descascadas e cortadas em cubos
5 colheres (sopa) de açúcar
1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas batidas em chantilly
3 gemas
umas gotas de baunilha
2 colheres (chá) de canela em pó
6 folhas de gelatina
1 pau de canela
Leve a maçã com o açúcar e 0,5 dl de água mais o pau de canela num tacho ao lume até ficar macia. Retire do tacho e separe 1/3 o restante triture e misture a duas colheres de canela envolva com o 1/3 de maçã reservada e deite na forma.
Prepare o creme, leve ao lume o leite condensado com as gemas mexendo até quase ferver, retire e misture a gelatina (que esteve préviamente em água para amolecer) misture bem, deixe arrefecer um pouco e misture-lhe as natas batidas. Deite por cima da maçã e leve ao frigorifíco para solidificar. Desenforme e decore com açúcar e canela ou como preferir.
Espero que gostem.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Empadão de Frango com ovos

Lá vai mais uma receitinha de frango, espero que gostem...... aqui em casa é muito apreciada. Fiz uma pequena reportagem.

Ingredientes

1/2 frango
1 cebola
1 lata de cogumelos laminados
1 lata de milho
3 colheres (sopa) de polpa de tomate
1 pacote de natas
1 dl de azeite
batata, leite, margarina, sal e pimenta q.b., e noz-moscada para fazer o puré
queijo ralado q.b.

Cozer o frango em água temperada com sal. Desfiá-lo grosseiramente. Num tacho levar o azeite com a cebola picada até esta ficar translúcida, juntar a polpa de tomate, o frango desfiado, a lata de milho e a lata de cogumelos, regar com 1/2 pacte de natas. Deixar levantar fervura e espalhe no fundo do pirex.





Com a água de cozer o frango, coza um 1kg de batatas. Passe as batatas no ralador, tempere com sal, pimenta , noz-moscada, e junte 50 grs de margarina, mexa e adicione leite quente o suficiente para formar o puré. Espalhe por cima do frango, alise e faça com uma colher de sopa uns buracos onde se vai pôr ovos crus ( aqui não digo quantos ovos) fica ao critério de cada um.
Regue com o restante 1/2 pacote de natas, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido 180º por 15 minutos. Sirva com salada a gosto.



Depois de sair do forno e no pratinho, já pronta a ser devorada...nham...nham...

VERSÃO BIMBY
Copo cebola e azeite 8seg vel. 5. De seguida programe 7m. temp.100º vel.1. Junte o tomate e o frango, programe 20m temp. 100º vel. colher inversa. Retire frango desfie. Deite no copo frango desfiado, milho, cogumelos e 1/2 pacote de natas, programe 5m temp.100º vel. colher inversa.Retire e reserve para preparar puré de batata.
Puré- Coloque no copo todos ingredientes para o puré excepto a margarina programe 35m temp.90º vel.colher inversa. Adicione a margarina e triture 20 seg. vel 3.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Bolo Picado de Nozes



Mais um bolinho....e é muito bom, então quem gostar de nozes não pode deixar de o fazer e degustar esta pequena delícia.Desculpem a má qualidade das fotos, foi tirada com telemóvel, prometo melhorar da próxima.

Ingredientes
Para o bolo
250 grs de margarina
300 grs de açucar
300 grs de farinha com fermento
6 ovos
200 grs de miolo de noz picada grosseiramente
2 cálices de vinho do porto

Para fazer o caramelo (barrar a forma)
200 grs de açucar
água o suficiente para humedecer o açúcar

Levar estes dois ingredientes num pirex ao microondas por 8 - 10 minutos na potência máxima até formar caramelo (é importante ir verificando porque o tempo depende de cada microndas no meu esse tempo é suficiente). Barrar a formar com o caramelo e reservar, depois de frio untar com margarina.

O Bolo
Bater muito bem os ovos inteiros com o açúcar até dobrarem de volume, acrescente a margarina derretida e bata mais um pouco, junte a farinha, o vinho do porto e as nozes picadas, envolva muito bem e deite na forma. Leve ao forno pré-aquecido 175º por 30 a 40 minutos.
Faça o teste do palito, desenforme assim que o retirar do forno( para o caramelo não endurecer e o bolo pode ficar agarrado). Decore com mais nozes ao seu gosto.

terça-feira, 25 de março de 2008

Feijoada de Choco com Açorda

A feijoada preferida do maridão, acompanhada com uma açorda de alho e coentros, estava muito apetitosa. A receita que fiz dá para 8 - 10 pessoas.

Ingredientes
2 latas de feijão branco das grandes
1 kg de choco já limpo de pele e tinta
1 cebola grande
1 cenoura grande ás rodelas
1 folha de louro
sal q.b.
azeite 1 dl
polpa de tomate ( ao gosto de cada um consoante gostem muito ou pouco vermelho)
coentros ao gosto de cada pessoa ( os coentros acentuam o sabor do choco)
pimenta q.b. ( eu não uso)

Levar a cebola picada com o azeite num tacho largo ao lume até a cebola ficar translúcida, juntar a cenoura ás rodelas, o louro e a polpa de tomate, mexer e adicionar o choco cortado aos pedaços, acrescentar água muito pouca, porque o choco destila um bocado. Deixar cozinhar lentamente até o choco estar macio o que demora cerca de 30m. convém verificar com um garfo.
Juntar depois o feijão e os coentros deixar levantar fervura e manter por 5 a 10m. no minimo para o feijão apurar.
Nota: Não deitar a água da lata do feijão, a não ser que coza feijão de propósito para o efeito, aí já se poderá usar a água dea cozedura.

AÇORDA

Não vou por quantidades porque não pesei o pão, fiz assim:

Pão duro, alhos 3 dentes, azeite, sal, coentros

Levar ao lume num tacho os alhos picados com o azeite, juntar o pão demolhado e escorrido, mexer com colher de pau, para desfazer o pão, acrescentar os coentros e sal.

Sopa de Legumes


Foi feita há pouco pró jantar, meus filhos adoram.
Ingredientes
3 batatas
1 cebola
1 cenoura
150 grs abóbora
sal q.b.
azeite q.b.
1 couve lombarda cortada em juliana
Descascar, lavar, cortar levar ao lume por 30 a 40 m (excepto a couve). Triturar e acrescentar a couve, deixar cozer. Depois é só saborear.
VERSÃO BIMBY
No copo deitar os legumes, e na varoma deita-se a couve, programa-se 30m. temp.varoma vel.1.
Findo este tempo é só triturar 40 seg. vel.7. Não esquecer de segurar o copinho para não espirrar.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Sopa de abóbora e ervilhas


Esta sopinha foi feita na BIMBY, mas, quem quiser também pode fazê-la no fogão.

Ingredientes
3 batatas médias
2 cebolas
2 dentes de alho
1 dl de ervilhas
250 grs de abóbora
1 cubo de calde de carne
sal q.b.
Põe-se tudo já devidamente descascado e lavado, partido ás rodelas no copo da BIMBY, cubra com água e programa-se 25m. tem. varoma vel.1, depois é só programar vel. 7 para triturar e homogeneizar a sopinha. Se ficar muito espessa ferve-se um pouco de água á parte e mistura-se-
No fogão é só por todos ingredientes numa panela, cozer e triturar depois com varinha mágica.
Servir com umas tostas.

Bifinhos de Frango com Cogumelos



Aqui está o nosso jantarzinho de hoje, uns bifinhos de frango com cogumelos, na panela e já pronto a servir. Estavam maravilhosos!
Ingredientes
800 grs de peito de frango
1 cebola grande
1 lata de cogumelos fatiados
50 grs de margarina
1 dl de natas
1 colher sobremesa de farinha maizena
1 cálice de vinho do porto
1 dl de vinho branco
sal q.b.
2 colheres de sopa de molho de soja
Cortar o peito do frango em bifinhos pequenos e temperar com o vinho branco, sal e o molho de soja e deixar estar uns 30m.
Num tacho largo deitar a margarina, a cebola cortada ás rodelas e os bifes, deixe cozinhar até deixar de ter o aspecto de crú. Acrescente os cogumelos deixe ferver alguns segundos e misture depois a maizena diluida nas natas e vinho do porto, opcional (pode juntar um pouco de água se o molho ficar muito grosso).Deixe levantar fervura e sirva acompanhado de um belo arroz seco de alho e salada.

Pão de Ló


Este é o nosso pão-de-ló preferido, foi feito pró domingo de Páscoa . Fica super macio e não é seco.
Ingredientes
12 gemas
6 claras
9 colheres (sopa) de açucar
2 colheres (sopa) de farinha maizena
2 colheres (sopa) de farinha
Bate-se muito bem as 6 claras em castelo á qual se juntam as 9 colheres de açucar, continua-se a bater até ficar duro. Junta-se depois sem bater as gemas e as farinhas misturadas com colher de pau, envolver bem. Vai ao forno em forma com buraco sem ser untada (eu costumo por papel vegetal no fundo da forma) e para desenformar é só passar a faca em volta.

domingo, 23 de março de 2008

Tarte de Maçã

Esta tarte é divinal, muito apreciada por todos. Quando a faço ela desaparece num piscar de olhos. Aqui está antes de ir ao forno.Vou também apresentar na versão bimby.





Massa
150 grs de açucar
150 grs farinha com fermento
150 grs margarina derretida
3 ovos


Creme
1/2 l de leite
100 grs de açucar
1 gema
2 colheres sopa maizena


Cobertura
2 maçãs grandes fatiadas
sumo de limão
canela

Bater muito bem gemas com açucar e depois juntar a margarina, acrescentar a farinha e no fim claras com castelo. Envolver e deitar numa forma amovível ou como no meu caso que faço num pirex, untado, deita-se a massa e reserva-se enquanto se prepara o recheio.
Leva-se num tachinho ao lume todos os ingredientes do creme, mexendo com colher de pau até levantar fervura. Deita-se por cima da massa.
Descascam-se as maçãs, cortam-se em fatias finas e regam-se com o sumo de meio limão. Dispor a maçã por cima do creme e polvilha-se com canela, leva-se ao forno pré aquecido 175º.








Aqui está a tarte depois de sair do forno e no prato. Quem é servido?!!!!!!!!!!!! É Deliciosa.

VERSÃO BIMBY

No copo com a borboleta bater as claras em castelo 6 m. vel 3-4. Retire e reserve, retire a borboleta e sem lavar o copo deite o açucar e as gema e a margarina 5m. temp.37º vel. 3. Junte depois a farinha 15 seg. vel.3. Á parte envolva claras em castelo.

Creme- misture ingredientes do creme 7m. temp 90º vel.4. O resto está acima descrito.
BOM APETITE

sexta-feira, 21 de março de 2008

Bacalhau Espiritual



É uma receita muito mas muito boa e apreciada tanto por miúdos e graúdos. É um prato que se pode servir em festas "tipo copo d'água" porque só é necessário practicamente o garfo e se houver muitas pessoas dá para comer em pé, etc. Façam e depois digam qualquer coisa esta receita dá á vontade para 10 pessoas, e cuidado com o sal porque a batata palha já vem com muito sal. E como não podia deixar de ser apresento também versão bimby para os bimbólicos.

Ingredientes

400 grs de bacalhau
500 grs de cenoura
100 grs de azeite ou 1,5dl
1 alho francês
300 grs de batata palha ( de compra)
200 grs de cebola
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.

Molho Bechamel

1l de leite
100 grs de farinha
60 grs de margarina
sal e noz-moscada q.b.

Picar a cenoura, cebola e o alho e leve ao lume a cozinhar no azeite, junte o alho francês cortado ás rodelas e o bacalhau picado na 123, deixe cozinhar lentamente por 10 a 15 m. Retire e reserve. Prepare o molho bechamel, levando a margarina num tacho ao lume para derreter, junte a farinha, mexa e junte o leite, mantenha no lume sempre mexendo com colher de pau até levantar fervura e retire, tempere com sal e noz-moscada.
Num pirex espalhe a batata palha, por cima distribua o bacalhau e regue com o molho bechamel deixando infiltrar bem. Se gostar polvilhe com queijo ralado por cima ou pão ralado e leve ao forno para gratinar 180º por 15minutos.
Sirva com uma boa salada.

VERSÃO BIMBY

No copo, triturar cenoura, alhos e cebola, retire e deite o bacalhau e triture 10 seg. vel. 4 - 5, deite a mistura da cenoura c/alho e cebola, junte o azeite e o alho francês ás rodelas e cozinhe 20 m temp. 100º vel. 1, retire e sem passar por água faça o molho bechamel 8 m temp. 90º vel. 4.
Siga depois os passos acima descritos.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Maçãs Assadas


Maçãs bem lavadas e descaroçadas. Dispôem-se num pirex, regam-se com sumo de laranja natural ( no meu caso fiz 8 maçãs pus sumo de 3 laranjas) açúcar e canela por cima das maçãs ao gosto da pessoa. Vai ao forno 180º por cerca de 30 minutos ou até as maçãs começarem a abrir.

São muito boas e os meus filhos adoram, a fotografia não foi muito bem tirada, mas garanto que de sabor estavam daqui!!!!!!!!!!

Tarte de abóbora

Esta tarte foi adaptada daqui.
As minhas modificações estão a verde.
Devo dizer que é uma delícia de tarte, a massa rende uma tarte grande e é preferível fazer o recheio a dobrar.





Massa
250 g de farinha
3 colheres de sopa de açúcar
1 colher de cha de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
125 g de margarina
1 ovo pequeno


Misture a farinha com o açúcar,a canela e o gengibre, adicione-lhe a margarina cortada em pedaços e trabalhe com as pontas dos dedos até obter uma areia grossa.Junte o ovo e misture os ingredientes até conseguir moldar a massa em bola.
Estenda a massa e forre uma forma de tarte com cerca de 22 cm de diâmetro.Pique o fundo com um garfo e deixe repousar no frigorífico.


Recheio
250 g de abóbora cozida e escorrida
1 xicara de chá de açúcar mascavado
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres sopa de mel
1/2 colher de chá de noz-moscada
2 ovos
1 colher de sopa de maizena


Depois da abobora cozida e escorrida deixe arrefecer.
No liquidificador coloque a abobora, os ovos,e os restantes ingredientes. Bata bem. Despeje o creme na tarteira e asse em forno previamente aquecido a 180º durante mais ou menos 50 minutos.

DIA DO PAI 2008

Ontem DIA DO PAI, como não podia deixar de ser há que fazer uns miminhos.

Um jantarzinho mais arranjadinho, com um assado de peru feito á minha maneira temperado no tabuleiro umas horas antes com cebola, alho, colorau, caldo de carne,vinho branco e umas nozinhas de manteiga, vai ao forno por cerca de 1h e 30 minutos acompanhado com umas batatas palito, também assadas no forno, num pirex próprio só regadas com azeite, temperadas com sal e oregãos ( uma maravilha) e também um arrozinho de alho para quem não gosta de batatas, e hortaliça.

Para sobremesa umas maçãs assadas, e uma tarte de abóbora.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Atum delicioso



Foi o nosso jantar de hoje, muito apreciado por todos, vou explicar em duas versões a normal e para quem tem a bimby como eu ,(que é uma pequena grande maravilha da cozinha) já nem sei trabalhar sem a minha bimby. Adiante dá á vontade para 5 pessoas adultas.

Para a receita:
1,200kg de batatas ás rodelas
1 cenoura grande raspada ou, picada na bimby
2 latas de atum
2 cebolas grandes
3 colheres de concentrado de tomate
sal e pimenta q.b.
50 grs de azeite
pão ralado com alho e salsa, para polvilhar
1 ramo de salsa picado

Para o molho bechamel:
700 grs leite
60 grs de farinha
40 grs de margarina
sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Descasque e corte as batatas ás rodelas e ponha em água com sal enquanto prepara os seguintes passos. Numa frigideira leve ao lume o azeite com a cebola picada e a cenoura raspada, deixe cozinhar em lume brando. Junte depois o tomate, o atum e a salsa, mexa e rectifique o tempero com sal e pimenta.
Faça o molho bechamel, num tacho leve ao lume a margarina a derreter e misture a farinha, junte o leite e a noz-moscada, sempre mexendo com colher de pau até levantar fervura, retire.
Num pirex de ir ao forno préviamente untado com margarina, disponha uma camada de batatas, por cima espalhe o recheio de atum e cubra com outra camada de batatas, regue com o molho bechamel e polvilhe com bastante pão ralado com alho e salsa. Leve ao forno a 180º por 1hora. Retire e sirva acompanhdo com uma boa salada, ou, como no meu caso com hortaliça cozida e depois salteada em azeite e alho.
Espero que gostem e experimentem porque é mesmo bom.

Agora versão bimby

pão, 1 dente de alho e salsa a gosto vel. 7-8- uns seg. Retire e reserve.
Cebola+cenoura+salsa no copo da bimby programe 8 seg. vel. 5. Juntar o tomate e o azeite e programe 10minutos varoma vel.1. Acrescentar o atum, sal e pimenta vel.colher inversa 1m só para misturar.Retire e faça a montagem acima descrita.
Molho bechamel, junte todos os ingredientes no copo e programe 8m. temp. 90º vel. 4.
De resto já está descrito em cima.
BOM APETITE!!!!!!!!

quarta-feira, 12 de março de 2008

Pão de Canela

Aqui vai receita de pão doce que todos gostam em especial as crianças.Só tirei a foto ao torcido que sobrou, porque os outros já eram.....

125ml leite
125ml água
100 grs margarina
40 grs fermento padeiro
50 grs açucar
1 colher de chá de sal fino
1 ovo
600 grs de farinha
1 colher chá de canela


Misture a água e o leite mornos com o açucar, a margarina e o fermento, junte o ovo.
Faça uma cavidade na farinha e deite a mistura anterior no centro e vá juntando, até formar uma massa compacta. Sove a massa ( se preciso acrescente mais farinha) até a massa deixar de agarrar ás mãos. Deixe repousar em local aquecido (ou no forno por 30 minutos a 50 graus) até dobrar de volume. Divida a massa em 2 cordões e faça torcidos. Leve ao forno quente a 200º por 15 a 20 minutos. Retire do forno e pincele-os com margarina derretida e passe em açucar misturado com canela.


Tarte de leite condensado

É das nossas tartes preferidas cá em casa. É simplesmente delicioooooooooooooosa.
Só lamento não ter a foto para publicar, mas, de futuro irei tirar.

Para a base:

200 grs bolacha maria
125 grs margarina
Pica-se as bolachas na picadora e misturam-se com a margarina amolecida. Forra-se uma forma de tarte com fundo amovível e reserva-se.

Recheio:

1 lata de leite condensado
a mesma medida da lata de leite normal
6 ovos batidos
sumo de meio limão
Misturam-se todos os ingredientes com colher de pau e deita-se na tarteira. Vai ao forno a 180 graus por 30 minutos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails